☣️ COVID-19 ☣️ atendimento durante a quarentena: Seg a Sex das 09h às 18h | exclusivamente por CHAT, WhatsApp e e-mail

5 dicas para montar um horário escolar efetivo

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

No início do ano letivo, os alunos e professores recebem as tabelas com os horários das aulas. No entanto, muitos não entendem que, montar um horário escolar efetivo, é um trabalho complexo e demorado – muitas vezes, o gestor escolar deixa, inclusive, de aproveitar suas férias para elaborar a grade.

O horário é essencial para a organização da escola, pois contém os períodos em que cada professor terá aula e em qual turma. Para montar um horário escolar efetivo também é preciso considerar a utilização de espaços coletivos, atividades extra curriculares e pedagógicas e muitos outros detalhes.

Assim, para ajudar você a entender como montar um horário escolar efetivo, reunimos 5 dicas para facilitar esse processo. 

1. Entenda a importância do horário escolar

É fundamental que o gestor tenha consciência de que todo o funcionamento da escola depende da organização adequada dos horários, que impactam o dia a dia de alunos, professores e da gestão escolar como um todo. Entre os benefícios de um horário de qualidade, estão:

  • Escola organizada desde o primeiro dia de aula;
  • Redução de conflitos entre professores e gestores por insatisfação com os horários;
  • Aumento da qualidade de vida dos profissionais;
  • Tempo para se dedicar a outras atividades da escola;
  • Respeito à disponibilidade dos professores;
  • Aumento da motivação de professores e alunos dentro e fora de sala de aula;
  • Melhora da performance dos estudantes;
  • Controle sobre a utilização de ambientes coletivos, como quadra de esportes, laboratórios, auditórios etc.;
  • Redução de gastos com janelas na grade dos professores.

Além disso, um horário escolar bem estruturado melhora a qualidade do ensino da instituição, já que professores satisfeitos têm mais ânimo para lecionar e isso reflete no  rendimento dos alunos. 

Ao distribuir as disciplinas pensando no desempenho dos alunos, também é possível reduzir a evasão escolar por insatisfação com a instituição.

Se você quer saber por onde começar, confira nosso post com o passo a passo para elaborar um bom horário escolar.

2. Não deixe para a última hora

Para montar um horário escolar efetivo é preciso levar em conta diversos fatores, como a disponibilidade dos professores, a utilização de espaços coletivos da instituição e a distribuição adequada das disciplinas. 

Por isso, encontrar a solução ideal demanda muito tempo, que em geral é distribuído ao longo de meses de trabalho. 

Se a grade for elaborada manualmente, o tempo gasto para organizar e reorganizar as disciplinas é ainda maior. Assim, muitos gestores começam a montar o horário ainda no ano anterior ou perdem tempo das férias para garantir que tudo estará pronto antes do início das aulas – o que nem sempre é possível e muitas escolas começam o ano com uma grade provisória.

Para evitar essa situação é importante começar a organizar o horário o mais cedo possível, já que é comum ter professores que trabalham em várias instituições de ensino e podem dar aulas apenas em dias predeterminados. Começar a montar a grade a partir dessas limitações é uma forma de evitar reajustes futuros.

Além disso, ao apresentar o horário dos professores com antecedência é possível que o docente utilize essa grade como base para definir seu cronograma nas outras escolas que leciona. Dessa forma, reduz a necessidade de alterações e não prejudica a disposição das aulas da sua instituição.

Confira outros motivos para antecipar a montagem do horário escolar no nosso artigo.

3. Considere todas as variáveis ao montar um horário escolar

Para garantir a qualidade do horário escolar é preciso levar em conta todas as variáveis como disponibilidade dos professores, disposição das disciplinas na grade e desempenho dos alunos. 

Por isso, o primeiro passo para montar um horário escolar efetivo é determinar quais desses valores são essenciais e quais são desejáveis para a sua escola: pessoal, mercadológico, financeiro e pedagógico. 

Com as prioridades definidas, você pode começar a levantar as informações que serão utilizadas para criar a grade:

  • Turnos em que a escola estará em atividade;
  • Número total de turmas divididas por nível de ensino e período;
  • Carga horária semanal e grade curricular das turmas;
  • Professores e suas respectivas disciplinas;
  • Disponibilidades e preferências de cada educador;
  • Quantidade de salas ambientes ou quadra de esportes.

Esses são apenas os dados básicos para começar a elaborar a grade horária. Dependendo da prioridade da sua instituição, podem ser necessárias outras informações mais específicas. 

Dessa forma, ao levar em consideração as necessidades dos professores, a gestão escolar demonstra que respeita e valoriza esses profissionais que são essenciais para uma escola de qualidade.

Começar a montagem do horário a partir da disponibilidades dos professores também permite a otimização do tempo e a redução do deslocamento entre uma escola e outra. Com isso, os profissionais podem se planejar e ter mais tempo livre para descansar, passar tempo com a família ou investir em cursos para aprimorar sua formação.

Além disso, a disposição das disciplinas tem forte influência na motivação e satisfação dos professores e alunos. Ao equilibrar conteúdos teóricos e práticos, por exemplo, é possível tornar as aulas mais dinâmicas e melhorar o desempenho pedagógico dos estudantes.

É importante que todas as variáveis sejam consideradas e planejadas com antecedência para montar um horário escolar voltado a aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

4. Otimize o processo

Como você já viu, a elaboração do horário escolar é bastante complexa e demanda tempo para ser realizada da melhor forma possível. 

Por isso, antigamente os gestores e professores demoravam meses para criar manualmente a grade usando papel e caneta. Quando algum docente se aposentava, ou tirava licença médica, o processo era feito mais uma vez e demandava ainda mais tempo.

Hoje em dia já não precisa ser assim!

Com a tecnologia, montar um horário escolar efetivo pode ser rápido e fácil, Ao utilizar um software, é possível levar em consideração todos os fatores que influenciam na rotina da instituição. 

Confira algumas dicas para facilitar a elaboração da grade horária e mantenha sua escola organizada a partir do primeiro dia de aula.

5. Utilize um programa para fazer o horário escolar

Para reduzir os erros e evitar alterações na grade, é preciso levar em conta diversas variáveis ao elaborar o horário escolar e combiná-las de forma a satisfazer os professores e priorizar o aprendizado dos alunos. 

No entanto, dependendo do tamanho da escola, é quase impossível fazer essa tarefa manualmente.

Uma das grandes vantagens de um sistema para elaborar os horários é a utilização de uma inteligência artificial com capacidade de processamento de informações muito maior e mais rápida do que o cérebro humano. 

Assim, utilizar um software é a forma mais inteligente e prática de montar um horário escolar efetivo em pouco tempo.

O horário escolar é um dos elementos mais importantes da gestão escolar, pois impacta diretamente no dia a dia de professores e alunos de todas as turmas da instituição. 

O URÂNIA é um software com mais de 30 anos de experiência em elaboração de horários escolares de instituições de todos os tamanhos. O algoritmo analisa todas as variáveis necessárias para garantir o desempenho pedagógico e a qualidade de vida dos profissionais envolvidos na rotina escolar.

Com o URÂNIA, você:

  • Monta um horário escolar efetivo e de qualidade;
  • Determina os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elabora o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores entre elas;
  • Indica a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia etc.);
  • Limita o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalha com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Define turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controla a utilização de ambientes coletivos (quadra de esportes, salas ambientes, laboratórios, auditórios etc.);
  • E muito mais!

O URÂNIA é o mais completo software de elaboração de horário escolar, presente em mais de 5 mil instituições de ensino em todo o Brasil. 

Nossa missão é contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação e, para isso, usamos a melhor tecnologia para você montar um horário escolar efetivo. Para saber mais, entre em contato conosco.