⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Horário escolar: como distribuir as aulas e melhorar o aprendizado dos alunos

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

6 de novembro de 2019

A elaboração do horário escolar pode ser um desafio para o gestor, pois exige planejamento para atender às necessidades de todos os envolvidos. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada para resolver problemas como incompatibilidade da agenda dos professores, grande quantidade de janelas entre as aulas e má distribuição das disciplinas.

Um horário escolar de qualidade deve ter um equilíbrio entre as disciplinas para não sobrecarregar os alunos e respeitar a disponibilidade dos professores. Muitos docentes trabalham em mais de uma instituição ou dão aulas em outras sedes, por isso o deslocamento também deve ser considerado ao elaborar a grade.

Como distribuir as aulas das disciplinas no horário escolar?

Confira alguns fatores que devem ser levados em consideração ao elaborar o horário escolar da sua instituição de ensino:

  • Aulas geminadas

As aulas duplas ou geminadas são uma forma de otimizar o tempo da aula, já que o professor pode realizar atividades mais aprofundadas e que demandam mais tempo. Além disso, é possível fazer a chamada apenas uma vez e para disciplinas com maior carga horária, pode até reduzir os dias em que professor precisa precisa vir à escola. 

Por outro lado, aulas duplas em excesso podem ser prejudiciais para alunos e professores. Se as aulas de Educação Física, por exemplo, forem geminadas, os alunos podem ficar cansados e ter um desempenho baixo nas outras disciplinas. 

Para evitar este problema, o URÂNIA possibilita que o usuário estabeleça um limite de aulas diárias e indique se a disciplina pode ser colocada de forma geminada no horário escolar.

  • Aulas em dias consecutivos

Um horário que concentra todas as aulas de Matemática nos três primeiros dias da semana, por exemplo, pode não ser o ideal para os alunos, já que após a aula de quarta-feira eles ficam quatro dias sem contato com o conteúdo. Dessa forma, se o professor passar uma lição de casa neste dia, os alunos podem esquecer ou não entregar a tarefa na próxima semana.

Para ajudar o aluno a organizar melhor sua rotina de estudos, o URÂNIA também oferece a opção de distribuir as disciplinas em dias alternados. Com aulas alocadas na segunda, quarta e sexta-feira, por exemplo, o maior intervalo entre as aulas da disciplina é durante o final de semana. 

Assim, é possível equilibrar a distribuição das disciplinas e elaborar um horário escolar de qualidade.

  • Janelas no horário dos professores

De acordo com o Sindicato dos Professores de São Paulo, é considerada janela a aula vaga no horário do professor entre duas outras aulas ministradas no mesmo turno. Em alguns estados este tempo ocioso é remunerado, por isso, muitos gestores buscam reduzir o número de janelas ao elaborar o horário escolar.

Além de prejudicar financeiramente a instituição de ensino, o excesso de janelas afeta o desempenho dos professores, que ficam ociosos entre as aulas. 

Automatizar a elaboração do horário escolar contribui para otimização do tempo dos  professores e evita gastos desnecessários para a instituição.

  • Aulas repetidas no primeiro ou último horários

Uma disciplina alocada sempre no primeiro ou no último horário prejudica o desempenho dos alunos e a produtividade do professor. Se um aluno chegar atrasado na primeira aula, por exemplo, pode perder o conteúdo ou ficar com excesso de faltas na disciplina. 

Da mesma forma, no último horário os alunos já estão cansados e, se todas as aulas da disciplina forem no mesmo período, pode prejudicar a concentração e o entendimento do conteúdo.

A repetição também pode prejudicar o aprendizado se a disciplina for colocada sempre após o intervalo ou as aulas de Educação Física. Nesse período, geralmente os alunos ficam agitados e demoram mais para se concentrar.

O horário escolar elaborado pelo URÂNIA pode resolver estas e outras questões de maneira fácil e rápida, pois permite que as disciplinas sejam distribuídas de acordo com as necessidades da instituição.

Altere o horário sempre que precisar

Manter o equilíbrio entre as disciplinas, respeitar a disponibilidade dos professores e evitar que os alunos fiquem sobrecarregados é uma tarefa complexa e que demanda tempo do gestor escolar

Por isso, quando um professor precisa tirar licença durante o ano letivo ou pede transferência para outra instituição, por exemplo, é preciso alterar o horário e recomeçar todo o processo.

Com o URÂNIA, o gestor elabora o horário escolar de forma rápida e fácil. Além disso, é possível alterar a grade sempre que necessário sem prejudicar o desempenho dos professores e alunos. O software possibilita a elaboração dos horários de várias sedes ao mesmo tempo e, se for integrado a um sistema de gestão escolar, é possível gerenciar a instituição como um todo.

Antes de gerar o horário escolar definitivo, também é possível testar combinações para distribuir as disciplinas da melhor maneira possível. Para tirar suas dúvidas sobre o URÂNIA, entre em contato com os nossos consultores.