5 motivos para utilizar um software para montar horários escolares

Tempo estimado de leitura: minutos

5-motivos-para-utilizar-um-software-para-montar-horarios-escolares

O calendário escolar é formado por no mínimo 200 dias letivos. Algumas escolas se organizam lecionando 5 aulas diárias durante 5 dias da semana. Uma instituição com 20 turmas, por exemplo, tem que gerenciar os horários de, em média, 40 docentes e normalmente é função de diretores, secretários ou coordenadores pedagógicos dividir todas as disciplinas e professores de modo a garantir o cumprimento do currículo.

Instituições de Ensino que têm à sua disposição um software desenvolvido especialmente para a elaboração de horários escolares conseguem resolver esse problema, que assombra os profissionais de educação, de forma muito rápida.

Automatizar esse processo só traz vantagens para a gestão da escola. Confira algumas delas:

  1. Agilidade: A velocidade de processamento de um computador é muito maior que do cérebro humano, por isso, transferir para uma máquina este trabalho, reduz drasticamente o tempo para produzir um horário. Assim, é possível gerar horários a qualquer momento, sem afetar o início das aulas ou perder tempo com reformulações em caso de licenças de professores, por exemplo.
  2. Organização: Como todas as informações sobre as disponibilidades dos professores ficam reunidas em um único lugar, é fácil consultar um docente que esteja livre para cobrir possíveis substituições em caso de falta de professores e evitar que os alunos fiquem ociosos ou precisem repor conteúdo.
  3. Economia: Janelas podem gerar custos quando o tempo parado do docente é remunerado. Um sistema voltado especificamente para a geração de horários, além de reduzir os horários vagos, também se preocupa em minimizar os dias que o professor deve ir à escola, evitando gastos com transporte e alimentação.
  4. Especificidade: Algumas instituições acreditam que, ao utilizar planilhas para gerar horários, estão automatizando o processo. Estão enganadas! Por mais experiente que seja o usuário no uso delas, as funções são voltadas ao controle financeiro e contábil. Apenas um software específico para elaboração de horários pode atender a todas as demandas da atividade, como, por exemplo, optar pela melhor forma de distribuir as aulas na semana, controlar o uso de laboratórios e o limite máximo diário de aulas dos docentes.
  5. Qualidade: O simples fato de conseguir encaixar as aulas não significa ter uma grade pronta. É necessário pensar na qualidade! Um bom horário otimiza o tempo do professor na escola e auxilia no rendimento dos alunos. Softwares preparados para isso conseguem fazer milhares de combinações levando em consideração esses e outros elementos que refletem diretamente na satisfação de toda a comunidade escolar.

Esses são apenas alguns exemplos do que uma solução dedicada a horários escolares pode fazer por sua Instituição.

Se a sua forma de gerar o quadro de horários é trabalhosa, não satisfaz professores ou não tem preocupação quanto a reduzir janelas ou facilitar o aprendizado dos alunos, está na hora de pensar em um software para resolver esta tarefa.

Sobre o URÂNIA

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários, e, por esse motivo, somos especialistas, oferecendo a melhor ferramenta, com mais de 30 anos de experiência e aprimorada por meio de sugestões dos próprios usuários.

Quer saber mais sobre a elaboração de horários com o URÂNIA?

Confira aqui os depoimentos de escolas satisfeitas por solucionarem seus problemas com grades escolares graças ao URÂNIA!

Acesse o nosso website e conheça uma nova forma de gerar horários.