⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Qual o impacto do horário escolar no dia a dia da escola?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

28 de agosto de 2019

A elaboração do horário escolar é uma das atividades mais importantes da gestão escolar, já que influencia no dia a dia de alunos, professores e equipe pedagógica. Por isso, essa tarefa é bastante complexa e, se feita manualmente, pode levar dias e até meses para que fique pronta.

Gerar um horário escolar de forma manual é bastante trabalhoso, já que podem ser feitas milhares de combinações entre todas as variáveis. Além disso, é preciso levar em consideração o uso de espaços físicos da instituição para não ter conflitos na utilização de laboratórios, quadras de esportes, salas de informática e outros ambientes.

Alguns elementos que devem ser considerados na elaboração do horário escolar são:

  • Disponibilidade dos professores;
  • Carga horária das disciplinas;
  • Preferência quanto a disposição das disciplinas na grade (geminadas, separadas, uma aula por dia etc.);
  • Número de aulas diárias de cada professor;
  • Turmas com horários diferentes de entrada e saída;

Existem ainda outros fatores específicos das escolas, como o deslocamento entre sedes e a preferência dos professores quanto a forma de distribuir suas aulas. Por isso, o gestor escolar deve ficar atento para não gerar conflitos.

Na maioria das escolas, o processo de elaboração do horário escolar começa após a definição das turmas e a atribuição de salas, quando a pessoa responsável pela atividade pede que os professores enviem os horários em que preferem e podem ou não dar aulas. Depois, o gestor precisa atribuir as aulas de cada professor às respectivas turmas, considerando a disponibilidade do educador e a carga horária da disciplina.

Nessa etapa, começam os problemas de encaixar as disciplinas, turmas e os horários dos professores. Por isso, a pessoa responsável pelo horário escolar realiza diversas tentativas para conciliar todos os fatores, principalmente se considerar o fato de que a maioria dos professores dão aula em mais de uma escola ou têm preferências por lecionar apenas nos horários iniciais ou finais, por exemplo. 

Todo esse processo leva tempo, em alguns casos semanas, já que o responsável pela elaboração do horário escolar precisa intercalar esta e outras atividades da gestão escolar. Além disso, esse profissional muitas vezes é pressionado pelos professores para que suas necessidades sejam atendidas. 

Assim, a elaboração manual do horário escolar só é realizada após diversas tentativas e a pessoa responsável por essa tarefa pode acabar sobrecarregada.

Por isso, atenção! Um horário escolar mal organizado causa problemas em todos os âmbitos da escola, já que prejudica o desempenho dos alunos e a satisfação dos professores com a instituição. 

O que evitar ao criar a grade horária?

Um dos principais erros ao criar a grade horária está na quantidade de janelas entre as aulas dos professores.

De acordo com o Sindicato dos Professores de São Paulo, a janela é a aula vaga existente no horário do professor entre duas outras aulas ministradas no mesmo turno. Em alguns estados, esse tempo fora de sala de aula é remunerado, por isso a grade deve ser planejada de forma a otimizar o tempo de todos os envolvidos e evitar gastos com tempo ocioso.

Da mesma forma, a grade deve ser elaborada levando em consideração o deslocamento dos professores. Muitos lecionam em mais de uma escola e esse tempo entre o final de uma aula e o início de outra precisa ser respeitado para não desgastar o professor e afetar sua produtividade em sala de aula.

Além disso, imprevistos acontecem em todos os lugares. Durante o ano letivo, pode ser que um professor se desligue da escola ou precise tirar um tempo de licença ou atestado. Se isso acontecer, o horário escolar precisará ser reformulado e, com isso, todo o processo descrito anteriormente irá se repetir.

Para lidar com imprevistos, o atraso ou a ausência de um professor devido a um horário mal elaborado, muitas vezes a coordenação escolar precisa colocar outro educador para assumir a aula e evitar que esses eventos prejudiquem a qualidade de ensino da escola

Como elaborar um horário escolar eficiente

O horário escolar é a base de uma escola organizada e funcional. Por isso, as principais vantagens de uma grade bem elaborada são a organização e a economia de recursos e do tempo de todos os envolvidos. Além disso, aumenta a confiança dos professores na instituição, já que eles terão a garantia de que suas necessidades estão sendo respeitadas.

A grade também estabelece o uso de espaços coletivos da escola, como laboratórios, quadras, salas de informática e outros ambientes. Assim, é preciso evitar conflitos de horários para que os educadores e alunos não sejam prejudicados.

Ao elaborar o horário escolar, a equipe pedagógica precisa:

  • Conciliar a disponibilidade dos professores de acordo com suas necessidades;
  • Reduzir o deslocamento dos professores entre as unidades da escola;
  • Diminuir ao máximo as janelas nas grades dos professores;
  • Distribuir as disciplinas para não sobrecarregar os alunos;
  • Realocar os professores e disciplinas em caso de alteração ao longo do ano letivo;
  • Planejar a utilização de espaços coletivos.

Para considerar esses e outros fatores de acordo com a necessidade de cada escola é possível utilizar um software para gerar o horário escolar. Criado para facilitar os cálculos das combinações entre matérias, professores e turmas, o software elabora a grade de forma rápida e fácil.

Um horário escolar de qualidade ajuda a gerar economia para a escola, já que elimina as janelas entre as aulas dos professores e reduz custos com tempo ocioso. Além disso, é possível respeitar as necessidades dos docentes e aumentar o rendimento dos alunos em sala de aula.

Dessa forma, o programa elabora as melhores opções de horário escolar e ainda possibilita alterações sempre que necessário.

O URÂNIA é um software de elaboração de horários escolares que apresenta uma solução completa para a sua escola. Com mais de 30 anos de experiência de mercado e atendendo a milhares de escolas em todo o Brasil, o programa é atualizado constantemente de acordo com as sugestões dos próprios usuários.

Confira os depoimentos de quem utiliza o URÂNIA para elaborar o horário escolar na sua instituição de ensino.