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Entenda a importância do planejamento escolar para a prática pedagógica

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Envolvendo uma série de ações e decisões que devem suprir os objetivos curriculares da instituição, o planejamento escolar também impacta as questões de gestão e administração de recursos. Por isso, é fundamental para uma prática pedagógica bem-sucedida e para a melhora no desempenho dos alunos como um todo.

O planejamento escolar é um projeto realizado pelos professores, gestores e equipe pedagógica para definir quais serão as práticas e atividades da escola durante o ano letivo. Assim, além das metas e objetivos da instituição, deve seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para levar em consideração as obrigatoriedades da educação básica.

Na prática, o documento serve para nortear e delimitar o que será feito ao longo do ano letivo e, a longo prazo, tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação oferecida na escola sem deixar de lado seus valores.

Para isso, envolve tanto as questões burocráticas da administração escolar quanto a prática pedagógica, como os ciclos de avaliação, projetos especiais e atividades extracurriculares, por exemplo.

É a partir desse documento que os professores elaboram seus planos de aula, por isso é essencial que a gestão mantenha um diálogo com o corpo docente de modo a considerar os aspectos do dia a dia.

Outra característica importante do planejamento escolar é ser composto por um plano de ação, que demonstra seu aspecto prático e determina as tarefas que cada indivíduo irá realizar para que os objetivos gerais sejam alcançados.

Em geral, o plano de ação indica questões de conteúdo, metodologias de ensino, projetos interdisciplinares e outros temas que servem como um guia para a comunidade escolar como um todo.

Qual a importância do planejamento escolar para a prática pedagógica?

Mais do que uma questão burocrática, o documento tem a função de orientar os alunos, professores e colaboradores de acordo com a missão da escola, contribuindo para que as metas e objetivos saiam do papel e tornem-se realidade.

Assim, os pontos mais importantes para a prática pedagógica são:

  • Desenvolvimento constante

O primeiro passo para otimizar a elaboração do documento é revisar os planejamentos dos anos anteriores e analisar o que foi feito, quais os resultados, o que pode ser mantido e o que precisa ser melhorado.

Para isso, é importante pensar o documento como um projeto aberto e em constante desenvolvimento, e não como algo imutável.

O principal objetivo é que a escola continue evoluindo e observando suas próprias práticas para encontrar maneiras cada vez melhores de fazer sua missão tornar-se realidade.

  • Diálogo e troca de experiências

Uma gestão escolar bem-sucedida deve ser construída de forma coletiva e o planejamento escolar tem um papel importante nesse processo.

Durante sua elaboração, a equipe pedagógica e a equipe docente têm a oportunidade de se reunir para dialogar, trocar experiências e buscar soluções em conjunto para os desafios da escola.

Uma forma de incentivar essa troca e resolver os problemas pedagógicos do dia a dia é utilizar o mapa mental para colocar em prática uma gestão democrática e participativa.

  • Participação da comunidade escolar

Além de estreitar a relação entre professores, gestores e alunos, o planejamento também tem como objetivo aproximar a escola da comunidade externa.

Para isso, as famílias dos alunos podem participar das reuniões iniciais sobre o documento, seja por meio de um conselho de pais ou de uma liderança participativa, por exemplo.

A partir da opinião dos participantes da comunidade, é possível desenvolver um planejamento escolar que não seja um modelo pronto, mas um documento que carrega os valores, a missão e os objetivos da instituição de ensino.

No entanto, para que o documento seja bem planejado e executado, é preciso que os gestores e docentes tenham tempo para dedicar ao projeto.

A melhor maneira de facilitar a rotina escolar e otimizar o tempo dos envolvidos na escola é contar com a tecnologia como principal aliada da gestão.

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