⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Novo Ensino Médio: Os efeitos do aumento da carga anual na elaboração da grade horária, e como resolver isso com o URÂNIA

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

4 de fevereiro de 2022

Novo Ensino Médio: Os efeitos do aumento da carga anual na elaboração da grade horária e como resolver isso com o URÂNIA

As definições do Novo Ensino Médio determinam o aumento da carga horária anual de 800 horas para 1.000 horas, distribuídas em, no mínimo, 200 dias letivos. Para se adequar a essa novidade, muitas instituições terão que ampliar a jornada diária dos alunos em sala de aula, refletindo na grade de horários para turmas do ensino médio.

Uma opção válida é a adição de mais tempos de aula, fazendo que turmas de ensino médio permaneçam por mais tempo na instituição.

Porém, muitos colégios têm enfrentado dificuldades em gerenciar os horários para esse grupo de alunos, pois a ampliação do número de aulas diárias pode acarretar diferentes horários de início e término dos turnos para cada ano de ensino.

O Novo Ensino Médio exigirá então alterações na organização das escolas, o que demandará mais tempo da equipe de gestão escolar neste momento de adaptação.

Por isso, conte com o URÂNIA para solucionar os horários da sua instituição e também otimizar o tempo da equipe de gestão escolar! São mais de 35 anos de experiência na elaboração de grades horárias, sempre buscando atender as novas tendências e regras da educação brasileira. 

Para mais informações sobre o URÂNIA ou recursos do software que atendam ao Novo Ensino Médio, entre em contato conosco pelo telefone 0800 702 2011, ou acesse nosso site.

Já para as instituições que utilizam o URÂNIA para elaborar seus horários escolares, o gerenciamento de grades com a adição de mais tempos de aula em algumas turmas, é simples de ser feito.

Veja como é fácil atender esse elemento do Novo Ensino Médio com o URÂNIA:

Cadastrando turmas com diferentes números de aulas diárias

Para mostrar como cadastrar  turmas com diferentes número de aulas, usaremos um exemplo onde apenas as turmas de 3º ano têm 6 aulas por dia, e as demais têm 5 aulas.

  • Em Cadastro – Básico, indique o maior número de aulas que uma turma pode ter diariamente. No caso deste exemplo preencha com “06 aulas” em número de aulas. 
Definindo o número da aulas diárias.
Definindo o número da aulas diárias.
  • Em Cadastro – Turmas, selecione cada turma que não obedece a esse máximo. Nesse caso, todas as turmas que não são de  3º ano, e indique que elas não terão aula no 6º horário.
 Exemplo de cadastro de turma sem aula no 6º horário.
Exemplo de cadastro de turma sem aula no 6º horário.
  • Ainda em Cadastro – Turmas, selecione cada turma de  3º ano, e indique que ela terá aula no 6º horário. O cadastro ficará assim:
 Exemplo de cadastro de turma com aula no 6º horário.
Exemplo de cadastro de turma com aula no 6º horário.

DICA: Ainda é possível que as turmas não tenham aula em algum dia da semana ou que possam ter aula no 6º horário, caso seja necessário. Veja como cadastrar essas opções no URÂNIA:

Se a turma de 3º ano não tiver aula no 6º horário em algum dos dias da semana, é só marcar com “Não terá aula” no 6º horário deste dia.

No exemplo abaixo, a turma não terá aula na sexta-feira.

Exemplo de cadastro de turma sem aula no 6º horário.
Exemplo de cadastro de turma sem aula no 6º horário de sexta-feira.

Mas, se não quiser escolher o dia em que a turma não terá aula no 6º horário, indique com “Talvez tenha aula” o 6º horário de cada dia, e o URÂNIA escolherá o dia mais adequado para as folgas.

Exemplo de cadastro para turma que pode ter 6ª aula.
Exemplo de cadastro para turma que pode ter aula no 6º horário.

Em caso de dúvidas sobre como contemplar essas ou outras situações referentes aos horários escolares para o Novo Ensino Médio, entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico pelo 0800 702 2011, ou pelo CHAT, disponível aqui.