Gestão escolar: Qual é o papel do diretor, coordenador e orientador na organização de uma escola

Tempo estimado de leitura: minutos

gestao-escolar-qual-e-o-papel-do-diretor-coordenador-e-orientador-na-organizacao-de-uma-escola

Todas as instituições de ensino buscam entregar uma educação de qualidade, espaço organizado e eficiente para o pleno aprendizado dos estudantes. No entanto, para que tudo isso aconteça é preciso que exista uma boa gestão escolar.

Antigamente era comum que a responsabilidade pelo aprendizado do aluno ficasse apenas com o professor, mas desde a década de 70 os especialistas no assunto constataram que na verdade a atuação do orientador, diretor e coordenador também são essenciais para a evolução de todos os estudantes e da escola como um todo.

Buscando compreender a importância da gestão escolar, muitos pesquisadores da área realizaram trabalhos que nos permitem entender como as práticas de escolas que seguem a integração desses três agentes vêm se tornando mais eficazes para o crescimento da escola e para a satisfação de pais e alunos, que aprendem melhor e absorvem com mais facilidade todo o conteúdo que lhes é apresentado.

Enquanto o diretor da escola recebe o feedback e orientações da Secretaria da Educação, orientadores e coordenadores estão mais próximos dos alunos e da gestão da instituição de ensino. Por isso, é importante que todos se comuniquem e criem uma relação de confiança que terá como maior beneficiado o estudante.

Qual é o papel do diretor na gestão escolar?

Normalmente a primeira pergunta que realizamos quando falamos em gestão escolar é: qual é o papel do diretor?

Vale lembrar que é esse profissional quem tem a função de liderar e organizar o trabalho de todos os seus funcionários, principalmente os professores.

O diretor escolar traça os objetivos e metas da instituição de ensino a respeito do aprendizado e do método de ensino que será aplicado na escola. Por isso, cabe a ele realizar as reuniões com professores, orientadores e coordenadores e entender as necessidades de seus estudantes, assim como encontrar em conjunto a solução para os problemas que podem acontecer.

É também o diretor quem tem a responsabilidade legal pela instituição de ensino e ele quem responde judicialmente por algum problema, assim como é dele a responsabilidade pedagógica. Ou seja, não apenas o método de ensino, mas a conduta de todos os professores.

Qual o papel do coordenador e orientador?

O coordenador pedagógico é também um dos profissionais que mais recebe cobranças internas e externas. Por ser um expert nas práticas de ensino ele se torna uma espécie de conselheiro para professores e também para pais interessados na metodologia de ensino aplicada.

Por conhecer bem as práticas de ensino e ter mais experiência, ele atua junto ao diretor para facilitar o trabalho de quem está dentro da sala de aula e expor as vantagens da prática adotada.

Já o orientador educacional é aquele profissional que consegue diagnosticar o nível de aprendizagem do aluno e suas dificuldades, coordenar o professor e descobrir as falhas que podem estar atrapalhando a evolução dos estudantes.

Agora que você já sabe o papel de cada profissional, é preciso ter em mente que uma boa gestão escolar é fruto da sintonia entre eles.

Como anda a gestão escolar em sua escola, cada gestor tem desempenhado o seu papel? Compartilhe sua experiência conosco.