Quais funções o Pedagogo exerce?

Tempo estimado de leitura: minutos

Além dos professores e diretores, outros profissionais são essenciais para a formação dos alunos. Conheça as funções do Pedagogo e qual sua importância.

Além dos professores, uma escola também é formada por outros profissionais que não atuam diretamente em sala de aula mas são essenciais para o bom funcionamento da instituição. Um desses profissionais é o Pedagogo, que oferece suporte educacional para alunos e docentes, contribuindo diretamente para a gestão escolar. Saiba mais sobre as funções do Pedagogo e sua importância para a escola.

Quem é o Pedagogo?

O Pedagogo é um profissional especialista em educação, que atua dentro da escola nos processos ligados ao ensino e aprendizagem. É um trabalho de apoio educacional que fortalece a construção do conhecimento e está relacionado diretamente às atividades do professor. 

Onde o Pedagogo atua?

As duas principais áreas de atuação do Pedagogo são o magistério e a administração escolar. Assim, a formação em Pedagogia possibilita que o profissional atue como professor na Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano) ou em funções voltadas para a gestão escolar, como supervisão, direção ou orientação educacional.

Funções do Pedagogo

As funções do Pedagogo também envolvem a metodologia de aplicação do currículo escolar, ou seja, encontrar a melhor forma de ensinar aos alunos. Também é importante que o profissional esteja atualizado com relação aos novos conhecimentos da área e procure estimular a participação da comunidade escolar no cotidiano da instituição.

São funções do Pedagogo:

  • Participar da organização das turmas e distribuição das aulas;
  • Participar da elaboração do calendário escolar, do planejamento de ensino e da elaboração do horário escolar;
  • Organizar e coordenar os conselhos de classe;
  • Desenvolver e coordenar projetos de educação básica;
  • Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos;
  • Coordenar reformas curriculares;
  • Acompanhar a qualidade de ensino;
  • Orientar professores e alunos;
  • Aplicar avaliações educacionais;
  • Implementar diretrizes curriculares;
  • Coordenar o planejamento e aquisição de materiais didáticos.

Assim, o Pedagogo é o responsável por organizar e acompanhar o trabalho pedagógico, levando em consideração a dinâmica e a cultura de cada instituição de ensino. O Pedagogo também deve fazer a articulação entre a equipe pedagógica e os alunos.

O trabalho do Pedagogo, no entanto, não é restrito apenas à instituições de ensino e também pode ser desenvolvido em locais como presídios, orfanatos, hospitais, clínicas de psicologia, ONG’s e empresas de educação à distância. Nessas áreas, as funções do Pedagogo envolvem educação especial, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, orientação vocacional, criação de materiais didáticos, coordenação de ações e programas em ONG’s e órgãos públicos, gestão de instituições de ensino e outros. 

Formação do Pedagogo

O curso superior de Pedagogia é voltado para as áreas do magistério (ensino e aprendizagem) e administração escolar. A formação se diferencia dos cursos voltados a professores pois envolve conhecimentos mais específicos, como metodologia, planejamento, avaliação, currículo, fundamentos teóricos da educação, entre outros.

As disciplinas ensinadas variam de acordo com a universidade ou faculdade, mas alguns assuntos comuns a diversos cursos de formação de Pedagogos são Sociologia da Educação, Gestão da Educação, Psicologia da Educação, Didática, Alfabetização e Letramento, Filosofia da Educação, Técnicas de Avaliação da Aprendizagem e outros.

Assim, durante a faculdade, o Pedagogo tem uma formação bastante abrangente na área da educação, mas também existem as especializações, como cursos de Pedagogia Empresarial, Ensino à Distância, Psicopedagogia e outras.

Perfil do Pedagogo

Conheça algumas características essenciais para ser um Pedagogo de sucesso em qualquer área:

Gostar de aprender e ensinar

Antes de gostar de ensinar, tanto o professor quanto o Pedagogo precisam gostar de aprender. Lidar diariamente com o processo de aprendizagem dos alunos também é uma forma de acumular conhecimentos. Da mesma forma, o Pedagogo que trabalha em outras áreas também deve gostar de buscar conhecimento e se relacionar com as pessoas ao seu redor. 

Ser comunicativo e empático

A boa comunicação é fundamental para os profissionais da educação, que precisam saber ouvir e transmitir informações de maneira clara. Da mesma forma, a empatia é essencial para construir um bom relacionamento com os alunos e decidir a melhor forma de transmitir o conhecimento a eles. O Pedagogo também precisa saber se comunicar com pessoas diferentes, pois no dia a dia de uma escola, por exemplo, precisará interagir com professores, alunos e familiares.

Ser criativo e curioso

Da mesma forma que o Pedagogo aprende diariamente no relacionamento com os alunos, também é necessário ir atrás de conhecimentos específicos, seja para auxiliar os estudantes, professores ou funcionários da empresa. O profissional da educação deve estar sempre atualizado e buscando novos conteúdos e maneiras de ensinar. Ser criativo também ajuda no relacionamento com as pessoas e possibilita que o conhecimento seja transmitido de forma inovadora e atrativa.

Querer contribuir para a sociedade

A educação transforma o mundo e isso é o que move não só o Pedagogo, mas todos os profissionais da educação. Assim como as ações do professor em sala de aula contribuem para a sociedade, o pedagogo também influencia na formação profissional e humana dos alunos.

Gostar de lidar com pessoas

O Pedagogo que trabalha em instituições de ensino precisa lidar diariamente com todos os tipos de pessoas e suas diferentes necessidades. Além disso, mesmo o profissional que trabalha em outros segmentos deve estar preparado para se relacionar com pessoas de todas as áreas. Por isso, gostar de ouvir outras pessoas e lidar com elas é uma forma de se manter atento e se aperfeiçoar na profissão.

Dia do Pedagogo

Comemorado no dia 20 de maio, o Dia do Pedagogo foi instituído pela lei nº 13.083/2015, com o objetivo de promover a discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças e delimitar as responsabilidades de cada um. 

O Pedagogo tem um papel fundamental na formação técnica e humana de crianças e adolescentes que serão os profissionais do futuro. Assim, o dia do Pedagogo é uma forma de homenagear os profissionais que planejam e organizam a gestão escolar para promover um ensino de qualidade aos alunos.