⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

#ProjetosInspiradores: alunos de escola pública de Curitiba são premiados em torneio de robótica

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

9 de abril de 2020

Entre uma lição de português e outra de matemática, os alunos da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, em Curitiba, também montam robôs e solucionam problemas de astronautas. Essas atividades extracurriculares são resultados das oficinas de robótica educacional e robótica de alta performance, na qual os estudantes se preparam para participar de torneios. O prêmio mais recente da Equipe Conectados foi o Torneio Regional de Robótica First Lego League, em fevereiro deste ano.

Para a temporada 2019/2020, o tema do torneio foi City Sharper, em que o desafio é criar novas formas de  construir cidades cada vez melhores. No campeonato, o projeto é avaliado em três áreas: desafio do robô, trabalho em equipe e projeto de pesquisa de acordo com o tema da temporada. 

A equipe Conectados venceu o 1° lugar da etapa regional na categoria design do robô, com o projeto de um sistema de aproveitamento de energia para ser instalado em veículos elétricos. Esse sistema é um mecanismo energético, que engloba a geração de energia fotovoltaica e um dispositivo acoplado na roda do veículo que é associado ao sistema de frenagem. Dessa forma, é possível aproveitar o giro da roda e fazer o autoabastecimento do veículo.

Equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva.
Foto: Divulgação

Porém, esse não foi o primeiro troféu que os alunos trouxeram para a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva. Na temporada 2018/2019 eles conquistaram uma vaga para a etapa internacional do torneio com a pesquisa “Into Orbit” e estiveram no Líbano representando a escola pública brasileira, conquistando o terceiro lugar na categoria design do robô.

Equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, recebendo o prêmio pelo 3º terceiro lugar.
Foto: Divulgação

Este projeto com alcance internacional partiu do princípio de que os ciclos dos dias e das noites são mais curtos no espaço e isso afeta o sono e a saúde mental dos astronautas. Para resolver esse problema, foi desenvolvida uma loção de lavanda que ao entrar em contato com a pele, ajuda na regulação do sono.

Segundo a professora Joselene, participar de torneios nacionais e internacionais ajuda os alunos a ampliarem seus horizontes e faz com que conheçam de perto os melhores projetos do Brasil. 

“Para os estudantes foi maravilhoso conhecer outros costumes e culturas. Eles tiveram experiências únicas, trocaram informações com estudantes de diversos lugares do mundo e conquistaram novas amizades que mantêm até hoje”

Joselene da Costa Vaz – Professora responsável pelo projeto de robótica na Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva

Robótica educacional e de alta performance

A Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, usuária do URÂNIA desde 2003, atende alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e participa do projeto robótica nas escolas desde 2004. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Curitiba, que realiza o investimento em tecnologia e treinamento.

O projeto é dividido em dois níveis: os alunos do 1° ao 5° ano têm aulas de robótica educacional em período de aula, junto aos componentes curriculares. A partir do 6° ano, a escola oferece oficinas de robótica educacional e robótica de alta performance para as equipes que vão atuar em torneios.

Para isso, a escola faz uma seleção entre os alunos que demonstram interesse, pois o projeto exige muita dedicação e persistência. Os candidatos passam por um processo seletivo que envolve dinâmicas de grupo e devem apresentar um projeto inovador com um produto criado pelo estudante. Após a seleção, os estudantes passam a participar de competições com escolas públicas e particulares de diversos locais. 

Equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva.
Foto: Divulgação

Para a professora Joselene, essa oportunidade gera um grande aprendizado, pois os alunos compartilham conhecimento com as outras equipes e falam dos seus projetos, mas também aprendem a escutar os outros. 

“A equipe se torna uma família e eles percebem que o que importa é o trabalho realizado durante todas as etapas, que não é a classe social que determina o melhor projeto e sim o esforço de toda uma equipe”.

Joselene sobre as experiências vividas pelos alunos durante as competições.

De acordo com a professora responsável, os pais dos alunos também valorizam o projeto, pois reconhecem a oportunidade de desenvolvimento social e emocional das crianças. Além disso, elas também ampliam seu repertório cultural, pois conhecem pessoas e lugares diferentes, o que proporciona o crescimento pessoal e novas experiências.

O projeto permite ainda que os alunos explorem diferentes áreas do conhecimento, pois precisam resolver problemas matemáticos e de interpretação de textos durante as competições. A professora também conta que muitos estudantes, quando saem da escola, buscam se aprofundar no tema e começam a fazer cursos técnicos e faculdades de engenharia ou áreas relacionadas. 

Além  disso, a pesquisa científica está presente em todas as etapas das competições e é explorada no tema da temporada, permitindo uma produção de conhecimento que encanta os participantes. 

“A robótica desenvolve a capacidade de resolução de problemas, tanto sociais como emocionais e de relacionamento. Ela prepara os estudantes para a vida, pois aprendem a socializar e a conviver sob pressão.”

Joselene da Costa Vaz sobre o impacto da robótica na vida dos alunos.

A missão do URÂNIA é contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação e acreditamos no poder da tecnologia para construir um futuro melhor e mais sustentável. Por isso, apoiamos iniciativas inspiradoras em todo o país, como a oficina de robótica da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva.

Você conhece outros #ProjetosInspiradores na área da educação? Envie sua sugestão e nós iremos entrar em contato para ajudar a divulgar essa iniciativa e inspirar cada vez mais pessoas!