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Entenda o conceito de Educação 4.0

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Manter os alunos interessados na aula em um mundo cada vez mais digital não é uma tarefa fácil. A escola e os professores precisam se adaptar à realidade das novas gerações e aproveitar os recursos disponíveis para incentivar o aprendizado. Nesse sentido, a Educação 4.0 é um movimento que está revolucionando o processo de ensino e aprendizagem em todo o mundo.

O que é Educação 4.0?

A Educação 4.0 é a adoção da internet das coisas, inteligência artificial, machine learning, robótica e diversas outras tecnologias que podem ser usadas para desenvolver a aprendizagem. Essas tecnologias foram aos poucos adotadas no dia a dia das pessoas com impacto sobre a economia, política, relações sociais e mercado de trabalho.

Nesse cenário, a Educação 4.0 é um reflexo da Indústria 4.0, também chamada Quarta Revolução Industrial, que surgiu para indicar fábricas inteligentes que utilizam recursos inovadores em seus processos.

Com a criação de novas profissões e a demanda por habilidades específicas, a escola também precisou se adaptar e utilizar a tecnologia a favor do aprendizado. Portanto, a Educação 4.0 surge como uma proposta de ensino e aprendizagem adaptada às demandas atuais do mercado de trabalho.

Assim, o futuro da educação deve considerar tudo o que envolve a indústria de novas tecnologias, como:

  • As novas mídias e big data (análise e interpretação de grande volume de dados);
  • As máquinas inteligentes, sistemas robotizados e automações de todos os tipos;
  • A obrigação constante de desenvolvimento de novas habilidades;
  • A conectividade global e maior acesso ao conhecimento;
  • A velocidade de surgimento das inovações.

O objetivo é que os alunos sejam orientados pelos professores a criarem autonomia no aprendizado e construírem o próprio conhecimento. Para isso, as salas de aula se tornam locais para o desenvolvimento de competências a partir de pesquisas e troca de ideias entre os docentes e os estudantes. 

A partir da interação e da colaboração mútua, as experiências colaborativas se tornam a base do conhecimento, no lugar da simples replicação de conteúdo dos modelos vigentes. A valorização da vivência dos alunos também ajuda na formação de novos cidadãos e no desenvolvimento de competências socioemocionais.

O que muda com a Educação 4.0?

A mudança no modelo da educação é baseada no conceito de learning by doing, ou seja, aprender fazendo. A ideia é que o foco do ensino seja na utilização de recursos tecnológicos para criar um ambiente de interação, experimentação e coletividade.

Com a utilização de novas tecnologias no processo educacional, a tendência é que a experiência de aprendizagem também seja personalizada. Os interesses dos alunos e os temas mais atraentes para cada um irão conduzir o aprendizado, ampliando também os currículos das escolas.

Na prática, a Educação 4.0 já está acontecendo em todo o mundo. Diversas escolas e universidades estão adotando novos modelos de metodologias ativas com base na personalização do ensino, incentivo à experimentação dos alunos e a integração entre o ambiente online e a sala de aula.

Com isso, a tecnologia irá impactar todos os envolvidos no dia a dia da escola, pois os professores terão acesso a dados detalhados que permitem o monitoramento das atividades dentro e fora da escola, para aprimorar cada vez mais as avaliações e experiências de ensino.

Assim, implementar a Educação 4.0 nas escolas vai além de atender às exigências do mercado de trabalho, pois também funciona como uma forma de aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento. Ao receberem autonomia, eles passam a se engajar na busca por soluções de problemas reais e trocam experiências uns com os outros. 

O URÂNIA acredita no poder da tecnologia para facilitar a rotina escolar e incentivar a busca pelo conhecimento. Por isso, há mais de 30 anos oferece a melhor solução para a elaboração do horário escolar. 
Agora que você já sabe o que é Educação 4.0 e como colocá-la em prática, saiba mais sobre os benefícios de incentivar o protagonismo dos alunos.