⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Vencedores do Prêmio Educador Nota 10: conheça as escolas que utilizam o URÂNIA

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

16 de outubro de 2019

educador nota 10

O Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante Prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou seus 10 vencedores. 

A edição de 2019 teve 4.876 projetos inscritos sobre temas como protagonismo feminino e juvenil, modernidade, preconceito e projetos relacionados à gestão escolar. O prêmio, que está em sua 22ª edição, anunciou os vencedores no final de setembro, em um evento na cidade de São Paulo. 

O URÂNIA tem como missão contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação, por isso queremos parabenizar todos os vencedores, especialmente as vencedoras  Jussara C. W. Schmitz, de Gaspar (SC) e Mariana Martins Lemes, de São Paulo (SP), que trabalham em escolas que utilizam o URÂNIA para elaborar o horário escolar.

Conheça mais sobre os projetos dessas duas vencedoras:

Jussara C. W. Schmitz – Escola de Educação Básica Frei Godofredo em Gaspar (SC)

A escola em que a professora Jussara trabalha utiliza o URÂNIA desde 2003, o que otimiza o tempo de gestores, professores e possibilita o desenvolvimento de projetos como o Costurando a Matemática, que teve o objetivo de ensinar matemática de maneira contextualizada à realidade dos alunos.

O projeto envolveu duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e começou quando Jussara quis conhecer melhor seus alunos e enviou um questionário para a casa de cada um para que os pais pudessem “apresentar suas crianças”. Os dados obtidos serviram de referência para a produção e leitura de tabelas e gráficos em sala de aula. 

Não demorou para todos perceberem que em 60% das famílias havia costureiras. Em seguida, passaram a entrevistar mães e avós dos alunos em facções de costura próximas da escola para saber quantas roupas produziam por dia, a média de horas de trabalho, o valor recebido por peça e os gastos com linha e energia, por exemplo. 

Com os dados coletados nestas visitas, a professora organizou aulas para que a turma aprendesse sobre estatística, medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. 

A interação social promovida por Jussara fez as crianças valorizarem, o ofício das costureiras e a riqueza do conhecimento matemático presente no seu dia a dia.

“Ao visitarmos os locais de trabalho das costureiras, vivemos momentos de valorização à sua profissão e de aprendizado para os alunos, pois a riqueza do conhecimento matemático estava bem diante de nós”.

Jussara C. W. Schmitz, vencedora do Prêmio Educador Nota 10

Mariana Martins Lemes – Escola Estadual Professor Jácomo Stávale em São Paulo (SP)

A professora Mariana venceu o Prêmio Educador Nota 10 com o projeto Agricultura no Brasil, que envolveu as áreas de Geografia, Ciências, História, Língua Portuguesa e Artes. A escola que realizou esse projeto é cliente URÂNIA desde 2006 e elabora o horário escolar de forma rápida e fácil. 

O projeto transdisciplinar partiu de uma questão-problema comum: qual modelo agrário deveria receber mais incentivos do governo federal brasileiro nos próximos anos, o agronegócio ou a agricultura sustentável? Em grupos colaborativos definidos pela professora, os alunos foram se mobilizando em torno de atividades envolvendo metodologias ativas e propostas ao longo de um bimestre. 

Estudaram o papel da agricultura desde a formação do país (em História), seu atual impacto para a economia, a sociedade e o meio ambiente (em Geografia), as diferentes técnicas envolvidas na produção agrária, como as sementes são modificadas (em Ciências), culminando na produção de um artigo de opinião (em Língua Portuguesa), no qual reuniram argumentos e se posicionaram sobre o assunto. 

Os avanços na compreensão dos conteúdos e na escrita ficaram evidentes nos cadernos de registro personalizados dos estudantes. Eles formaram uma visão ampliada e crítica dos principais conflitos e desigualdades socioespaciais da agricultura, e perceberam como a questão urbana e rural são indissociáveis no Brasil.

“Os alunos se expressaram com conhecimento e liberdade, argumentando com base no que estudaram nas várias disciplinas envolvidas no projeto. E ainda puderam entender o seu próprio processo de aprendizagem.”

Mariana Martins Lemes, vencedora do Prêmio Educador Nota 10

Nós da equipe URÂNIA queremos parabenizar as vencedoras e reafirmar nosso compromisso com a educação de qualidade. Ficamos muito felizes de ver nossos clientes mudando a educação e a vida de milhares de alunos!