⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

10 TED talks sobre educação para inspirar professores

Tempo estimado de leitura: minutos

18 de setembro de 2019

Closeup of Smiling Senior Woman Working on Laptop

O ato de ensinar é um verdadeiro desafio diário para todos os professores, pois educar é muito mais do que transmitir conhecimento. É preciso saber compreender todos os fatores que influenciam esse processo e aprender a lidar com as diversas situações que surgem dentro da sala de aula. Muitos TED Talks sobre educação falam sobre esse processo.

Dessa forma, o professor é um profissional que precisa estar, acima de tudo, em constante formação, pois o conhecimento não se esgota nunca, ainda mais quando se trata de formar cidadãos. E não existe uma maneira mais eficiente de conseguir evoluir na educação do que parar para refletir sobre a própria profissão e a lição de ensinar a cada dia. 

Para ter esse tempo de reflexão sobre a sua missão, conheça 10 TED Talks sobre educação para se inspirar.

1 – Every kid needs a champion – Rita Pierson 

O TED Talk “Toda criança precisa de um campeão” é um vídeo de uma professora que fala sobre a importância dos professores acreditarem, de fato, em seus alunos para estabelecer uma verdadeira conexão humana de incentivo e apoio. Rita fala também sobre o significado de celebrar as conquistas de cada criança, por menores que sejam, já que não importa o tamanho da vitória, mas sim o ato de celebrá-la.

2 – Math class needs a makeover – Dan Meyer

O TED Talk chamado “A aula de matemática precisa de uma reforma” mostra a visão de um professor sobre o ensino de matemática que, segundo ele, precisa ser reformulado para atender melhor às necessidades dos alunos.

3 – Why open a school? To close a prison – Nadia Lopez

Esse TED Talk, chamado de “Porque abrir uma escola? Para fechar uma prisão”, conta a história de uma professora que abriu uma escola em uma favela de Nova York com a finalidade de oferecer uma oportunidade para as crianças que moravam nessa região. A história conta todos os desafios enfrentados e como ela conseguiu vencer todos eles.

4 – 3 rules to spark learning – Ramsey Musallan

Esta palestra sobre “3 regras para estimular a aprendizagem” é uma boa indicação para os professores que já se encontram sem ideias do que fazer para melhorar o ensino de seus alunos. Segundo a criadora, o estímulo é a melhor forma de fazer com que as crianças sintam interesse de aprender, pois quando essa vontade não existe elas realmente não aprendem. Dessa forma, Ramsey mostra três formas de estimular a aprendizagem dentro da sala de aula.

5 – Wayman: How to fix a broken school? Lead fearlessly, love hard – Linda Cliatt

No vídeo “Como consertar uma escola quebrada? Lidere sem medo, ame muito”, é apresentada uma história muito motivadora que mostra como nem tudo está perdido. Até mesmo uma escola considerada “quebrada” pode se reerguer com uma boa liderança e muito amor por parte dos profissionais.

6 – A librarian’s case against overdue book fines – Dawn Wacek

Na palestra “O caso de uma bibliotecária contra as multas por atraso dos livros”, Dawn Wacek mostra como o medo de pagar multas afasta as pessoas das bibliotecas e qual o impacto na educação das crianças. Este TED Talk sobre educação traz reflexões sobre a importância dos livros e sugestões para atrair a comunidade às bibliotecas.

7 – To learn is to be free – Shameem Akhtar

Este TED Talk “Educação é liberdade” traz a história de Shameem Akhtar, que se passou por menino na infância para poder ir à escola, já que as meninas paquistanesas são proibidas. A partir da sua experiência pessoal, a professora mostra como mudou a realidade da sua vila e a importância da educação nesse processo.

8 – Creative ways to get kids to thrive in school – Olympia Della Flora

Para a educadora Olympia Della Flora, as escolas devem ensinar às crianças mais do que apenas ler e escrever – é preciso aprender a gerenciar suas próprias emoções. Nesta palestra, ela conta sua experiência como diretora de uma escola em Ohio que passou a utilizar técnicas mais criativas para ajudar as crianças que não conseguem se adaptar ao ambiente escolar.

9 – How to escape education’s death valley – Sir Ken Robinson

De forma bem-humorada, Sir Ken Robinson apresenta três princípios fundamentais para a mente humana se desenvolver. A partir disso, na palestra “Como escapar do ‘vale da morte’ da educação” ele mostra as possibilidades de manter as crianças nas escolas e incentivar o aprendizado.

10 – Teachers need real feedback – Bill Gates

Bill Gates apresenta um problema muito comum no mundo inteiro: a falta de feedback para os professores. Neste TED Talks, ele defende a importância de identificar as áreas em que os educadores precisam melhorar e dar a eles ferramentas para isso. Dessa forma é possível aperfeiçoar o ensino e construir a educação de qualidade.

E você, já assistiu algum desses TED Talk sobre educação? Conte a sua opinião aqui nos comentários!