Planejamento escolar: saiba como se preparar para o ano letivo de 2020

Tempo estimado de leitura: minutos

planejamento escolar 2020

Com a chegada dos alunos no primeiro dia de aula o ano letivo efetivamente começa. Porém, enquanto os estudantes aproveitam o final das férias e os pais se preocupam com o material escolar e a logística de volta às aulas, os professores e gestores trabalham na elaboração do planejamento escolar.

A criação do planejamento escolar é uma atividade complexa e que envolve todos os profissionais presentes no dia a dia da escola. Por ser um documento importante, é ideal que seja elaborado todo ano e revisado periodicamente. Assim, para garantir sua eficiência durante o ano letivo, o ideal é que comece a ser elaborado ainda no segundo semestre do ano anterior.

O que é o planejamento escolar?

O planejamento escolar é um projeto realizado pelos professores, gestores e equipe pedagógica para definir quais serão as práticas e atividades da escola durante o ano letivo. Por isso, deve ser registrado em um documento escrito e também pode ser usado para apresentar a identidade da instituição para os pais de futuros alunos e a comunidade escolar.

O planejamento deve conter as questões burocráticas da administração escolar, como o cumprimento de leis e normas, mas também as questões pedagógicas, como os ciclos de avaliação, projetos especiais que serão realizados durante o ano letivo e atividades extracurriculares. É a partir deste documento que os professores elaboram seus planos de aula.

Por isso, antes da elaboração do planejamento é importante realizar reuniões com todos os profissionais envolvidos no dia a dia da escola para ter uma visão geral do funcionamento da instituição. Esse diálogo é essencial para que o planejamento escolar leve em consideração todos os aspectos necessários e seja realizado a partir de relatos reais do dia a dia.

Além da participação na criação do documento, os docentes também devem acompanhar o desempenho e a mensuração de resultados ao longo do ano letivo. Com as informações fornecidas pelos professores a partir da experiência direta com os alunos, também é possível criar uma base para as decisões que constam no Projeto Político Pedagógico (PPP), por exemplo.

Para elaborar o planejamento escolar é importante estabelecer um diálogo e uma relação de igualdade entre as opiniões de todos os profissionais envolvidos. Por meio do debate, a escola pode ser vista de diversas perspectivas que irão ajudar a identificar e resolver os problemas gerais.

Conheça os principais benefícios do planejamento escolar:

  • Para os professores: troca de experiências e participação na gestão escolar.
  • Para os alunos: melhora da qualidade do ensino.
  • Para a escola: aprimoramento constante a partir das experiências do cotidiano.

Quando começar o planejamento escolar para o ano letivo 2020?

O planejamento deve ser feito com calma e levando em consideração todos os aspectos relevantes para a gestão escolar e o dia a dia da instituição. Por isso, é essencial que comece a ser criado ainda no segundo semestre do ano anterior.

Na etapa inicial, é importante avaliar as propostas para o ano de 2019 e analisar os resultados para definir quais medidas devem ser mantidas, quais devem ser alteradas e o que deve ser retirado do próximo planejamento escolar.

Confira outros alguns aspectos que devem ser incluídos no planejamento escolar:

Infraestrutura da escola

O cuidado com o prédio da escola e os materiais utilizados influencia na qualidade do ensino e na motivação dos estudantes, além de ajudar na captação de novos alunos. Por isso, é importante fazer um diagnóstico completo das salas, móveis, banheiros e áreas coletivas. Também é importante analisar as condições dos computadores, quadros, projetores e outros materiais utilizados pelos professores.

Com isso, é possível ter uma visão geral da instituição para decidir a necessidade de reformas, reparos e aquisição de materiais. 

Definição da equipe

Durante o ano letivo, muitos professores se aposentam, tiram licenças ou decidem trabalhar em outros locais. Por isso, procure saber com antecedência com quais profissionais os gestores poderão contar no próximo ano. É importante ter essas informações em mãos o mais cedo possível para definir o que será feito para contornar essas situações.

Montagem de horários

A partir da definição da equipe que irá trabalhar na escola no próximo ano letivo, comece a distribuir turmas e elaborar o horário escolar de cada professor. Essa tarefa costuma ser complexa e tomar bastante tempo dos gestores escolares, por isso é importante contar com a tecnologia para facilitar esse processo.

Dessa forma, a equipe pedagógica poderá se dedicar às outras atividades do planejamento escolar e ainda terão a garantia de que a grade horária dos professores terá o mínimo de janelas possível. Ao longo do ano letivo, é comum acontecerem imprevistos, mas com o auxílio da tecnologia no dia a dia da gestão escolar é possível reduzir os impactos na rotina dos professores e alunos.

Feedback dos pais e alunos

Uma escola de qualidade é voltada para os alunos, por isso é importante realizar uma pesquisa de satisfação com os estudantes e pais. Não é preciso fazer uma avaliação muito detalhada, mas algumas perguntas gerais são o suficiente para ter um feedback dos problemas e buscar uma solução em conjunto.

Com isso, a escola também demonstra que se preocupa com os alunos e leva suas opiniões em consideração. 

Renove os objetivos e metas da instituição

A partir dessas informações, procure incluir também a comunidade escolar para criar um planejamento escolar participativo e democrático. Além disso, também é importante revisar os objetivos e metas estabelecidos para o ano letivo e garantir que estejam alinhados aos desejos dos pais, alunos e funcionários.

Um planejamento escolar bem feito reduz os problemas ao longo do ano e apresenta formas de lidar com os imprevistos. O URÂNIA facilita a elaboração do horário escolar e deixa os profissionais livres para se dedicar ao que realmente importa, a educação. Entre em contato com os nossos consultores e assine o URÂNIA!