⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

#ProjetosInspiradores: Conheça o Projeto Jardim Secreto, que incentiva a formação pessoal dos alunos

Tempo estimado de leitura: minutos

14 de novembro de 2019

projeto jardim secreto

Unir sustentabilidade e educação para ajudar os alunos a desenvolver valores é a base do Projeto Jardim Secreto, do Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba. Coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Davi Brito da Silva, o projeto envolve reciclagem, cultivo de horta, realização de compostagem e cuidado de galinhas no jardim da escola.

O projeto surgiu em 2015 com os professores Maria Lúcia e Davi, ambos de Língua Portuguesa, com o objetivo de ajudar os alunos a desenvolver habilidades como cuidar do outro, de si mesmos e do meio ambiente. Ao trabalhar o gênero textual injuntivo, que ensina a fazer algo, a professora Maria Lúcia planejou uma atividade prática com as turmas do 6º ano e pensou no nome Projeto Jardim Secreto, baseado no filme homônimo.

No ano seguinte a professora Maria Lúcia saiu da escola e o professor Davi se tornou o coordenador do projeto, utilizando três obras literárias como base:

  • O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett: o livro foi escolhido porque trata da capacidade do ser humano de mudar, já que a personagem Mary vai para a Inglaterra após a morte dos pais e muda a situação ao seu redor apenas cultivando bons valores como respeito e cuidado.
  • O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry: o professor Davi conta que escolheu a obra por considerá-la de extrema relevância para os alunos. Além de cuidar de um jardim em seu pequeno planeta, o trecho do livro que fala sobre galinhas também inspirou o professor a incluir a criação dos animais no Projeto Jardim Secreto.
  • Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll: o livro aborda questões como identidade, imaginação e transmite os mesmos valores do projeto, por isso a obra foi escolhida pelo professor para complementar o embasamento teórico das atividades.

“O grande compromisso do Projeto Jardim Secreto é com os afetos, a contemplação do belo e com a capacidade de criar um ambiente saudável, em que as pessoas possam sentar e conversar”, explica o professor e coordenador do projeto.

O professor conta que começou pelo estudo da literatura infanto-juvenil em sala de aula e expandiu o conteúdo para as práticas cotidianas dos alunos. Além disso, o projeto também tem como base os desafios da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o século XXI. 

A partir da discussão em sala de aula, os alunos começaram a praticar os conceitos de reciclagem, captação de água da chuva, reaproveitamento de resíduos sólidos e cuidado dos animais. De acordo com o coordenador do projeto, atualmente 90% dos resíduos sólidos dos alimentos da escola são reaproveitados no jardim. As galinhas também ajudam na reciclagem e o dinheiro da venda dos ovos orgânicos é usado na manutenção do projeto.

“Os alunos consideram que o projeto é deles e aprendem a cultivar e cuidar das coisas com amor e carinho. Isso se reflete em casa e eles ensinam os pais sobre o que aprendem no jardim”, diz o professor Davi.

O Colégio Estadual Manoel Ribas, usuário do URÂNIA desde 2010, utiliza o Jardim Secreto como um projeto interdisciplinar para incentivar os alunos a terem contato com a natureza, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal. Assim, professores de outras disciplinas, como Artes e Ciências, também utilizam o local para complementar e colocar em prática o conteúdo das aulas.

O Jardim Secreto é formado por um espaço com composteiras, horta, jardim e espaço para a criação de galinhas. Além dos alunos, que participam da construção e cuidado do jardim, os professores e funcionários da escola também se envolvem no projeto. O professor conta que recebe comentários positivos dos alunos, ex-alunos e comunidade escolar, que contribuem com presentes, mudas de plantas e trocas de informações. 

Para o futuro, Davi diz que o objetivo é que a escola seja autossustentável na produção de frutas e verduras, captação de água da chuva e armazenamento de energia solar. Para ele, o desejo é que os alunos tenham cada vez mais orgulho de estudar no Colégio Estadual Manoel Ribas e participar do Jardim Secreto.

O URÂNIA tem como missão contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação, por isso apoiamos iniciativas inspiradoras em todo o país, como o Projeto Jardim Secreto. 

E você, conhece outros #ProjetosInspiradores na área de educação? Envie sua sugestão e nós vamos entrar em contato para divulgar a iniciativa!