5 características fundamentais para ser um bom diretor escolar

Tempo estimado de leitura: minutos

05-caracteristicas-fundamentais-para-ser-um-bom-diretor-escolar-min

Algumas pessoas ambicionam esse cargo apenas pelo status, mas se você não é um desses, e quer saber quais são as características fundamentais para assumir essa função com responsabilidade, descubra o é que preciso ter para ser um bom diretor escolar.

1. Responsabilidade

Esteja pronto para assumir as responsabilidades. Um líder escolar eficiente deve assumir sua função e procurar resolver os obstáculos que sua instituição possa encontrar pela frente. Abra novos caminhos e permita que os membros de sua equipe e os alunos alcancem o sucesso.

2. Ser exemplo

A melhor forma de liderar é se tornar aquilo que você cobra dos seus colaboradores. Por exemplo: se você quer pontualidade, seja pontual. Se quer organização, seja organizado. Se deseja mudanças, seja a primeira pessoa a demonstrar um bom comportamento para apoiar novas metodologias ou abraçar um novo conceito. Um bom diretor escolar nunca deve agir pelo impulso e irritar-se quando contrariado, servindo sempre de exemplo para sua equipe.

3. Percepção

É preciso reconhecer o ambiente onde está atuando. Nem todas as escolas contam com os mesmos recursos, por isso é essencial que você adeque às suas expectativas à realidade. Procure conhecer a fundo os dados sobre a escola que atua, encontre os problemas e veja o que pode ser transformado. Se você não sabe por onde começar, experimente responder a uma simples pergunta:

Qual o problema mais encontrado na minha instituição de ensino? Desinteresse? Abandono? Repetência?

Foque neste questionamento e reúna-se com a equipe pedagógica para buscar as respostas para os problemas encontrados na escola.

4. Saber delegar responsabilidades e ser grato

Acredite na inteligência coletiva. Aceite o fato de que às vezes você pode não ter todas as respostas ou tomar as melhores decisões. É muito mais eficaz contar com a inteligência coletiva de uma equipe em vez de tomar decisões ruins sozinho, por pura teimosia.

Alguém te ajudou a solucionar um problema? Seja grato! Saber reconhecer os méritos da sua equipe também faz parte das qualidades de um bom líder. Essa é uma ferramenta de gestão que garante a satisfação profissional deixando-o mais motivado para gerar maiores resultados.

5. Retribua

Por último, mas não menos importante, para um bom líder é fundamental saber como oferecer o feedback. Seja ele negativo, positivo ou apenas para ilustrar os resultados obtidos. Afinal, esse é um dos processos que pode definir como os outros entenderão a sua gestão.

Reúna-se com a sua equipe periodicamente e ofereça feedbacks sobre as atividades desempenhadas e o desenvolvimento do profissional dentro da escola, de forma individual quando for negativo, e de forma coletiva quando for positivo. As pessoas adoram ser elogiadas, e detestam se sentir humilhadas quando criticadas em público.

Você também pode gostar de ler sobre as Qualidades de um líder na gestão escolar.

Dica bônus: Foco na fluidez hierárquica

Muito mais que um cargo administrativo, é preciso entender que na era da Educação 3.0 o papel de diretor está cada vez mais desassociado do “líder isolado que ordena” e cada vez mais próximo ao de um grande gestor de pessoas, pois os processos escolares não são mais verticalizados, adotando o que a profª. Maria de Nazareth classifica como “fluidez hierárquica”.

Trata-se de uma administração horizontal que é realizada em três instâncias, abrangendo a supervisão, a direção e a orientação. Na qual o supervisor fica responsável por atuar diretamente com os professores, ilustrando as diretrizes e metodologias da escola, solucionando dificuldades, proporcionando cursos para aprimoramento e evitando o embaraço no conhecimento.

Quanto aos orientadores, eles serão responsáveis pela mediação e resolução de problemas na relação entre professor, aluno e família, buscando sempre interceder  na comunicação entre eles, para manter a harmonia. E por fim, cabe ao diretor ser um grande articulador de tudo, ele precisa estar atento a todos esses processos e participar diretamente da gestão de pessoas.

E para você, quais são as características fundamentais de um diretor? Deixe aqui nos comentários para gente.

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=UYjGp1KP1Fc