⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Semana Nacional do Meio Ambiente: Saiba como comemorar a data na sua escola

Tempo estimado de leitura: minutos

5 de junho de 2019

A Semana Nacional do Meio Ambiente é a oportunidade ideal para discutir o tema em sala de aula. Saiba mais sobre a data e como comemorá-la na sua escola.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972 para atrair a atenção das pessoas e dos governos para o tema. No Brasil, desde 1981 a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil.

Assim, a Semana Nacional do Meio Ambiente é o momento ideal para levar a discussão sobre os impactos negativos das ações dos seres humanos para a sala de aula.

A poluição, a destruição do habitat de diversas espécies e o consumo exagerado de recursos naturais, por exemplo, são temas que podem ser abordados de diversas formas para a escola contribuir com a conscientização ambiental dos alunos.

Alguns dos principais problemas ambientais são o descarte inadequado do lixo, a falta de locais de coleta seletiva e reciclagem de materiais, desmatamento, desperdício de água, esgotamento do solo, consumo exagerado de recursos naturais e combustíveis fósseis, entre outros.

Porém, os alunos devem ser ensinados de que suas atitudes no dia a dia podem ajudar a combater esses problemas. 

Por mais que as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente e do Dia Mundial do Meio Ambiente estimulem a reciclagem do lixo e o plantio de sementes, as ações de preservação e a conscientização devem durar o ano inteiro.

Por isso, as escolas podem aproveitar a data comemorativa para dar início a campanhas de longo prazo para impactar nos hábitos diários dos alunos e professores.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019, a ONU irá organizar um evento temático em uma cidade sede escolhida. Em 2019, o tema da campanha é a poluição do ar e as comemorações serão realizadas em Hangzhou, na China.

Desde que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instaurado, em 1972, o evento anual se tornou a maior celebração do meio ambiente do mundo. 

Dessa forma, as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019 têm como objetivo incentivar que governos, empresas, comunidades e indivíduos sejam aliados ao explorar energia renovável e tecnologias verdes para melhorar a qualidade do ar em todo o mundo.

O que a sua escola pode fazer na Semana Nacional do Meio Ambiente

As atividades escolares para o Dia Mundial do Meio Ambiente devem ser desenvolvidas de forma a aliar teoria e prática. Assim, se os alunos tiverem contato com parques, praças, zoológicos e outros locais com recursos naturais, o processo de aprendizado e conscientização ambiental será mais eficaz.

Da mesma forma, é importante mostrar aos estudantes como pequenas atitudes realizadas na escola e em casa contribuem com o meio ambiente.

Atividades práticas que envolvem os alunos e incentivam a participação no processo de ensino e aprendizagem são uma forma inovadora de comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Conheça algumas ações que podem ser colocadas em prática pela escola para incentivar a preservação do meio ambiente:

  • Otimizar o uso de recursos naturais, como a utilização da água da chuva para regar as plantas e lavar locais de uso coletivo;
  • Implantar ações de coleta seletiva do lixo e estimular o uso de materiais recicláveis em atividades;
  • Ensinar sobre desperdício de água em sala de aula e incentivar que os alunos coloquem as lições em prática;
  • Evitar comprar materiais em quantidades desnecessárias, mantendo o controle do que é usado para não causar desperdício.

Da mesma forma, os pais também devem ser convidados a participar das ações da Semana Nacional do Meio Ambiente para que as atitudes dos alunos não sejam restritas apenas à escola. Em casa, algumas ações que podem ser colocadas em prática são:

  • Ensinar a evitar o desperdício de água e energia na rotina diária;
  • Criar uma horta para que a criança entenda o processo de crescimento das plantas e se conecte com a natureza;
  • Separar o lixo e reutilizar os materiais recicláveis para criar brinquedos e outros objetos úteis para a família;
  • Ensinar a doar roupas e brinquedos para evitar o consumo desnecessário.

Assim, a Semana Nacional do Meio Ambiente deve ser vista como uma oportunidade para a escola abordar temas como a preservação de recursos naturais e a conscientização ambiental.

Além da teoria, é preciso ensinar aos alunos como colocar em prática ações que irão trazer benefícios para o planeta e para a sociedade.