📞 Estamos em plantão de atendimento 📞 De 20/01 a 14/02 Atendimento de Segunda a Sexta das 08h às 19h e aos Sábados das 09 às 18h

6 benefícios do URÂNIA para a gestão escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O maior objetivo de uma escola é proporcionar qualidade de ensino para os alunos e à comunidade escolar. Um dos principais fatores que levam a este resultado é a gestão escolar, que tem como finalidade coordenar as habilidades, competências educacionais e talentos de todos os envolvidos na escola. 

A elaboração da grade de professores costuma ser um desafio para as instituições de ensino. Essa tarefa exige planejamento para organizar o processo e considerar todas as variáveis importantes para gerar um horário escolar de qualidade. 

Por isso, é importante que seja realizado antes do início do ano letivo para que a escola esteja funcionando desde o primeiro dia de aula.

Para garantir a eficiência de todos os processos que compõem a gestão escolar, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos gestores, pois facilita a rotina de todos os envolvidos no dia a dia da instituição. 

Para simplificar a organização e a gestão de horários escolares, o URÂNIA oferece uma solução completa para instituições dos mais variados tamanhos e tipos de ensino.

Com o URÂNIA, é possível elaborar um horário de qualidade e ainda reduzir o número de janelas na grade dos professores, respeitar a disponibilidade dos docentes, controlar a utilização de espaços coletivos e muito mais.

O software leva em consideração dezenas de aspectos pedagógicos e elabora uma grade compatível com a carga horária obrigatória dos professores e das disciplinas. Além disso, é possível testar diversas combinações de horários até encontrar o que melhor se adapta à realidade de cada instituição de ensino.

Confira os principais impactos do URÂNIA na gestão escolar:

1. Facilita a organização da instituição

No início do ano letivo, é comum que muitas escolas utilizem grades provisórias enquanto o horário final ainda não está pronto. Porém, essa prática gera inúmeros transtornos para os professores e alunos, que precisam se readaptar a cada mudança.

Isso acontece porque a elaboração do horário escolar demanda muito tempo dos gestores, que também precisam realizar outras atividades na volta às aulas.

Manter a escola organizada traz inúmeros benefícios para alunos, professores, gestores, pais e comunidade escolar. Um horário de qualidade é a base de uma instituição bem-sucedida, pois respeita a carga horária e facilita a realização de atividades extracurriculares e projetos especiais.

O URÂNIA facilita a organização da escola como um todo, já que permite determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas, indicar a forma como as disciplinas devem ser dispostas, reduzir janelas e muitas outras funcionalidades.

Com o software, também é possível controlar a utilização de ambientes coletivos, como laboratórios, auditórios e quadras de esportes, por exemplo. Dessa forma não há conflito de horários e os professores podem planejar aulas especiais e aproveitar os espaços da escola.

A tecnologia utilizada pelo software possibilita ainda que o usuário determine um limite de aulas diárias, indique se a disciplina pode ser alocada de maneira geminada ou separada, evite a repetição de aulas de mesma área e oferece outras opções para ampliar o aprendizado dos alunos.

O gestor também pode elaborar um “horário experimental” para fazer diversas alterações e salvá-las sem afetar o horário principal. Assim, o usuário pode eliminar a versão de testes ou transformá-la em principal, de acordo com suas necessidades. 

O resultado é um horário com alta qualidade pedagógica criado para ajudar na organização da escola e facilitar a rotina de alunos e professores.

2. Pode ser integrado a outros sistemas

A elaboração do horário escolar é uma tarefa complexa e, se não houver o auxílio da tecnologia, demanda muito tempo dos gestores. Para fazer o horário escolar de forma manual é preciso combinar a carga horária de cada disciplina, as disponibilidades de cada professor, conferir a utilização de salas de aula, laboratórios, quadras, etc.

Com o URÂNIA, todo esse processo é feito de forma rápida e fácil. Os dados utilizados são cadastrados no sistema e, a partir disso, o software inicia o processo de melhoria do horário e sugere alterações para o usuário. 

Para facilitar ainda mais a gestão escolar e otimizar o cadastro das variáveis, o URÂNIA pode ser integrado a outros sistemas gerenciais utilizados pela instituição de ensino.

Uma das possibilidades de integração do URÂNIA é com o Registro de Classe Online (RCO), um sistema desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e utilizado em milhares de escolas em todo o estado. 

A integração simplifica a rotina escolar e economiza o tempo dos gestores, que não precisam inserir as mesmas informações nos dois sistemas, já que o URÂNIA importa do RCO dados como turmas, disciplinas e grade curricular, e exporta o horário pronto para o Registro de Classe Online.

Além do RCO, o software também pode ser integrado a outros sistemas de gestão escolar, como:

Em poucos cliques é possível diminuir o tempo gasto no cadastramento e reduzir a chance de erros durante o processo.

3. Reduz os atritos entre diretores e professores

Muitos professores trabalham em mais de uma escola e esse fator deve ser levado em consideração ao gerar as grades horárias, para que não haja atritos entre educadores e diretores. 

Um horário escolar mal organizado prejudica todos os profissionais envolvidos no dia a dia da escola, já que os professores ficam insatisfeitos e sobrecarregados, reduzindo sua produtividade em sala de aula.

Além disso, a grade pode gerar atritos entre gestores e professores, que se sentem desrespeitados no ambiente de trabalho.

Com o URÂNIA é possível respeitar a disponibilidade dos professores, controlar seu tempo de deslocamento entre sedes ou outras escolas e atender suas preferências quanto à forma de distribuição das aulas.

Isso mantém os professores trabalhando na escola e melhora o ambiente corporativo, o que se reflete no relacionamento com os alunos e na melhora do processo de ensino e aprendizagem. 

4. Gera um horário escolar de qualidade em menos tempo

Como nós já dissemos, a elaboração manual do horário escolar demanda muito tempo dos gestores, já que existem diversos fatores a serem considerados, como:

  • Carga horária das turmas e disciplinas;
  • Deslocamento dos professores;
  • Utilização dos espaços coletivos;
  • Limite de aulas diárias;
  • Excesso de janelas na grade dos professores.

Para garantir que o horário esteja pronto no início do ano letivo, muitos coordenadores trabalham durante as férias e deixam de aproveitar esse período de descanso. Dessa forma, ficam sobrecarregados com o excesso de tarefas e a produtividade diminui.

Além disso, elaborar o horário manualmente pode levar semanas de trabalho. Ao longo do ano, os ajustes na grade também ocupam o tempo do gestor, que precisa realizar outras atividades relacionadas à rotina da instituição de ensino.

Por isso, a utilização do URÂNIA contribui para a qualidade de vida e saúde mental dos educadores, que podem gerar o horário de forma rápida, fácil e com garantia de qualidade.

Os usuários do software não precisam perder as férias para combinar dados de disciplinas, turmas e disponibilidade dos professores. Com poucos cliques, o horário pode ser elaborado e alterado a qualquer momento, sempre que necessário.

Utilizar a tecnologia para a gestão escolar melhora a produtividade não apenas dos professores, mas também de outros profissionais envolvidos no gerenciamento da escola, o que influencia na qualidade do ensino da instituição.

5. Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola

Atividades cotidianas como resolução de janelas dos horários escolares, faltas dos professores e outros problemas cotidianos da instituição, tomam muito tempo dos profissionais.

Com o URÂNIA, a economia de tempo possibilita que os professores se dediquem a atividades voltadas ao ensino, como realização de tarefas extraclasse, correção de avaliações, planejamento de aulas, projetos especiais e muito mais.

Dessa forma, os processos internos se tornam mais eficientes e os profissionais não ficam sobrecarregados com o excesso de tarefas.

O software também oferece a opção de reduzir os dias em que o professor precisa ir até à escola, otimizando o tempo dos profissionais.

Esse tempo livre também pode ser dedicado à formação continuada dos docentes, algo essencial para melhorar a qualidade do ensino da instituição. 

Com o URÂNIA, o gestor pode verificar os horários livres dos professores e realizar cursos, workshops e palestras para aprimorar o conhecimento de todos.

6. Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que leva em consideração a gestão escolar, a prática dos professores e o sucesso dos alunos. 

Esse é um dos fatores decisivos para a realização de matrículas em escolas, tanto públicas quanto privadas, já que os pais procuram por instituições de qualidade e o Ideb é um dos indicadores mais relevantes na área.

A partir dessa nota, as escolas públicas têm a possibilidade de aumento das verbas recebidas e podem investir esse dinheiro na estrutura da instituição, na capacitação dos professores, na realização de projetos especiais e outras ações para melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

Já as escolas privadas podem utilizar a avaliação para aumentar a captação de matrículas, contratar professores cada vez mais qualificados e realizar atividades para integrar a comunidade escolar.

Assim, o URÂNIA oferece uma solução completa para a instituição de ensino, já que foi criado para facilitar o cotidiano de todos os envolvidos na instituição, desde a equipe de coordenação, passando pelos professores até chegar aos estudantes.

Dessa forma, o software colabora para uma gestão escolar moderna, eficiente e competente. 

Para saber mais sobre o URÂNIA e conhecer todas as vantagens de um horário escolar de qualidade, entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.