5 dicas para montar um horário escolar efetivo

Tempo estimado de leitura: minutos

05-dicas-para-montar-um-horario-escolar-efetivo

Antigamente, antes do advento dos computadores, para elaborar o horário era necessário muito esforço e tempo. O gestor responsável deveria distribuir a carga horária de cada turma e ainda considerar as disponibilidades dos professores, choques de disciplinas e o uso de ambientes coletivos.

Além, é claro, dos desagradáveis imprevistos, como licenças médicas, aposentadorias, que poderiam causar alterações na grade, fazendo com que tudo que já estava pronto fosse apagado e reescrito. Dá para imaginar esse pesadelo?

Ainda bem que atualmente existem “atalhos” tecnológicos para não sofrer tanto. No artigo de hoje a equipe do URÂNIA preparou para você cinco dicas para montar o horário escolar de forma mais rápida e assertiva, confira a seguir!

Primeira dica: Tenha consciência da importância dessa função

É fundamental que o gestor tenha consciência de que todo o funcionamento da escola depende da organização correta dos horários. Essa função é essencial tanto para as aulas quanto para os professores, alunos, e até mesmo para melhorar a sua gestão escolar. Entenda o por quê:

  • Ordem: Os professores necessitam de organização para ministrar as suas aulas com mais foco;
  • Amplia os campos: A escola precisa ter devidamente distribuídos os ambientes únicos da escola que as disciplinas compartilham, tais como quadras, laboratórios, garantindo assim que os docentes possam utilizá-los sempre que necessário;
  • Economia: Já para a gestão da escola, o quadro de horário representa a organização da Instituição e quando sua elaboração leva em consideração a redução  de horários vagos — ou janelas — previne gastos desnecessários com o tempo ocioso do professor;
  • Mais qualidade na educação: Tudo isso faz com que os alunos também sejam beneficiados. Afinal, professores satisfeitos tem mais ânimo para lecionar. Além disso, distribuir as disciplinas pensando no melhor rendimento dos alunos, pode trazer vários benefícios ao aprendizado.

Por esses motivos, um horário escolar bem elaborado garante a harmonia entre todos na instituição.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Preparamos um artigo completo ensinando passo a passo como fazê-lo. Confira neste link.

Segunda dica: Não deixe para a última hora

Com a chegada dos últimos meses do ano, é muito comum que toda equipe pedagógica, e, em especial, os gestores das instituições escolares, comecem a se preparar para o novo ano letivo.

Ao montar a grade escolar com antecedência a escola pode se beneficiar muito, principalmente em escolas que dividem professores com outras instituições. Isso por que a disponibilidade dos professores é um dos maiores problemas na hora de montar a grade. Quanto antes sua escola sair na frente para gerar os horário, maior será a disponibilidade em lecionar dos seus professores.

Por isso é fundamental priorizar a montagem dos horários.

Se precisar de mais ajuda você pode encontrar mais informações sobre o tema no artigo: Como antecipar a montagem do horário escolar.

Terceira dica: Encontre atalhos para fazer isso mais rápido!

Sabemos que essa tarefa não é fácil, por isso criamos um E-book para te ajudar. Esse livro é composto de um passo a passo e diversas dicas para facilitar o planejamento da sua grade escolar. Faça o Download Gratuito e descubra.

Se você quiser saber mais à respeito do nosso E-book antes de fazer o download, pode consultar informações à respeito no artigo [E-book] Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu

Quarta dica: Considere o número máximo de variáveis possíveis para minimizar os transtornos com a grade

Se você não sabe por onde iniciar, comece determinando quais valores são essenciais e quais são desejáveis para sua escola: pessoal, mercadológico, financeiro ou pedagógico? Não tem ideia do que estamos falando? Consulte o artigo completo e aprenda a diferenciar cada um.

Após determinar as prioridades, separe as informações que serão úteis na criação de sua tabela:

  • Turnos em que a escola estará em atividade;
  • Número total de turmas divididas por nível de ensino e período;
  • Carga horária semanal e grade curricular das turmas;
  • Professores e suas respectivas disciplinas;
  • Disponibilidades e preferências de cada educador;
  • Quantidade de salas ambientes ou quadra de esportes.

Esses são apenas os dados básicos para iniciar sua grade. Dependendo da prioridade de sua instituição, a lista pode ficar ainda mais extensa e complexa.

Se você achou complicado até aqui, e já desistiu da ideia de fazer manualmente todas essas etapas sozinho, saiba que existe uma solução eficaz, desenvolvida especificamente para sanar seus problemas relacionados à criação de horários.

Quinta dica: Permita que o URÂNIA te ajude nessa função!

Para criar um horário é preciso que você considere o número máximo de variáveis possíveis, para minimizar assim, os transtornos com a grade, dependendo da demanda da sua Instituição de ensino elas podem ser milhares, o que torna quase impossível fazer essa atividade manualmente.

Uma das grandes vantagens do uso da inteligência artificial para elaboração de horários é a capacidade de processamento de informações, muito mais rápida e precisa que o cérebro humano. Por isso, recorrer ao uso de um software é uma forma inteligente e prática de montar horários escolares.

O URÂNIA, um software especialista em elaboração de horários, é a solução para montar a grade de forma rápida e efetiva, e, principalmente, respeitando os elementos citados acima e muitos outros, que trarão benefícios diretos aos seus professores, alunos e equipe de gestão.

Confie no trabalho de quem já resolve os problemas com horários escolares em mais de 5700 Instituições de Ensino em todo o Brasil! Conte com a ajuda do URÂNIA para elaborar grades de forma eficiente e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula. Acesse o nosso website e saiba mais!