⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Planejamento escolar: tudo o que você precisa saber

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a chegada dos alunos no primeiro dia de aula o ano letivo efetivamente começa. Porém, enquanto os estudantes aproveitam o final das férias e os pais se preocupam com o material escolar e a logística de volta às aulas, os professores e gestores trabalham na elaboração do planejamento escolar.

A criação do planejamento escolar é uma atividade complexa e que envolve todos os profissionais presentes no dia a dia da escola. Por ser um documento importante, é ideal que seja elaborado todo ano e revisado periodicamente. 

Para garantir sua eficiência, o ideal é que o planejamento escolar seja feito com antecedência, podendo ser elaborado durante o  segundo semestre do ano anterior e com a participação de alunos, professores, equipe pedagógica e comunidade escolar.

Após um período tão desafiador em decorrência da pandemia de Covid-19, a escola deve estar preparada para se adaptar a diferentes cenários, seja com ensino remoto, híbrido ou presencial.

Com um planejamento bem estruturado e detalhado, é possível traçar possíveis caminhos e manter a instituição organizada mesmo em meio à adversidades.

O que é o planejamento escolar?

O planejamento escolar é um projeto realizado pelos professores, gestores e equipe pedagógica para definir quais serão as práticas e atividades da escola.

Por isso, deve ser registrado em um documento escrito e também pode ser usado para apresentar a identidade da instituição para os pais de futuros alunos e à comunidade escolar.

O planejamento define ainda o que será ensinado e por quais motivos, seguindo as diretrizes municipais e estaduais, assim como as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição.

Cada escola pode acrescentar seus próprios projetos e conteúdos alinhados aos seus objetivos a curto, médio e longo prazos, portanto, o documento deve ser revisto periodicamente.

Como elaborar o planejamento escolar?

O planejamento deve conter as questões burocráticas da administração escolar, como o cumprimento de leis e normas, mas também as questões pedagógicas, como os ciclos de avaliação, projetos especiais que serão realizados durante o ano letivo e atividades extracurriculares. 

Esse documento é formado ainda por plano de ação, determinando as tarefas práticas que cada indivíduo irá realizar, e é a partir dele que os professores elaboram seus planos de aula. 

Este plano de ação serve como guia para toda a comunidade escolar e indica os projetos interdisciplinares, questões práticas de conteúdo e metodologias de ensino, por exemplo.

Por isso, antes da elaboração do planejamento é importante realizar reuniões com todos os profissionais envolvidos no dia a dia da escola para ter uma visão geral do funcionamento da instituição. 

Esse diálogo é essencial para que o planejamento escolar leve em consideração todos os aspectos necessários e seja realizado a partir de relatos reais do dia a dia.

Além da participação na criação do documento, os docentes também devem acompanhar o desempenho e a mensuração de resultados ao longo do ano letivo. 

Com as informações fornecidas pelos professores a partir da experiência direta com os alunos, também é possível criar uma base para as decisões que constam no PPP, por exemplo.

Para elaborar o planejamento escolar é importante estabelecer um diálogo e uma relação de igualdade entre as opiniões de todos os profissionais envolvidos. 

Por meio do debate, a escola pode ser vista de diversas perspectivas que irão ajudar a identificar e resolver os problemas gerais.

Os principais benefícios do planejamento escolar são:

  • Para os professores: troca de experiências e participação na gestão escolar.
  • Para os alunos: melhora da qualidade do ensino.
  • Para a escola: aprimoramento constante a partir das experiências do cotidiano.

Quando começar o planejamento para o próximo ano letivo?

O planejamento deve ser feito com calma e levando em consideração todos os aspectos relevantes para a gestão escolar e o dia a dia da instituição. Por isso, é essencial que comece a ser criado ainda no segundo semestre do ano anterior.

Na etapa inicial, é importante avaliar as propostas para o ano letivo e analisar os resultados com o objetivo de definir quais medidas devem ser mantidas, quais devem ser alteradas e o que deve ser retirado do próximo planejamento escolar.

Confira outros alguns aspectos que devem ser incluídos no documento:

  • Definição da equipe

Durante o ano letivo, muitos professores se aposentam, tiram licenças ou decidem trabalhar em outros locais. 

Por isso, procure saber com antecedência com quais profissionais os gestores poderão contar no próximo ano. 

É importante ter essas informações em mãos o mais cedo possível para definir o que será feito de modo a contornar essas situações, pois também influenciam na elaboração da grade e na organização das disciplinas.

  • Feedback dos pais e alunos

Uma escola de qualidade é voltada aos alunos, por isso é importante realizar uma pesquisa de satisfação com os estudantes e pais. 

Não é preciso fazer uma avaliação muito detalhada, mas algumas perguntas gerais são o suficiente para ter um feedback dos problemas e buscar uma solução em conjunto.

Com isso, a escola também demonstra que se preocupa com os alunos e leva suas opiniões em consideração. 

  • Renove os objetivos e metas da instituição

A partir dessas informações, procure incluir a comunidade escolar na criação de um planejamento escolar participativo e democrático. 

Além disso, também é importante revisar os objetivos e metas estabelecidos para o ano letivo e garantir que estejam alinhados aos desejos dos pais, alunos e funcionários.

  • Infraestrutura da escola

O cuidado com o prédio da escola e os materiais utilizados influenciam na qualidade do ensino e na motivação dos estudantes, além de ajudar na captação de novos alunos. 

Por isso, é importante fazer um diagnóstico completo das salas, móveis, banheiros e áreas coletivas. 

Também é preciso analisar as condições dos computadores, quadros, projetores e outros materiais utilizados pelos professores, ajudando no desenvolvimento de uma visão geral da instituição para decidir a necessidade de reformas, reparos e aquisição de materiais.

  • Montagem de horários

A partir da definição da equipe que irá trabalhar na escola no próximo ano letivo, comece a distribuir turmas e elaborar o horário escolar de cada professor.

Essa tarefa costuma ser complexa e tomar bastante tempo dos gestores escolares, por isso é importante contar com a tecnologia para facilitar o processo.

O URÂNIA é um programa de elaboração de horário escolar que ajuda os gestores a criarem uma grade organizada em pouco tempo, reduzindo a quantidade de janelas no horário dos professores.

Com o software, é possível otimizar o tempo de docentes e gestores, mantendo a escola organizada a partir do primeiro dia de aula.

Dessa forma, a equipe pedagógica poderá se dedicar às outras atividades do planejamento escolar e ainda terão a garantia de que a grade horária dos professores terá o mínimo de janelas possível. 

Ao longo do ano letivo, é comum acontecerem imprevistos, mas com o auxílio do URÂNIA no dia a dia da gestão escolar é possível reduzir os impactos na rotina dos professores e alunos.

  • Horário híbrido

O ensino híbrido é a principal alternativa para a volta às aulas presenciais após a pandemia, já que combina aulas presenciais e online, possibilitando que as instituições reduzam a quantidade de pessoas no espaço físico da escola.

Porém, a adoção desse modelo exige uma preparação e reorganização da rotina, por isso é importante que seja previsto no planejamento escolar e que o gestor possa realizar as mudanças necessárias antes do início das aulas.

Com o URÂNIA, isso é possível! O software foi atualizado com funções exclusivas que foram desenvolvidas para ajudar na organização de turmas presenciais, remotas ou híbridas.

Como você viu, um planejamento escolar bem estruturado reduz os problemas ao longo do ano e apresenta formas de lidar com imprevistos, melhorando a gestão escolar como um todo.

O URÂNIA soluciona  a elaboração de grades horárias de milhares de escolas brasileiras de forma simples e rápida, deixando professores e gestores livres para se dedicarem ao que realmente importa: Educar! . 

Entre em contato conosco e saiba como o URÂNIA pode otimizar o dia a dia da sua Instituição de Ensino.