⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Saiba como utilizar o URÂNIA para realizar a manutenção dos horários dos professores

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

14 de julho de 2021

Saiba como utilizar o UR NIA para realizar a manutenção dos horários dos professores

Carga horária semanal das disciplinas, grade curricular das turmas e disponibilidade dos professores são apenas algumas das variáveis que devem ser consideradas na elaboração do horário escolar.

Uma das responsabilidades do diretor escolar é manter a escola organizada e garantir que o planejamento seja cumprido ao longo do ano letivo. Porém, com o ritmo acelerado da rotina, muitas vezes o horário escolar é elaborado apenas uma vez e permanece inalterado até o final do ano letivo.

O ideal é que a grade seja alterada ao menos duas vezes por ano, para que algumas situações que não foram contempladas no primeiro semestre possam ser atendidas no decorrer do ano.

Além disso, sempre podem surgir imprevistos e necessidades de adequação que tornam imprescindíveis a manutenção no quadro de horários escolares. 

Como utilizar o URÂNIA para fazer a manutenção do horário escolar

Com o URÂNIA, a manutenção da grade fica muito mais simples, já que o programa permite a elaboração e alteração de horários a qualquer momento. O software ainda conta com funcionalidades que simplificam a realização de pequenos ajustes na grade de horários, ou então, que permitem fazer modificações mais significativas, sem afetar o horário já aprovado.

De forma fácil e intuitiva, o URÂNIA possibilita que o gestor faça testes em um horário experimental, sem alterar a grade principal. Usando essa função o software cria um cópia do horário atual da instituição para que o gestor possa realizar alterações e testar resultados, sem que isso altere o horário base.

Outra opção do software é determinar dentro de um horário já pronto, quais turmas, professores e dias não podem ter alteração. Essa função é de extrema importância quando a manutenção do horário precisa ser feita com o ano letivo em andamento e alguns professores, por exemplo, não podem ter modificações nos seus horários.

Benefícios do URÂNIA para os professores e gestores escolares

Os professores e gestores têm uma rotina bastante atribulada, em muitos casos dando aulas em mais de uma instituição de ensino.

Essa realidade torna a tarefa de elaborar o horário escolar ainda mais complexa, já que acrescenta diversas variáveis que devem ser levadas em consideração.

Nesse cenário, o URÂNIA é a solução para criar uma grade organizada em pouco tempo e ainda reduzir a quantidade de janelas no horário dos professores. 

Com o software, o tempo dos docentes é otimizado de forma que possam passar menos tempo em deslocamento, dedicando-se ao ensino e ao seu aprimoramento profissional.

A tecnologia permite que os professores tenham conhecimento do horário antes do início das aulas, para que possam se planejar antecipadamente e tenham mais tempo livre.

Além disso, os principais benefícios para a gestão escolar são:

  • Facilita a organização da instituição para que o ano letivo comece com o horário pronto e a escola organizada;
  • Possibilidade de integração a outros sistemas, economizando o tempo de cadastramento dos dados;
  • Reduz os atritos entre diretores e professores por insatisfação com o horário, melhorando o ambiente corporativo;
  • Gera um horário escolar de qualidade em pouco tempo, para que os gestores não percam as férias ou trabalhem além do horário;
  • Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola, melhorando a gestão escolar como um todo;
  • Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC, o que gera benefícios para escolas públicas e privadas.

Seja no ensino híbrido, remoto ou presencial, o URÂNIA é a melhor solução para otimizar a manutenção do horário escolar e deixar a sua escola sempre organizada.

Entre em contato conosco e faça sua assinatura.