5 dicas para otimizar a rotina do professor

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A rotina do professor vai além do período em sala de aula. Tem que conciliar o planejamento das aulas, a correção de provas e atividades, a participação em reuniões da instituição e o deslocamento entre as escolas. Ufa! A rotina é intensa e na maioria dos casos os educadores precisam trabalhar nos períodos de folga.

Além disso, os professores também têm diversas obrigações pessoais e, é claro, precisam equilibrar tudo isso. Assim, para otimizar a rotina do professor sem deixá-lo sobrecarregado, nós reunimos algumas dicas para ajudar a lidar com todas as tarefas da melhor maneira possível.

1. Planeje sua rotina

O planejamento é essencial para evitar que os professores fiquem sobrecarregados e com problemas de saúde. Por isso, é importante reservar um tempo semanalmente para organizar a rotina e planejar as aulas da próxima semana. Procure incluir todos os detalhes das aulas, como o conteúdo, os objetivos, as atividades a serem realizadas, o tempo disponível, o espaço e os materiais que serão utilizados, por exemplo.

Também é importante informar a equipe administrativa e os alunos sobre o planejamento, para que todos possam se preparar e evitar imprevistos. Dessa forma, o professor pode aproveitar ao máximo seu tempo e ainda reservar alguns minutos para responder dúvidas e atender aos alunos

2. Mantenha sua área de trabalho organizada

Como já dissemos, muitos professores levam tarefas e provas para corrigir em casa ou fora do período de aula. Por isso, é preciso se organizar para não perder anotações ou esquecer documentos importantes.

O ideal é ter um ambiente iluminado e tranquilo para que o professor possa trabalhar sem distrações. Da mesma forma, é importante deixar aparelhos eletrônicos e outros itens que não serão usados para trabalho longe desse local. Assim, o profissional pode executar suas tarefas da melhor maneira possível e terá tempo para descansar e manter sua rotina funcional.

3. Distribua o conteúdo antes da aula

Com base no planejamento elaborado previamente, o professor pode adiantar a distribuição dos materiais de apoio antes da aula, para que os alunos possam se familiarizar com o assunto e, possivelmente, chegar em sala com algumas dúvidas formuladas.

Assim, além de economizar o tempo que o professor gastaria imprimindo o material, distribuindo-o e explicando aos alunos o que fazer, é possível postar os conteúdos em plataformas online e manter um controle do que foi enviado. Essas atitudes facilitam não apenas a rotina do professor, mas também o dia a dia dos alunos. 

4. Aproveite seu tempo de descanso

Por mais que conciliar o tempo entre todas as tarefas seja um desafio, trabalhar o tempo todo prejudica a produtividade de qualquer profissional. Passar muitas noites em claro ou dormir menos que o necessário diminuem a concentração, aumentam a irritabilidade e comprometem o estado de alerta do corpo.

Por isso, é preciso reservar um tempo para cuidar da própria saúde e aproveitar as folgas para descansar o corpo e a mente. Assim o professor poderá voltar à sala de aula com mais energia e aumentar seu rendimento.

5. Utilize a tecnologia para facilitar a rotina do professor

Atualmente, a tecnologia faz parte do cotidiano de todos. Por isso, o professor precisa utilizá-la a seu favor, seja com aplicativos de anotações, lembretes, compartilhamento de arquivos, métodos de produtividade e outros. Automatizar esses processos faz com que os professores otimizem suas rotinas e possam se concentrar em educar.

O URÂNIA é um software de elaboração do horário escolar que oferece uma solução completa para a escola. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, facilita a organização da escola e da rotina do professor. Saiba mais sobre o URÂNIA e tire todas as suas dúvidas.