😷 COVID-19: Novo Horário de Atendimento! Via Telefone: Seg a Sex das 09h às 16h | Via CHAT, E-mail e WhatsApp: Seg a Sex das 09h às 18h

URÂNIA Social: por que promover a sustentabilidade e ações sociais dentro da escola

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A educação está em constante evolução para atender aos novos perfis de alunos e incluir as discussões presentes na sociedade. Esse é o caso da sustentabilidade, que nos últimos anos está ganhando um espaço cada vez maior nas discussões em sala de aula. Com isso, a escola vai além do seu papel tradicional e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com o mundo ao seu redor.

Para isso, a contribuição de alunos, pais, professores, gestores e comunidade escolar é essencial para inserir a sustentabilidade na educação e conquistar resultados importantes. Ao realizar ações e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável, a instituição deixa claro seu compromisso com o meio ambiente, a sociedade e o futuro.

Nesse cenário, nós da Geha Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do URÂNIA, manifestamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a qualidade da educação no Brasil. Assim, para incentivar as escolas parceiras a participarem desse projeto, criamos uma seção no blog para divulgar ações sociais e sustentáveis. Conheça algumas delas:

Semana Nacional do Meio Ambiente

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana de junho e é o momento ideal para abordar esse assunto em sala de aula. Muitas escolas já realizam projetos relacionados com a data e é importante incentivar os alunos a irem além da teoria e realizarem ações práticas de desenvolvimento sustentável.

Acreditamos que esta e outras datas comemorativas devam ser vistas como uma oportunidade de abordar esses temas com atividades, projetos interdisciplinares e conversas. 

Assim, reunimos algumas sugestões de como abordar a sustentabilidade na escola neste período e incentivar os alunos a desenvolverem novos hábitos. 

Acesse o post sobre a Semana Nacional do Meio Ambiente e saiba mais sobre o tema.

Prêmio Educador Nota 10

O prêmio Educador Nota 10 reconhece os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Por isso, ficamos felizes em ver que duas professoras vencedoras  do prêmio em 2019 trabalham em escolas que utilizam o URÂNIA.

Um dos projetos incentivou os alunos a aprenderem sobre Agricultura no Brasil a partir de dois modelos, o agronegócio e a agricultura sustentável. Por meio de atividades que envolveram metodologias ativas de ensino, os estudantes descobriram mais sobre o tema e o processo de ensino e aprendizagem.

Esses valores são parte da nossa missão em busca de uma educação de qualidade para todos e ficamos muito inspirados pela atuação das escolas parceiras. Você pode saber mais sobre cada projeto no post sobre a premiação.

#ProjetosInspiradores

Para divulgar os projetos realizados pelas escolas e inspirar outras pessoas, criamos a seção #ProjetosInspiradores aqui no blog. Nós já contamos as histórias de duas escolas públicas de Curitiba que utilizam o URÂNIA para resolver seus horários escolares e manter a instituição organizada.

No Colégio Estadual Manoel Ribas, o Projeto Jardim Secreto envolve reciclagem, cultivo de horta, realização de compostagem e cuidado de galinhas no jardim da escola. A partir de ações práticas, os alunos aprendem sobre sustentabilidade, literatura e gêneros textuais.

Já a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva ensina robótica para os alunos em atividades extracurriculares. Além de conhecerem novas tecnologias, os alunos aprendem a resolver problemas e trabalhar em equipe, o que fez com que ganhassem diversos prêmios.

Para conhecer mais sobre esses projetos, confira os posts:

#ProjetosInspiradores: alunos de escola pública de Curitiba são premiados em torneio de robótica

#ProjetosInspiradores: conheça o Projeto Jardim Secreto, que incentiva a formação pessoal dos alunos

Impactos do coronavírus na educação

Com a pandemia do coronavírus, as escolas de todo o mundo suspenderam as aulas presenciais e estão realizando atividades a distância. Esse período certamente terá grandes consequências para a educação e as escolas precisarão de apoio quando forem realizar a reposição de aulas.

Assim, estamos publicando diversos textos sobre os impactos do coronavírus na educação e nos colocamos à disposição para colaborar com as instituições de ensino para o retorno às aulas presenciais. 

Nesse momento, a tecnologia é a melhor aliada e o URÂNIA oferece todos os recursos para elaborar o horário escolar com alta qualidade pedagógica e de acordo com as necessidades de cada escola.

Nossa missão é trabalhar para melhorar a educação no Brasil e a qualidade de vida das pessoas envolvidas na rotina escolar. Por isso, estamos oferecendo todo o apoio às escolas para incentivar uma gestão sustentável e preocupada com o futuro do nosso país. 

Além disso, estamos sempre abertos a dialogar com os profissionais da educação e criar novas parcerias para incentivar a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Portanto, queremos fazer um convite: você conhece algum #ProjetoInspirador ou tem alguma história sobre sustentabilidade na educação? 

Conte nos comentários abaixo e sua escola poderá aparecer aqui no blog!