⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Tudo que você precisa saber sobre a BNCC do Ensino Médio

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

31 de agosto de 2022

Entenda o que é a BNCC do Ensino Médio e como se adaptar às mudanças, com o aumento da carga horária e a criação dos Itinerários Formativos.

A educação brasileira tem passado por diversas transformações com o objetivo de se adequar ao mundo atual e à realidade dos jovens. Uma das principais mudanças é a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, que promove a integração das disciplinas e o protagonismo do aluno.

A proposta da BNCC deu origem ao Novo Ensino Médio, que trouxe uma série de desafios para as escolas e os professores, que precisam repensar o processo de aprendizagem de acordo com as diretrizes que incluem aumento da carga horária e implementação de Itinerários Formativos, entre outras mudanças.

O que é a BNCC do Ensino Médio?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que determina o conjunto de aprendizagens essenciais e visa garantir o desenvolvimento integral para todos os estudantes brasileiros.

A BNCC para a etapa do Ensino Médio foi homologada em 2018, e o Novo Ensino Médio está sendo implementado nas escolas públicas e privadas do país a partir de 2022 de forma progressiva.

O documento foi elaborado por especialistas de todas as áreas do conhecimento, após amplos debates com a sociedade e educadores de todo o Brasil, e passou a ser usado para referenciar a formulação dos currículos das instituições de ensino do País.

Após a homologação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a versão para o Ensino Médio define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base em conhecimentos, competências e habilidades.

Por isso, o documento está configurado de forma a dar continuidade ao que está em vigor para as etapas iniciais da educação básica, buscando a universalização do ensino.

É importante ressaltar que a Base não deve ser compreendida como um currículo, mas sim como um conjunto de orientações para conduzir as equipes pedagógicas na construção dos currículos locais.

O que muda com o Novo Ensino Médio?

  • Áreas do conhecimento

A BNCC do Ensino Médio, assim como a BNCC do Ensino Fundamental, está organizada em quatro áreas do conhecimento e cada uma tem competências específicas que devem ser desenvolvidas e aprofundadas ao longo dos três anos. São elas:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A partir dessa divisão, as redes de ensino podem organizar os currículos de forma que os componentes de uma mesma área sejam trabalhados de forma integrada, como Linguagens e Ciências Humanas, por exemplo.

  • Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas, possibilitando aos alunos aprofundarem seus conhecimentos em determinado tema, que, além das áreas de conhecimento citadas anteriormente, incluem ainda a formação técnica e profissional.

Com isso, o objetivo é que os alunos terminem esta etapa com uma formação ou conhecimentos específicos que os ajudem a entrar no mercado de trabalho ou no Ensino Superior.

Os currículos das escolas, portanto, são compostos pela BNCC e também pelos Itinerários Formativos, que os alunos podem cursar de modo simultâneo ou sequencial, de acordo com seu projeto de vida e a oferta das instituições.

  • Carga horária obrigatória da BNCC do Ensino Médio

A BNCC do Ensino Médio prevê, durante os três anos, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática como obrigatórios.

Além disso, com os Itinerários Formativos previstos nesta etapa, a organização curricular torna-se mais flexível de modo a valorizar o protagonismo juvenil e a interdisciplinaridade do ensino.

O Novo Ensino Médio determina que a carga horária anual passe de 800 para 1.000 horas, chegando a 3.000 horas até 2024.

Para atingir esse resultado, o tempo de aula que era de, em média, 4 horas por dia, passou a 5 horas diárias já a partir de 2022.

As novas diretrizes também estabelecem que as áreas do conhecimento devem ocupar 60% do tempo da grade e não podem ultrapassar o limite de 1.800 horas totais ao final dos três anos, enquanto os Itinerários Formativos representam 40% da grade, um total de 1.200 horas.

Para as escolas se adaptarem às mudanças, é necessário contar com uma solução preparada para dar todo o suporte à gestão escolar, como o UR NIA, um sistema para elaboração de horários escolares.

O URÂNIA tem recursos que possibilitam a geração das grades horárias, com funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular e elaborar horários para turmas com diferentes números de aulas diárias.

Seja para turmas presenciais, remotas ou híbridas, o UR NIA é a melhor solução para montar horários escolares com o aumento da carga horária, dando todo o suporte para a adequação das grades à BNCC do Ensino Médio.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do sistema.