6 benefícios do URÂNIA para a gestão escolar

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O maior objetivo de uma escola é oferecer um ensino de qualidade para os alunos e a comunidade escolar. Um dos principais fatores para levar a este resultado é a gestão escolar, que tem como finalidade coordenar as habilidades, competências educacionais e talentos de todos os envolvidos na escola para aperfeiçoar o ensino. Para simplificar a organização da gestão escolar por meio da grade de professores, o URÂNIA oferece uma solução completa para as instituições.

A gestão escolar é a maneira de administrar a instituição de ensino como um todo e é composta por 6 pilares, para garantir a eficiência completa de todos os processos. Para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos gestores, já que otimiza diversos processos e facilita a rotina de todos os envolvidos no dia a dia da instituição. 

Confira 6 fatores em que o URÂNIA atua para melhoria da gestão escolar:

1. Organização

A organização é um dos fatores mais importantes da gestão escolar, pois para que os alunos possam aprender, os professores possam ensinar e os pais e a comunidade façam parte deste projeto, tudo precisa estar organizado da melhor forma possível. Assim, para respeitar a carga horária anual e criar atividades extracurriculares, por exemplo, é preciso saber os horários de cada turma com antecedência.

O URÂNIA facilita a organização da escola como um todo, já que permite determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas, indicar a forma como as disciplinas devem ser dispostas e outras opções. Assim, é possível elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores e deixando-os satisfeitos com a gestão.

2. Economia de tempo

A elaboração do horário escolar é uma tarefa complexa e, se não houver o auxílio da tecnologia, demanda muito tempo dos gestores. Para fazer o horário escolar de maneira manual é preciso combinar a carga horária de cada disciplina, as disponibilidades de cada professor, conferir a utilização de salas de aula, laboratórios, quadras, etc.

Com o URÂNIA, todo esse processo é feito de forma rápida e fácil. Os dados necessários são cadastrados no sistema e, a partir disso, o software inicia o processo de melhoria do horário e sugere alterações para o usuário. Para facilitar ainda mais a gestão escolar e otimizar o cadastramento das variáveis, o URÂNIA pode ser integrado a outros sistemas gerenciais utilizados pela instituição de ensino.

3. Melhora do ambiente corporativo

Muitos professores trabalham em mais de uma escola e esse fator deve ser levado em consideração ao gerar as grades horárias, para que não haja atritos entre educadores e diretores. Um horário escolar mal organizado prejudica todos os profissionais envolvidos no dia a dia da escola, já que os professores ficam insatisfeitos e sobrecarregados, reduzindo sua produtividade em sala de aula.

Por isso, ao utilizar um software como o URÂNIA é possível respeitar a disponibilidade dos professores, controlar seu tempo de deslocamento entre sedes ou outras escolas, atender as preferências quanto a forma de distribuição das aulas

Isso garante a satisfação dos docentes e também um bom relacionamento com os gestores.

4. Qualidade de vida

Como nós já dissemos, o horário escolar demanda muito tempo dos gestores e deve levar diversos fatores em consideração. Assim, para garantir que a grade esteja pronta no início do ano letivo muitos coordenadores elaboram o horário durante as férias e deixam de aproveitar esse período de descanso.

Por isso, a utilização do URÂNIA contribui para a qualidade de vida e saúde mental dos educadores, que podem elaborar o horário de forma rápida, fácil e com garantia de qualidade. Utilizar a tecnologia para a gestão escolar melhora a produtividade não apenas dos professores, mas também de outros profissionais envolvidos no gerenciamento da instituição.

5. Melhoria da gestão escolar

Atividades cotidianas como resolução de janelas dos horários escolares, faltas dos professores e outros problemas cotidianos da instituição tomam muito tempo dos profissionais. 

Com o URÂNIA, o tempo que os gestores utilizam para a elaboração do horário escolar pode ser dedicado a outras atividades diretamente relacionadas ao ensino. Dessa forma, os processos internos se tornam mais eficientes e os profissionais não ficam sobrecarregados com o excesso de tarefas.

6. Aumento do índice na avaliação do MEC

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que leva em consideração a gestão escolar, a prática dos professores e o sucesso dos alunos. A partir dessa nota, as escolas públicas têm a possibilidade de aumento das verbas recebidas e as escolas privadas podem utilizar a avaliação para aumentar a captação de matrículas.

Assim, o URÂNIA oferece uma solução completa para a instituição de ensino, já que foi criado para facilitar o cotidiano de todos os envolvidos na instituição, desde a equipe de coordenação, passando pelos professores até chegar aos estudantes. 

Dessa forma, colabora para uma gestão escolar moderna, eficiente e competente, para saber mais sobre o URÂNIA, entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.