☣️ COVID-19 ☣️ atendimento durante a quarentena: Seg a Sex das 09h às 18h | exclusivamente por CHAT, WhatsApp e e-mail

Como manter a motivação dos alunos em sala de aula

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O processo de ensino e aprendizagem é complexo e depende de vários fatores, como a dedicação dos professores, o apoio da gestão escolar e a motivação dos alunos. Assim, todos precisam atuar em conjunto para que a escola possa atingir seu potencial e conquistar os melhores resultados.

Manter a motivação dos alunos e o interesse nos conteúdos ensinados em sala de aula é uma tarefa difícil, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Nessa época, os alunos passam pelas transformações da adolescência e têm mais chances de perder o interesse nos estudos.

Segundo uma pesquisa feita pela FGV, 40% dos estudantes que abandonam os estudos têm como motivo principal a falta de interesse pelo que é ensinado. A dificuldade de acesso à escola, a necessidade de trabalho e geração de renda também são algumas causas para a evasão escolar no país.

Assim, a falta de motivação dos alunos é uma questão séria que pode trazer diversas consequências para a escola como um todo.

Nesse cenário, encontrar novas formas de motivar os alunos contribui para a construção de um ambiente mais agradável, o que melhora o aprendizado e ajuda a evitar a evasão escolar.

Uma das maneiras de fazer isso é tornar as aulas mais interessantes e colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, é possível desenvolver habilidades socioemocionais e ensinar autonomia, pensamento crítico e outros valores que auxiliam a formar cidadãos mais conscientes e participativos na sociedade.

O horário escolar tem um papel muito importante na motivação dos alunos, já que a má distribuição das disciplinas deixa os estudantes cansados, sobrecarregados e com baixo rendimento. Esses fatores aumentam a insatisfação e prejudicam o aprendizado de toda a turma.

Uma grade equilibrada e adaptada às necessidades de cada escola ajuda a melhorar a rotina dos estudantes, que passam a se dedicar mais aos estudos.

Como o URÂNIA contribui para a motivação dos alunos?

Criar um ambiente agradável e que tenha como prioridade o ensino e a aprendizagem é o primeiro passo para aumentar a motivação dos alunos. 

Assim, a qualidade do ensino deve ser a prioridade da escola e, para isso, a tecnologia oferece as melhores ferramentas para facilitar a rotina de professores, alunos, gestores e demais funcionários.

O URÂNIA é um software de horário escolar feito para facilitar o trabalho dos profissionais da área de educação. Por isso, a Geha, empresa desenvolvedora do URÂNIA, cumpre sua missão de contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação.

A partir de valores como, respeito, transparência, comprometimento, ética e sustentabilidade, o sistema foi criado para proporcionar uma solução completa, que respeite os interesses e atenda às necessidades de todos os envolvidos no dia a dia da escola.

Confira alguns benefícios do URÂNIA para a motivação dos alunos:

1. Melhor aproveitamento da carga horária

Cada disciplina tem uma carga horária e cada professor precisa cumprir suas horas-atividades conforme as disciplinas definidas pela instituição.

Assim, combinar esses fatores e ainda garantir a qualidade da grade não é uma tarefa fácil. Se elaborado manualmente, o horário demanda tempo e esforço que poderiam ser dedicados a outras atividades, como aumentar a motivação dos alunos.

Com o URÂNIA, o horário escolar é feito de forma rápida, fácil e com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Dessa forma, é possível começar o ano letivo com a grade definitiva, aproveitando ao máximo a carga horária para garantir o aprendizado dos alunos.

2. Equilíbrio na distribuição das disciplinas

O horário escolar influencia diretamente o aprendizado, já que as disciplinas devem ser alocadas para evitar que os alunos fiquem sobrecarregados e possam aproveitar as aulas. 

A grade também deve levar em consideração a disponibilidade dos professores, já que muitos trabalham em mais de uma instituição ou dão aulas em sedes diferentes da mesma escola.

Assim, o URÂNIA oferece diversas opções de disposição das disciplinas para otimizar o tempo das aulas e permitir que o professor realize atividades mais aprofundadas ou que demandam mais tempo.

Com a distribuição das disciplinas por peso, é possível evitar o acúmulo de aulas de uma mesma área de conhecimento e oferecer todas as condições necessárias para motivar os alunos a aprender.

3. Melhora do rendimento dos alunos

Em um horário escolar mal elaborado, é comum a mesma disciplina ficar sempre nas primeiras ou últimas aulas do dia. 

Esse desequilíbrio na grade pode gerar excesso de faltas entre os alunos que chegam atrasados ou saem mais cedo. Além disso, as disciplinas alocadas com frequência após o intervalo ou aulas de educação física tendem a ter mau aproveitamento devido ao cansaço e agitação dos alunos.

Por isso, é importante contar com uma inteligência artificial como o URÂNIA, desenvolvido para manter o equilíbrio das disciplinas, respeitar a disponibilidade dos professores e melhorar o rendimento dos alunos.

4. Diminuição da evasão escolar

A evasão escolar é um dos grandes desafios de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. Para evitar que os alunos abandonem os estudos é preciso mantê-los motivados e engajados com o conteúdo das aulas. 

O horário escolar tem um papel fundamental nessa questão, já que a distribuição correta das disciplinas evita que professores e alunos fiquem sobrecarregados.

Com o URÂNIA, é possível estimular os alunos e melhorar seu aprendizado, já que o software considera dezenas de elementos pedagógicos para equilibrar a disposição das disciplinas e manter o interesse dos estudantes.

5. Aumento dos índices de aproveitamento

A motivação dos alunos é um dos principais fatores para o aprendizado, por isso os professores e gestores se dedicam a criar um ambiente propício para que os estudantes desenvolvam seu potencial.

Uma das formas de fazer isso é investir na elaboração de um horário escolar de qualidade, feito para estimular o aprendizado. Assim, ao priorizar uma grade equilibrada, a instituição também melhora seus índices de aproveitamento, já que alunos descansados e motivados têm notas mais altas.

O horário escolar também facilita o dia a dia da escola como um todo, pois, em casos de faltas de professores, licenças médicas, greves e outras situações de emergência, é possível fazer substituições em tempo real sem prejudicar o andamento das aulas. 

Além disso, o horário elaborado pelo URÂNIA pode ser alterado a qualquer momento para garantir que a carga horária anual seja cumprida sem a perda de dias letivos.

6. Integração com a comunidade escolar

Outro ponto essencial para a motivação dos alunos é contar com o apoio de pais e responsáveis para garantir seu aprendizado. Com o URÂNIA, os estudantes melhoram seu desempenho, o que atrai a família e a comunidade para a escola e cria oportunidades de diálogo.

A integração é importante para criar um relacionamento saudável entre os membros da escola e encontrar novas formas de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. 

Além disso, a economia de tempo gerada pelo software possibilita que professores e gestores organizem atividades extracurriculares e possam se dedicar a outros projetos em conjunto com a comunidade escolar.

O URÂNIA tem mais de 30 anos de experiência no mercado da educação brasileira e atende a mais de 5 mil escolas em todo o Brasil. Com o software, você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes coletivos (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais!

Agora que você já conhece novas formas de aumentar a motivação dos alunos, conheça mais sobre o URÂNIA e encontre a solução completa para a sua instituição de ensino.