⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Volta às aulas: 3 dicas de como retomar a rotina escolar

Tempo estimado de leitura: minutos

13 de fevereiro de 2019

dicas-como-retomar-rotina-escolar-min

Se você não sabe o que fazer para manter o foco dos alunos nas aulas, ou como evitar as conversas paralelas, confira as dicas que a equipe do URÂNIA preparou para te ajudar a lecionar melhor nos primeiros dias após as férias:

1 – Crie um momento para a conversa sobre as férias

Quando os alunos voltam das férias é normal estarem mais agitados do que de costume. A empolgação está em dividir com os colegas tudo o que aconteceu durante o período sem aulas.

Geralmente essas conversas não acontecem apenas no intervalo, o que pode afetar as primeiras aulas do ano. A sala de aula deve ser um ambiente para trocas de experiências, mas devemos evitar que sejam feitas em grupos pequenos (panelinhas), e estimular que sejam divididas com toda a turma.

Deixar um momento reservado já no primeiro dia de aula para que essas trocas aconteçam dentro da sala de aula é uma estratégia para evitar as conversas paralelas, afinal, os alunos estarão dividindo, com todos os colegas, todas as experiências vividas durante as férias.

2 – Conecte as atividades da primeira semana a projetos relacionados às férias

Você pode criar conteúdos completamente destinados a tratar sobre o período sem aula. Isso pode ser feito em disciplinas separadas, ou em conjunto.

Nas aulas de matemática, por exemplo pode-se trabalhar cálculos sobre as despesas das férias, assim cada aluno precisará ter foco na atividade individual, pois as rendas variam. Ou ainda criar um planejamento para ajudar os alunos a ensinarem os pais a economizarem durante dois semestres, para assim ter mais dinheiro nas férias do ano seguinte.

Nas aulas de português é válido redações sobre as férias, contando os pontos altos e baixos, assim como revezamento da leitura do colega, melhorando as capacidades de escrita e pronúncia.

Em aulas de geografia é possível abordar sobre o clima de cada país do mundo durante às férias. Para as aulas de história e física pode-se estudar sobre a relação entre tempo, história e espaço, e como isso influenciou nos hábitos das pessoas durante os anos, e assim por diante.

3 – Respeite o espaço pessoal dos alunos sem desrespeitar sua atividade como professor

Você como docente terá que ter um pouco mais de paciência nos primeiros dias. Pois além da conversa paralela, há ainda o problema do sono atrasado (principalmente no turno matinal).

Graças aos horários sem muitas regras, os alunos podem voltar das férias desconectados, e o sono pode acabar promovendo atrasos no discernimento de conteúdos, por isso, tente criar atividades criativas que os mantenham atentos nos primeiros dias. Evite encher o quadro com teorias complexas, a não ser que você queira explicar tudo de novo na semana seguinte.

É claro que você também precisa saber impor o respeito em classe, se a conversa chegar em um nível desagradável, esteja pronto para ser mais firme no tom e conseguir manter a atenção da classe. Em último caso conduza os alunos que se recusam a colaborar com o silêncio à supervisão.

Lembramos também que para que essas medidas sejam efetivas é necessário o trabalho conjunto de todo o corpo docente, coordenação e direção da escola. Dessa forma, os pais precisam ser informados previamente sobre a programação especial de volta às aulas, os alunos devem ser surpreendidos e os professores precisam efetuar mudanças para incluir essas atividades no plano de aula.

Gostou do artigo? Tem alguma outra dica interessante? Compartilhe conosco!