⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Integração entre Registro de Classe Online e URÂNIA

Tempo estimado de leitura: minutos

14 de agosto de 2018

integracao-rco-e-urania

O que é RCO?

O Registro de Classe Online, ou RCO, é um sistema de gestão desenvolvido pela própria Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atualmente, mais de 1.400 escolas em todo o estado utilizam essa ferramenta para coordenar as atividades de professores, pedagogos, secretários e diretores.

Como surgiu o Registro de Classe Online?

O desenvolvimento do sistema teve início em 2012, como um projeto piloto e, aos poucos, foi sendo implementado nas escolas da rede estadual de ensino. Segundo Joana Emília Miranda Petry, responsável pela Coordenação de Documentação Escolar da SEED, o RCO é “Um sistema informatizado que permite os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma on-line, substituindo o livro registro de classe”.

Benefícios do RCO para a gestão

O sistema tem como objetivo uma troca mais rápida de informações entre as escolas e a Secretaria, informatizando atividades que antes eram feitas em papel. A utilização de um sistema único também facilita a análise dos dados, “possibilitando assim, o planejamento e a realização de ações preventivas ao longo do ano letivo” como comenta Joana Emília em um dos materiais de apresentação do RCO.

Com o auxílio da tecnologia é possível gerir as tarefas da escola de forma mais eficaz, o RCO auxilia no preenchimento das informações a respeito das salas de aula, facilitando o processo. Confira algumas das vantagens que o sistema disponibiliza:

Cadastro de conteúdo: Auxilia na organização do plano de aulas, por meio dessa ferramenta o professor pode criar projetos acadêmicos que ajudarão a acelerar o processo de aprendizado dos alunos, pois é possível incluir vídeos, textos e imagens no plano da disciplina lecionada.

 Registro de frequências: Administra em apenas um local a lista com os nomes de todos os alunos matriculados e as datas das aulas que serão ministradas. Desta forma, evita rasuras pois permite modificar os registros de presenças e faltas quando desejar. Por meio dessas métricas é possível auxiliar a gestão a detectar e controlar a evasão escolar.

Grupos de discussão: Permite a criação de fóruns para debates sobre os assuntos comentados em classe. Desse modo o docente poderá responder posteriormente as dúvidas dos alunos. Aumenta o engajamento e permite aos professores demonstrarem o conteúdo das provas que vão constituir as notas finais.

• Lançamento de notas: Todas as notas de atividades e trabalhos cadastradas são calculadas automaticamente, bem como as médias facilitando a criação do boletim escolar Além de gerar relatórios precisos sobre o rendimento e oferecer um melhor controle para a gestão escolar.

Dúvidas mais frequentes sobre o sistema

O Governo do Paraná criou até mesmo um FAQ (frequently asked questions, ou em português perguntas mais frequentes) para ajudar aos usuários. Separamos as mais relevantes para você:

Professor não possui cadastro no Sentinela, o que fazer? Professores novos,pedagogos e PSS precisam: a) estar supridos no SAE; b) fazer cadastro no Portal Dia a Dia Educação. Em caso de dúvidas, consulte o tutorial; c) o Estabelecimento dará a permissão de acesso ao RCO;

• Como fica o abono de faltas dos alunos no RCO? Aos alunos são abonadas faltas apenas quando legalmente amparadas: afecções impeditivas de frequência, mediante atestado médico (Lei Federal nº 1.044/69); licença gestação (Lei Federal n. 6202/75); serviço militar (Dec.-Lei Federal n. 715/69); acompanhamento hospitalar de filho menor – (Res. n. 41/1995 – Cons. Nac. dos Direitos da Criança e do Adolescente); participação em eventos e projetos vinculados à SEED (atividades extracurriculares) Nesta situação, o(a) secretário(a) acessa a função Falta Amparada, preenche os campos de identificação da instituição de ensino, o CGM do aluno, inclui o período de afastamento, seleciona o amparo legal, digita o documento apresentado no campo observações e clica em Salvar;

• Quando o professor faltar e a turma não tiver atendimento pedagógico, como registrar no RCO? O(A) professor(a) fará o seguinte procedimento: acessar a função Frequência, selecionar os campos obrigatórios, clicar no botão Incluir, inserir a Data da Aula, clicar no botão Sem frequência, selecionar a opção sem atendimento pedagógico, digitar no campo Observações: Falta do professor;

• Como excluir avaliação que o professor incluiu por engano mas que não foi, nem será aplicada? A Instituição de ensino deve enviar e-mail solicitando a exclusão da avaliação para o técnico responsável pelo RCO no seu NRE, informando: município, instituição de ensino, série, turma, turno, disciplina, número da avaliação/recuperação (Ex.: AV3 ou Recuperação AV3) e período de avaliação (Ex.: 1º bimestre). Lembramos que, solicitações de exclusão de avaliações/recuperações só serão atendidas quando enviadas através do email institucional (Expresso).

• Como registrar as reuniões pedagógicas previstas em calendário? Os professores deverão: a) acessar o menu Frequência; b) selecionar os campos obrigatórios; c) clicar no botão Incluir; d) conferir/alterar o campo Data da Aula; e) clicar no botão Sem frequência; f) selecionar o item sem atendimento pedagógico; g) preencher no campo Observações: Reunião pedagógica; h) Salvar.

Você também pode optar por conferir a versão completa do FAQ acessando portal do Governo. Além disso é possível encontrar tutoriais criados especialmente para os docentes sobre o RCO nas versões em vídeo e em PDF. Além das versões para pedagogos e secretários.

A opinião de quem usa RCO

O Colégio Estadual Yvone Pimentel é uma das instituições da rede estadual de ensino que usa o RCO e nota os benefícios do sistema para a melhoria da gestão escolar, conforme declaração da diretora do colégio:

“O RCO é excelente! Os professores e a secretaria têm todas as informações de forma mais eficiente e rápida e o seu preenchimento é muito fácil, é um sistema tranquilo de lidar. Ainda precisa de melhora, a disponibilidade off-line é uma delas. Mas no todo, é uma ferramenta que otimiza o tempo do professor e das equipes administrativa e pedagógica.”

Adriana Kampa – Diretora do Colégio Yvone Pimentel

Dentre as informações que devem ser alimentadas no RCO, está a grade de horário. O preenchimento é obrigatório, pois é necessário para que os professores consigam realizar o registro de frequência das aulas de forma rápida.

Segundo Adriana, a inclusão da grade de horários era uns dos processos mais demorados na utilização do Registro de Classe Online, uma vez que, quando feito manualmente “Demandava tempo e concentração. E também contava com a rapidez de quem digitava, pois, o tempo para digitação sem ‘salvar’ é de 09 minutos.”, comenta a diretora.

URÂNIA e RCO integrados

Simplificar rotinas escolares é a missão do URÂNIA, software de geração de horários escolares, por isso, ao notar a dificuldade das escolas públicas do Paraná em realizar esse cadastramento, lançou, em Junho deste ano, a integração entre as duas soluções, URÂNIA e RCO.

O Colégio Yvone Pimentel, além de usuário do Registro de Classe Online, também utiliza, desde 2003, o URÂNIA para fazer os horários escolares e a equipe gestora destaca a preocupação dos desenvolvedores em sempre aplicar melhorias ao software, conforme explica Daniza Soares, responsável pelo URÂNIA na instituição.

integração RCO e URANIA

Adriana Kampa e Daniza Soares elaborando o horário do Colégio Yvone Pimentel com o URÂNIA.

“O Programa URÂNIA evoluiu muito nestes anos, novas ferramentas e comandos que ajudam muito no momento de fazer o horário para os professores. Se tornou mais rápido e eficiente com as atualizações, gerando economia de tempo e dinamizando o trabalho administrativo.”

Daniza Soares – Agente Educacional do Colégio Yvone Pimentel

Segundo Bruno Milfont, responsável pela equipe de Suporte Técnico ao URÂNIA e um dos colaboradores mais envolvidos no desenvolvimento dessa nossa funcionalidade, “A integração ocorre de forma muito simples através da troca de arquivos no formato .XML. Em um menu desenvolvido exclusivamente para as escolas da rede estadual do Paraná, é possível importar os dados fornecidos pelo Registro de Classe Online e, após a conclusão da elaboração da grade de horários, exportar as informações para o sistema da Secretaria, excluindo o processo manual.”

O URÂNIA importa do RCO os dados necessários para elaboração do horário, como turmas, disciplinas e grade curricular, e exporta para o sistema da Secretaria o horário já pronto. Tudo isso com poucos cliques, reduzindo drasticamente o tempo gasto no cadastramento e a chance de erros durante o processo. 

Para quem é responsável por essa tarefa, é um grande benefício poder incluir a grade de horários de uma vez só no RCO, conforme destaca Daniza Soares quando questionada sobre quais os ganhos da escola ao utilizar a integração: “Com certeza, agilidade e rapidez na atualização do RCO para os professores. O arquivo é rapidamente salvo e simultaneamente acontece a atualização da grade horária.”

 Informatizar processos que tomam tempo e dificultam a organização é o caminho para uma gestão escolar moderna, e a Secretaria de Estado do Paraná sabe disso, por isso, busca trazer a tecnologia para dentro das escolas e auxiliar os profissionais da educação, um exemplo é o SERE, outro sistema desenvolvido pelo estado, porém, voltado às atividades da secretaria escolar e que já está há alguns anos sendo utilizado pelos colégios da rede.

Se sua instituição, assim como o Colégio Yvone Pimentel, também utiliza o URÂNIA e o RCO, veja o passo a passo de como realizar a integração e aproveitar essa nova funcionalidade.

Agora, se sua Instituição ainda elabora horários escolares com papel e caneta, conheça o URÂNIA, uma forma inovadora de gerar a grade dos professores.