7 benefícios do URÂNIA para a rotina dos professores

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O trabalho do professor vai além das atividades em sala de aula. Tarefas como correção de avaliações, preparação das aulas, elaboração do plano de aula, formação continuada, entre outras, são realizadas todos os dias para garantir o aprendizado dos alunos. Por isso, a gestão escolar deve utilizar ferramentas para otimizar a rotina dos professores e melhorar a qualidade de ensino da instituição.

A rotina dos professores geralmente é bastante atribulada e, para garantir que tudo ocorra da melhor forma, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos gestores. O URÂNIA é um software de elaboração de horários escolares que oferece benefícios para a gestão escolar, educadores e alunos.

Com a grade organizada, os professores têm mais tempo para se dedicar ao ensino e ao aperfeiçoamento pessoal e profissional. 

Confira 7 fatores em que o URÂNIA atua para otimizar a rotina dos professores:

1.Planejamento

Antes de iniciar o ano letivo, é importante que os professores façam um planejamento das atividades que serão realizadas. O plano de aula deve levar em conta a proposta pedagógica da escola, os conteúdos obrigatórios da disciplina e a experiência do educador com os alunos.

Por isso, ter o horário escolar pronto antes do início do ano letivo ajuda o professor a planejar as aulas com antecedência e realizar atividades extracurriculares e interdisciplinares. Uma grade bem organizada também possibilita maior dedicação ao aprendizado dos alunos.

2.Respeito à disponibilidade dos professores

A maioria dos professores trabalha em mais de uma instituição de ensino e ainda precisa ter tempo para se dedicar à vida pessoal. Com o URÂNIA, o gestor determina os horários em que cada professor pode dar suas aulas e indica a forma como as aulas devem ser dispostas na semana – geminadas, separadas, uma aula por dia etc. 

A partir dessas informações, a inteligência artificial do URÂNIA encontra a melhor maneira de distribuir as disciplinas sem desrespeitar as solicitações e preferências  do professor. 

Esse cuidado ajuda a evitar atritos entre o corpo docente e deixa os professores mais satisfeitos com a instituição e motivados a lecionar. 

3.Tempo livre na rotina dos professores

Além de todas as atribuições da função, a maioria dos professores trabalha em mais de uma instituição de ensino e tem pouco tempo livre para se dedicar às tarefas extraclasse, como correção de avaliações, e também à sua vida pessoal.

Como a rotina dos professores costuma ser bastante movimentada, o tempo de deslocamento também deve ser levado em consideração, já que o trânsito gera atrasos e faltas. O URÂNIA oferece opções para reduzir os dias em que o professor precisa vir a escola  – otimizando o tempo dos docentes – reduzir o número de  janelas na grade e calcular os deslocamentos. 

4.Valorização profissional

Uma das tarefas da gestão escolar é manter os professores motivados e satisfeitos com a instituição. A valorização dos profissionais se reflete na sala de aula, pois melhora o relacionamento com os alunos e, consequentemente, seu aprendizado.

Com o URÂNIA, além de informar a disponibilidade de horários, os professores também podem escolher como preferem dar suas aulas, se geminadas, separadas ou em conjunto com outra disciplina, por exemplo. 

Além disso, os educadores podem planejar atividades em ambientes coletivos, como quadra de esportes, laboratório e sala de informática, com a garantia de que não haverá “choque” de horários com outras disciplinas.

5.Motivação

Um horário escolar desorganizado prejudica o processo de ensino e aprendizagem, já que afeta a motivação de alunos e professores. Quando a mesma disciplina é alocada sempre no último horário, por exemplo, os alunos poder ter  baixo desempenho pois não conseguem absorver todo o conteúdo, já que estão cansados.

Ao utilizar o URÂNIA, é possível testar diversas combinações até elaborar um horário bem estruturado. Com isso, os professores também ficam motivados pela recepção da turma.

6.Remuneração total

A maioria das escolas, principalmente do ensino público, utilizam o método da hora atividade para fazer a gestão escolar. Assim, o horário escolar é fundamental para garantir a distribuição correta das disciplinas de acordo com o planejamento.

O URÂNIA permite maior controle sobre as horas atividade de cada professor, possibilitando que a remuneração seja realizada da forma correta. Além disso, com o software é possível reduzir o número de janelas e otimizar a rotina dos professores na escola.

7.Capacitação continuada por disciplina

A formação continuada dos professores é essencial para o desenvolvimento dos profissionais. Porém, com a rotina intensa, muitos educadores não têm tempo para se dedicar a aprimorar seus conhecimentos.

Ao utilizar o URÂNIA, o gestor escolar pode verificar os horários livres em comum para um grupo de professores e realizar reuniões ou até estabelecer cursos, para  proporcionar uma capacitação continuada aos professores e garantir um ensino com qualidade cada vez maior. 

O URÂNIA é uma solução completa que impacta de forma positiva no dia a dia de todos os envolvidos na instituição de ensino. A preocupação da equipe gestora com a rotina dos professores ajuda a construir uma gestão moderna, eficiente e competente. 
Para saber mais sobre as vantagens do URÂNIA para a sua instituição, entre em contato com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.