⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

6 benefícios do URÂNIA para a gestão escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

15 de janeiro de 2020

O maior objetivo de uma escola é formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo. Um dos principais fatores que levam a este resultado é a eficiente gestão escolar, que tem como finalidade coordenar as habilidades, competências educacionais e talentos de todos os envolvidos com a escola.

Neste cenário, um horário bem elaborado pode ser o diferencial de sucesso de sua administração. A elaboração da grade de professores costuma ser um desafio para as instituições de ensino. Essa tarefa exige planejamento para organizar o processo e considerar todas as variáveis importantes para gerar um horário escolar de qualidade.

Por isso, é importante que seja realizado antes do início do ano letivo para que a escola esteja funcionando desde o primeiro dia de aula.

Para garantir a eficiência de todos os processos que compõem a gestão escolar, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos gestores, pois facilita a rotina de todos os envolvidos no dia a dia da instituição.

Para simplificar a organização e a gestão de horários escolares, o UR NIA oferece uma solução completa para instituições dos mais variados tamanhos e níveis de ensino.

Com o URÂNIA, é possível elaborar um horário de qualidade e ainda reduzir o número de janelas na grade dos professores, respeitar a disponibilidade dos docentes, controlar a utilização de espaços coletivos e enfrentar com tranquilidade todos os desafios dos novos modelos de educação, como ensino híbrido, tempo integral e até o Novo Ensino Médio.

O software leva em consideração dezenas de aspectos pedagógicos e elabora uma grade compatível com a carga horária obrigatória dos professores e das disciplinas. Além disso, é possível testar diversas combinações de horários até encontrar o que melhor se adapta à realidade de cada instituição de ensino.

Confira os principais benefícios do URÂNIA para a gestão escolar:

1. Facilita a organização da instituição

No início do ano letivo, é comum que muitas escolas utilizem grades provisórias enquanto o horário final ainda não está pronto. Porém, essa prática gera inúmeros transtornos para os professores e alunos, que precisam se adaptar a cada mudança.

Isso acontece porque a elaboração do horário escolar demanda muito tempo dos gestores, que também realizam outras atividades na volta às aulas.

Manter a escola organizada traz inúmeros benefícios para alunos, professores, gestores, pais e comunidade escolar. Um horário de qualidade é a base de uma instituição bem-sucedida, pois respeita a carga horária e facilita a realização de atividades extracurriculares e projetos especiais.

O URÂNIA simplifica a organização da escola como um todo, já que permite determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas, indicar a forma como as disciplinas devem ser dispostas, reduzir janelas e atender a muitas outras particularidades.

Com o software, também é possível controlar a utilização de ambientes coletivos, como laboratórios, auditórios e quadras de esportes, por exemplo. Dessa forma não há choques de horário e os professores podem planejar aulas especiais e aproveitar os espaços da escola.

A tecnologia utilizada pelo URÂNIA possibilita ainda determinar um limite de aulas diárias, indicar se a disciplina pode ser alocada de maneira geminada ou separada, evitar a repetição de aulas da mesma área do conhecimento e oferecer outras opções para ampliar o aprendizado dos alunos.

O gestor também pode elaborar um “horário experimental” para fazer diversas alterações e salvá-las sem afetar o horário principal. Assim, o usuário pode eliminar a versão de testes ou transformá-la em principal, de acordo com suas necessidades.

O resultado é um horário com alta qualidade pedagógica criado para ajudar na organização da escola e facilitar a rotina de alunos e professores.

2. Pode ser integrado a outros sistemas

A elaboração do horário escolar é uma tarefa complexa e, se não houver o auxílio da tecnologia, demanda muito tempo dos gestores.

Para fazer o horário escolar de forma manual é preciso combinar a carga horária de cada disciplina, as disponibilidades de cada professor, conferir a utilização de salas de aula, laboratórios, quadras, etc.

Com o URÂNIA, todo esse processo é feito de forma rápida e fácil. Os dados utilizados são cadastrados no sistema e, a partir disso, inicia o processo de melhoria do horário e sugere alterações para o usuário.

Para facilitar ainda mais a gestão escolar e otimizar o cadastro das informações, o URÂNIA pode ser integrado a outros sistemas gerenciais utilizados pela instituição de ensino.

Uma das possibilidades de integração do URÂNIA é com o Registro de Classe Online (RCO), um sistema desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e utilizado em milhares de escolas em todo o estado.

A integração simplifica a rotina escolar e economiza o tempo dos gestores, que não precisam inserir as mesmas informações nos dois sistemas, já que o UR NIA importa do RCO dados como turmas, disciplinas e grade curricular, e exporta o horário pronto para o Registro de Classe Online.

Além do RCO, o software já conta com integração aos principais sistemas de gestão escolar do Brasil, como:

  • Mannesoft Prime;
  • Gennera;
  • Escolaweb;
  • AIX Sistemas;
  • TOTVS;
  • Sponte;
  • SophiA;
  • GVdasa;

E muito mais!

Em poucos cliques é possível diminuir o tempo gasto no cadastramento de informações e reduzir a chance de erros durante o processo.

3. Reduz os atritos entre diretores e professores

Muitos professores trabalham em mais de uma escola e esse fator deve ser levado em consideração ao gerar as grades horárias e evitar atritos entre educadores e diretores.

Um horário escolar mal organizado prejudica todos os profissionais envolvidos no dia a dia da escola, já que os professores ficam insatisfeitos e sobrecarregados, reduzindo sua produtividade em sala de aula.

O URÂNIA respeita integralmente a disponibilidade dos professores, permitindo ainda controlar seu tempo de deslocamento entre sedes da instituição e atender ao máximo suas preferências quanto à forma de distribuição das aulas.

Isso mantém os professores motivados trabalhando na escola e melhora o ambiente corporativo, o que se reflete no relacionamento com os alunos e na melhora do processo de ensino e aprendizagem.

4. Gera um horário escolar de qualidade em menos tempo

Como nós já dissemos, a elaboração manual do horário escolar demanda muito tempo dos gestores, já que existem diversos fatores a serem considerados, como:

  • Carga horária das turmas e disciplinas;
  • Deslocamento dos professores;
  • Utilização dos espaços coletivos;
  • Limite de aulas diárias;
  • Excesso de janelas na grade dos professores.

Para garantir que o horário esteja pronto no início do ano letivo, muitos coordenadores trabalham durante as férias e deixam de aproveitar esse período de descanso. Dessa forma, ficam sobrecarregados com o excesso de tarefas e a produtividade diminui.

Além disso, elaborar o horário manualmente pode levar semanas de trabalho. Ao longo do ano, os ajustes na grade também ocupam o tempo do gestor, que precisa realizar outras atividades relacionadas à rotina da instituição de ensino.

Por isso, a utilização do URÂNIA contribui para a qualidade de vida e saúde mental dos educadores, que podem gerar o horário de forma rápida, fácil e com garantia de qualidade.

Os usuários do software não precisam perder as férias para combinar dados de disciplinas, turmas e disponibilidade dos professores. Com poucos cliques, o horário pode ser elaborado e alterado a qualquer momento, sempre que necessário.

Utilizar a tecnologia para a gestão escolar melhora a produtividade não apenas dos professores, mas também de outros profissionais envolvidos no gerenciamento da escola, o que influencia na qualidade do ensino da instituição.

O URÂNIA também atende a vários modelos de ensino

Outro benefício do URÂNIA para a gestão escolar é facilitar a organização da grade para incluir as aulas presenciais e online, sem prejudicar o aprendizado e aproveitando ao máximo os recursos disponíveis na escola.

Atualmente, muitas instituições de ensino adotaram o ensino híbrido, que mescla aulas online e presenciais, o que trouxe diversos desafios para os gestores.

O horário híbrido requer um maior planejamento prévio, pois alterações na disponibilidade ou na carga horária semanal dos professores, assim como mudanças na matriz curricular e na distribuição das turmas, podem ser necessárias para garantir a funcionalidade da grade.

O URÂNIA tem funções exclusivas que facilitam o dia a dia dos profissionais e ajudam a promover a segurança dos alunos no retorno ao ambiente escolar.

Com o programa, você elabora horários híbridos otimizados com vantagens como:

  • Equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
    Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

As modificações feitas com o sistema permitem a redistribuição automática da matriz curricular para as turmas de ensino híbrido e a indicação dos dias da semana nos quais as turmas deverão ter aulas presenciais.

Assim, o URÂNIA simplifica o processo de elaboração de horários no formato híbrido, pois as alterações nos cadastros são feitas em massa.

O URÂNIA também conta com funções que permitem gerar horários para ensino integral e de acordo com as regras do NEM (Novo Ensino Médio).

5. Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola

Atividades cotidianas como resolução de janelas dos horários escolares, faltas dos professores e outros problemas cotidianos da instituição, tomam muito tempo dos profissionais.

Com o URÂNIA, a economia de tempo possibilita que os professores se dediquem a atividades voltadas ao ensino, como realização de tarefas extraclasse, correção de avaliações, planejamento de aulas, projetos especiais e muito mais.

Dessa forma, os processos internos se tornam mais eficientes e os profissionais não ficam sobrecarregados com o excesso de tarefas.

O URÂNIA também oferece a opção de reduzir os dias em que o professor precisa ir até a escola, otimizando o tempo dos profissionais.

Esse tempo livre também pode ser dedicado à formação continuada dos docentes, algo essencial para melhorar a qualidade do ensino da instituição.

Com o URÂNIA, o gestor pode unificar os horários livres dos professores por área do conhecimento para realizar cursos, workshops e palestras para aprimorar o conhecimento de todos.

6. Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e que leva em consideração a gestão escolar, a prática dos professores e o sucesso dos alunos.

Esse é um dos fatores decisivos para a realização de matrículas em escolas, tanto públicas quanto privadas, já que os pais procuram por instituições de qualidade e o Ideb é um dos indicadores mais relevantes na área.

A partir dessa nota, as escolas públicas têm a possibilidade de receber mais verbas e podem investir esse dinheiro na estrutura da instituição, na capacitação dos professores, na realização de projetos especiais e outras ações para melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

Já as escolas privadas podem utilizar a avaliação para aumentar a captação de matrículas, contratar professores cada vez mais qualificados e realizar atividades para integrar a comunidade escolar.

Assim, o URÂNIA oferece uma solução completa para a instituição de ensino, já que foi criado para facilitar o cotidiano de todos os envolvidos na instituição, desde a equipe de coordenação, passando pelos professores até chegar aos estudantes, colaborando para uma gestão escolar moderna, eficiente e competente.

E mais: o URÂNIA ajuda a sua escola a se adaptar ao Novo Ensino Médio!

Com o Novo Ensino Médio, há um aumento da carga horária obrigatória e a flexibilização do currículo, de modo que muitas escolas precisarão ampliar a jornada diária dos alunos em sala de aula, o que se reflete em mudanças na grade de horários das turmas desta etapa.

Neste modelo, a carga horária anual de 800 horas passa para 1.000 horas que devem ser distribuídas em, no mínimo, 200 dias letivos.

Uma alternativa para os gestores é adicionar mais tempos de aula, o que pode acarretar em turmas com diferentes horários de início e término dos turnos para cada ano do Ensino Médio.

A boa notícia é que o URÂNIA está preparado para solucionar os horários da sua instituição e ainda otimizar o tempo da equipe de gestão escolar, pois são mais de 35 anos de experiência na elaboração de grades horárias.

Com funções exclusivas e em constante atualização, o software está sempre buscando atender às novas tendências e regras da educação brasileira.

O URÂNIA possibilita ao gestor cadastrar turmas com diferentes números de aulas diárias, o que pode ser feito por meio de um “horário experimental” que facilita a realização de testes sem impactar o horário principal.

Dessa forma, o resultado é um horário com alta qualidade pedagógica, respeitando a disponibilidade dos professores e as particularidades de cada turma do Ensino Médio.

O URÂNIA é a melhor solução para a elaboração de horários escolares, pois está preparado para dar todo o suporte à gestão escolar em diversas situações.

Com funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular de forma simples e prática em turmas presenciais, remotas ou híbridas, com ensino regular ou integral, trazendo diversos benefícios para a gestão escolar e contribuindo para um ensino de qualidade.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do URÂNIA.