⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 dicas para começar 2020 com o horário escolar resolvido

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

20 de novembro de 2019

Administrar uma instituição de ensino não é uma tarefa fácil, exige planejamento, organização e disciplina. O horário escolar é a principal ferramenta para manter a escola organizada, já que contém informações essenciais para o dia a dia da instituição. Para facilitar esse processo e economizar tempo dos gestores, o URÂNIA elabora horários escolares de forma rápida e fácil.

Com a tecnologia, é possível gerar horários rapidamente e gerenciar vários detalhes, sempre priorizando o desempenho pedagógico da instituição. Dessa forma, tanto os gestores quanto os educadores têm mais tempo para se dedicar ao processo de ensino e aprendizagem e horários que ampliam o rendimento de professores e alunos.

Confira as nossas dicas para elaborar o horário escolar de 2020 com o URÂNIA:

1.Cadastre as prioridades para o horário escolar da sua escola

Ao utilizar o URÂNIA, o gestor deve cadastrar algumas informações obrigatórias para a elaboração do horário, como, disciplinas, turmas, professores, grade curricular, professores das turmas e preferência quanto ao agrupamento das aulas. Além disso, há os seguintes cadastros opcionais:

  • Turmas a juntar: indica situações em que há necessidade de coincidir turmas de uma mesma disciplina, por exemplo, duas salas do mesmo ano podem ter aulas de educação física juntas;
  • Máximo por dia: limita a quantidade de aulas diárias de um grupo de disciplinas, por exemplo português, literatura e redação;
  • Aulas fixas: define situações que serão usadas como base para a grade, como fixar ou impedir aulas de um professor em determinado horário;
  • Sincronismo: indica a relação entre os horários e turmas, por exemplo, se o Ensino Fundamental e o Ensino Médio têm horários diferentes de entrada e saída;
  • Ambientes: controla a utilização de espaços próprios, como laboratório, quadra de esportes, sala de informática e outros ambientes coletivos.
  • Sedes: calcula o deslocamento do professores entre entre diferentes endereços da instituição.

O URÂNIA também oferece a opção em que o usuário pode escolher quais itens terão mais ênfase, como eliminar a maior parte das janelas e otimizar os dias em que o professor precisa comparecer à instituição.

2.Indique os itens que podem ser flexibilizados

A flexibilização dos itens é a maneira de informar ao programa quais são as necessidades da escola e quais elementos são mais importantes de acordo com a turma ou o professor. No URÂNIA, é possível selecionar os itens de acordo com uma nota que indica a ordem de prioridade e o que pode ser flexibilizado para garantir que os pontos mais importantes serão colocados em prática.

Além disso, o software oferece as seguintes ferramentas de melhoria para o horário escolar:

  • Retirar mais janelas: procura eliminar mais janelas do horário;
  • Retirar dias: auxilia na eliminação de dias excedentes dos professores;
  • Agendar reuniões: reserva horários para determinados professores se reunirem;
  • Super-revisor: apresenta dicas para melhorar os dados cadastrados;
  • Liberdade: define quais elementos (turmas, professores ou dias da semana) podem ou não sofrer alterações em caso de mudanças no horário;
  • Alterar aulas: permite alterações manuais no horário por professor ou por turma.

3.Defina os períodos de hora-atividade dos professores

A permanência, também conhecida como hora-atividade ou hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), é o horário que o professor está presente na escola mas realiza atividades fora da sala de aula, como correção de provas, planejamento das aulas e reuniões com outros membros da equipe pedagógica.

Esse período geralmente está incluído na carga horária que deve ser cumprida pelo educador, por isso é importante que esteja planejado na grade. O URÂNIA possibilita que as janelas entre as aulas do professor sejam trocadas por horas-atividade, ou seja, reduz o período ocioso para otimizar a rotina dos educadores.

Com o software, é possível fixar os horários de permanência para que não sejam afetados pela mudança das aulas e também selecionar preferências específicas, como utilizar janelas para definir como permanências, ou determinar que esses períodos sejam alocados antes ou depois das aulas.

Além disso, é possível indicar a quantidade de horas-atividade e limitar por dia da semana.

4.Teste diversas possibilidades até encontrar o horário ideal

A elaboração do horário escolar é uma tarefa complexa que depende de diversos elementos, como a disponibilidade dos professores, a carga horária das disciplinas e a combinação das grades de várias turmas. Por isso, o URÂNIA fornece a opção para o usuário realizar testes até encontrar a combinação ideal.

Com o software, Há ainda a opção de um “horário experimental”, em que o gestor pode fazer diversas alterações e salvá-las sem afetar o horário principal.

Além disso, é possível comparar as versões e transformar o horário experimental em principal ou eliminar a versão de testes. Outra funcionalidade do URÂNIA é cadastrar as situações exclusivas de turmas específicas, como incluir uma aula a mais apenas para os alunos do Ensino Fundamental ou determinar aulas aos sábados para os alunos de Ensino Médio, por exemplo.

5.Resolva as pendências e garanta que todas as aulas estarão previstas no horário

Ao elaborar o horário escolar com o URÂNIA, é possível distribuir todas as aulas a partir da definição de prioridades. A inteligência artificial do software elabora as grades das turmas e indica as pendências,oferecendo sugestões para solução de problemas ou para melhoria do resultado final. 

O usuário poderá, então, aceitar as sugestões e realizar as alterações ou optar por encontrar outras formas de gerar o horário. O processo de melhoria dos horários pode ser realizado até o usuário solucionar todos os problemas e encontrar a grade ideal para as necessidades da escola.

A tecnologia oferece diversas vantagens para a gestão escolar e, ao utilizar um software de elaboração do horário, o gestor ganha tempo e tem certeza da melhor qualidade.

O URÂNIA tem mais de 30 anos de atuação e atende milhares de escolas em todo o Brasil. Assim, oferece a solução mais completa para instituições de todos os tamanhos e permite a integração com  sistemas de gestão escolar. 

Confira outras dicas para elaborar o horário escolar no nosso blog ou entre em contato com nossos consultores para adquirir o URÂNIA e começar o ano letivo de 2020 com a grade organizada.