⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como sua instituição pode atrair melhores professores

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

20 de março de 2024

Confira no artigo as principais dicas para melhorar a atratividade da sua Instituição de Ensino e qual o papel da gestão nesse processo.

Atrair professores pode representar um desafio e tanto para as Instituições de Ensino (IE).Garantir que os profissionais se interessem pela oportunidade de trabalhar na sua escola traz uma série de vantagens, tanto para a gestão e funcionamento da instituição, como para a qualidade do ensino oferecido.

Afinal, quando a instituição apresenta bons indicadores, é natural despertar a atração e retenção de talentos.

Neste artigo, vamos explorar como sua escola pode ser mais atrativa para professores e qual o papel da gestão da Instituição de Ensino nessa questão.

Continue acompanhando para saber mais!

Os desafios da atratividade de professores

O rodízio de profissionais nas empresas é um processo comum e esperado pelo mercado de trabalho, independentemente da área de atuação. Mas quando a rotatividade ocorre com maior frequência do que o esperado, é preciso ligar o alerta, pois algo pode estar falhando na organização.

Ao anunciar uma oportunidade de carreira no mercado, todo empregador deseja atrair bons talentos, ou seja, espera receber uma resposta positiva por parte dos candidatos.

Na área educacional, a atratividade ganha um aspecto de maior relevância, pois impacta diretamente no bom funcionamento das Instituições de Ensino.

Conquistar e reter bons professores resulta em uma série de vantagens para a Instituição de Ensino, como a oferta de um ensino consistente e a melhora no processo de aprendizagem dos estudantes.

Apesar das vantagens, atrair e reter profissionais representa um desafio e tanto na área educacional, já que diversos fatores, como a sobrecarga de trabalho, a baixa remuneração e a desvalorização da profissão, impactam o setor de modo geral.

Importância da gestão para a atratividade de professores

Responsável pela organização, a gestão escolar desempenha um papel fundamental na atratividade de professores para as Instituições de Ensino.

Uma gestão eficaz e proativa está atenta a todos os aspectos que contribuem para a criação de um ambiente escolar adequado, no qual os professores se sintam valorizados, motivados e engajados com a sua missão de transmitir o conhecimento.

Quando a gestão investe na melhoria dos processos internos da IE, ela demonstra seu compromisso com o bem-estar do corpo docente e a busca pela promoção do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores.

Assim, aplicar uma gestão escolar participativa é uma ótima forma de aumentar a atratividade de sua Instituição de Ensino, onde todos os envolvidos no ambiente educacional podem participar ativamente dos debates e das decisões relacionadas à escola.

Uma gestão escolar participativa oferece diversos benefícios, que vão desde o aumento na satisfação e retenção dos professores até o fortalecimento da reputação da escola perante o mercado de trabalho, que passa a enxergar a instituição como um local de trabalho saudável e valorizado.

Direcionando a gestão para o bem-estar dos professores

Grande parte dos gestores sabe que oferecer uma remuneração competitiva é um importante diferencial na hora de melhorar a atratividade de uma Instituição de Ensino, mas apenas isso não basta, principalmente quando falamos em escolas públicas.

Para atrair e reter os melhores educadores, é preciso investir em medidas e processos que melhorem o ambiente de trabalho e proporcionem bem-estar a todo o corpo docente.

Confira algumas medidas para melhorar a atratividade da sua instituição por meio de processos gerenciais mais eficientes:

1 – Ambiente de trabalho agradável e boa estrutura

O ambiente escolar deve ser agradável tanto para os estudantes quanto para professores e demais profissionais presentes no dia a dia escolar. Promover um local de trabalho adequado e com a estrutura necessária para docentes é fundamental para que os professores possam realizar suas funções com qualidade, eficiência e satisfação.

As melhorias no ambiente de trabalho devem incluir ainda o bom relacionamento entre os funcionários e o estímulo de uma cultura colaborativa.

É importante que a gestão demonstre que todos podem contribuir com sugestões, críticas e opiniões para aprimorar cada vez mais o ambiente escolar.

2 – Oferta de desenvolvimento da carreira

Com as constantes mudanças e inovações no universo educacional, é essencial que as Instituições de Ensino sejam capazes de ofertar oportunidades de desenvolvimento profissional e capacitação continuada, como cursos, imersões, treinamentos, palestras, etc.

Valorizar e investir na carreira dos educadores representam grandes atrativos para o mercado de trabalho, além de serem um diferencial para a instituição.

3 – Disponibilização de recursos

A falta de recursos em sala de aula pode resultar no aumento da rotatividade da equipe, pois sem as ferramentas necessárias, o processo de ensino e a aplicação das estratégias são afetados negativamente.

Esta situação pode ainda gerar desgaste nos professores, que, muitas vezes, se sentem limitados e responsáveis por encontrar alternativas para solucionar a ausência das ferramentas necessárias.

Neste contexto, é essencial que a gestão disponibilize desde as ferramentas básicas, como material didático atualizado, jogos e acesso à Internet, até equipamentos tecnológicos, softwares de ensino, entre outros recursos para o corpo docente e os estudantes.

4 – Cultura de feedback e reconhecimento profissional

Reconhecer as conquistas dos colaboradores e colocar em prática o hábito de realizar feedbacks construtivos e focados no desenvolvimento são importantes atrativos para a Instituição de Ensino.

Afinal, praticar o reconhecimento profissional no dia a dia contribui para criar um ambiente de trabalho mais agradável, incentiva a equipe a crescer cada vez mais e aumenta a satisfação dos colaboradores com o trabalho.

O quadro de horários como ferramenta de atratividade

Segundo a pesquisa Turnover – Rotatividade de Funcionários, realizada pelo Grupo Rabbit, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, a falta de disponibilidade de horário é o principal motivo para o desligamento de professores nas escolas com Educação Infantil, seguido por baixa performance, excesso de atraso e de faltas, e conflito com as equipes.

Estes dados destacam a importância de um quadro de horários adequado e reforçam a necessidade da gestão administrar a grade de forma inteligente e estratégica.

Ao adequar a grade horária à realidade dos professores, os gestores demonstram a preocupação com a rotina dos docentes, bem como o compromisso em conciliar as demandas da instituição às necessidades pessoais de cada educador.

Quando é devidamente valorizado, o quadro de horários torna-se uma importante ferramenta de bem-estar e conforto no ambiente de trabalho, promovendo o equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal do corpo docente.

URÂNIA: otimizando a atratividade de professores com o quadro de horários

Melhorar a atratividade das Instituições de Ensino envolve uma série de desafios e estratégias na gestão, como, por exemplo, organizar o quadro de horários.

Para enfrentar os obstáculos na hora de elaborar horários escolares adequados para o corpo docente, os alunos e a instituição, é fundamental contar com uma solução moderna e eficiente, como o URÂNIA.

O URÂNIA organiza horários escolares de forma rápida e eficiente. As grades geradas pelo URÂNIA consideram diversas variáveis que influenciam no processo, desde o rendimento dos alunos em sala de aula até a satisfação e valorização dos professores.

Com o URÂNIA, os gestores aproveitam um ajuste estratégico do quadro de horários, evitando conflito na agenda dos educadores e garantindo o equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.

O URÂNIA conta com recursos que influenciam diretamente na rotina dos professores, refletindo em sua satisfação e motivação em sala de aula, como:

  • Disponibilidades: respeite as disponibilidades e preferências do professores;
  • Máximo por dia: limite o número de aulas diárias de cada docente;
  • Inter e Intrajornada: controle os períodos de descanso previstos em Lei;
  • Distribuição das aulas: escolha entre mais de 30 formas diferentes de distribuir as aulas (geminadas, separadas, etc.);
  • Dias à vir: otimize a rotina dos docentes distribuindo suas aulas no menor número de dias possível;
  • Janelas: priorize a redução de horários vagos na grade dos docentes.

Ao gerar horários com o URÂNIA, as Instituições de Ensino podem melhorar a atratividade da escola para os professores, aumentar a eficiência operacional e otimizar a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Conte com uma solução moderna e segura para destacar a sua instituição no mercado educacional e atrair os melhores talentos!

Tenha um ambiente de trabalho mais atrativo e estável para seus professores com o URÂNIA e garanta a excelência educacional da sua escola.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como o URÂNIA pode auxiliar sua instituição de ensino.

Gostou deste artigo? Acesse outros conteúdos exclusivos sobre o universo da educação no Blog do URÂNIA.

Confira também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para ficar por dentro das últimas novidades do URÂNIA.