⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Saiba como otimizar a rotina da sua escola

Tempo estimado de leitura: minutos

3 de julho de 2019

A tecnologia pode ser uma grande aliada para a gestão escolar. Saiba como o URÂNIA pode ajudar a otimizar a rotina da sua escola.

A gestão escolar envolve diversos fatores, assim, para garantir o bom funcionamento da escola como um todo, muitas vezes é preciso encontrar formas de maximizar o orçamento, reduzir perdas e otimizar a rotina da instituição.

Um exemplo de redução de perdas é a otimização do horário escolar. 

A elaboração do horário escolar é uma atividade complexa e que demanda muito tempo da equipe pedagógica pois leva em conta diversos fatores, como a disponibilidade dos professores, o tempo de deslocamento até a escola, a utilização das salas, a carga horária das disciplinas e outros.

Por isso, a utilização da tecnologia para otimização do horário escolar poupa o tempo de diretores, gestores, pedagogos, professores e outros profissionais envolvidos na administração da escola.

O maior desafio dos gestores escolares é otimizar a gestão escolar sem comprometer a qualidade de ensino e o atendimento aos alunos. Assim, para garantir a gestão estratégica e eficiente da sua escola é preciso colocar em prática medidas que favoreçam o crescimento da instituição de forma saudável e contínua.

Crie um planejamento para otimizar a rotina da sua escola

A melhor maneira de manter a produtividade dos profissionais e evitar desperdício de tempo e dinheiro da instituição é criar um planejamento no início do ano letivo, incluindo tarefas administrativas como as avaliações de desempenho dos profissionais.

Esse documento pode ser dividido por área de atuação, com as principais questões ligadas a cada uma delas e incluir metas e objetivos individuais e gerais.

Ter um planejamento estratégico e de gastos é importante para programar todos os procedimentos que serão colocados em prática durante o ano letivo.

Ao fazer o planejamento, lembre-se de levar em consideração os aspectos que influenciam na rotina financeira, na metodologia e na dinâmica pedagógica da escola.

Durante a elaboração do planejamento, também é importante definir as prioridades da instituição e as ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar tarefas administrativas, como a otimização do horário escolar, por exemplo.

Com isso, é possível reduzir gastos indiretos, como o pagamento de horas extras que são gastas em atividades que poderiam ser realizadas automaticamente.

Priorize o desempenho pedagógico

Os professores e outros profissionais da equipe pedagógica da escola realizam diversas tarefas fora de sala de aula. Por isso, os gestores devem enfatizar a distribuição das aulas de forma equilibrada, o que melhora o rendimento dos professores em sala de aula e beneficia diretamente os alunos. 

otimização do horário escolar também diminui a quantidade de janelas, ou seja, horários vagos entre as aulas dos professores. Dessa forma, é possível reduzir os custos com a remuneração em tempo ocioso.

Realize avaliações e ofereça feedbacks

Uma das formas de evitar desperdício de tempo e dinheiro na sua instituição e ter uma gestão escolar mais eficiente é instaurar uma rotina de avaliação periódica dos profissionais.

Essa prática ajuda a manter a qualidade do ensino e reduzir os custos com admissões e demissões. Para isso, ofereça feedbacks e destaque os pontos positivos e negativos de cada profissional visando a melhoria da instituição com um todo.

As avaliações individuais devem ser feitas sempre que possível para promover trocas e identificar pontos que podem ser melhorados na gestão escolar, de acordo com o planejamento.

Essas atitudes ajudam a promover um ambiente agradável e a manter os profissionais motivados e engajados na melhoria do desempenho pedagógico da instituição. 

Para isso, é importante manter contato direto com os colaboradores e entender as rotinas de trabalho de cada um. Busque utilizar métricas de avaliação objetivas e deixar a metodologia clara para os profissionais, sempre incentivando a melhora do desempenho individual.

Aproveite a tecnologia para otimizar a rotina e o horário escolar

Hoje em dia existem várias ferramentas tecnológicas que ajudam na gestão escolar e facilitam as tarefas administrativas de uma instituição de ensino.

Com o URÂNIA, você pode fazer a otimização do horário escolar de acordo com as suas necessidades, já que o programa pode ser adaptado a escolas de vários tamanhos. 

Além da otimização do horário escolar, o URÂNIA também oferece outras vantagens, como:

  • Diminuir o número de janelas entre as aulas do horário escolar;
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término das aulas;
  • Controlar a utilização de ambientes como laboratórios, quadra de esportes e salas ambientes;
  • Agendamento de reuniões;
  • Controle de horário ponto dos professores.

Para saber mais sobre o URÂNIA, entre em contato com os nossos consultores e faça o seu orçamento.