Descubra por que sua escola precisa utilizar um software para fazer o horário escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

descubra-porque-sua-escola-precisa-utilizar-um-software-para-fazer-o-horario-escolar-min

Antes do início do ano letivo os professores e gestores precisam realizar diversas atividades para deixar a escola organizada e preparada para a chegada dos alunos. Uma dessas tarefas é a elaboração do horário escolar, essencial para o dia a dia da instituição. Assim, para otimizar o tempo de todos os envolvidos, muitas escolas utilizam um software de horário escolar para garantir a qualidade da grade.

No entanto, diversas instituições de ensino ainda criam o horário de forma manual, seja com planilhas ou mesmo utilizando papel e caneta. Por isso, muitas vezes a pessoa responsável pela sua elaboração precisa trabalhar durante as férias para dar conta desta e de outras atividades. Nesse sentido, o software de horário escolar traz diversos benefícios para todas as áreas da instituição.

Um software de geração do horário escolar é um programa que utiliza algoritmos para automatizar o processo de elaboração das grades de uma instituição de ensino.

Criado especificamente para facilitar os cálculos combinatórios entre disciplinas, professores e turmas, este sistema é capaz de elaborar horários de forma muito mais rápida do que o cérebro humano. Além disso, aumenta a qualidade do resultado final pois analisa a grade de vários pontos de vista, levando  em consideração todos os fatores necessários.

Antes desses programas existirem, os horários escolares eram feitos manualmente e poderiam demorar semanas para ficar prontos, tomando muito tempo de gestores e profissionais responsáveis por essa atividade. 

Por isso, muitas escolas que ainda não automatizam esse processo, iniciam o ano letivo sem uma grade definitiva ou com um horário mal estruturado, o que gera uma série de problemas para o dia a dia da instituição.

Conheça os problemas mais comuns de um horário mal estruturado:

  • Desperdício de tempo dos gestores e responsáveis pela elaboração do horário escolar

Em escolas que elaboram a grade horária manualmente, geralmente o processo funciona da seguinte forma: a pessoa responsável por elaborar o horário pede aos professores para enviarem suas disponibilidades e como preferem dar aulas. 

A partir disso, é preciso alocar cada professor em suas respectivas turmas levando em consideração a disponibilidade dos docentes e a carga horária das disciplinas em cada turma e turno.

Essa tarefa, além de complexa, é de grande responsabilidade, então esse processo pode levar até mesmo semanas e, muitas vezes, ocupar o período das férias do profissional ou deixá-lo sobrecarregado.

  • Alunos cansados e desmotivados

A disposição das disciplinas pode afetar diretamente a motivação e o engajamento dos alunos em sala de aula. Ao alocar as aulas de uma disciplina sempre após as  aulas de Educação Física, por exemplo, o desempenho dos discentes pode ser prejudicado, uma vez que os alunos ficam muito cansados, consequentemente reduzindo seu rendimento nas próximas aulas.

Da mesma forma, colocar muitas disciplinas da mesma área do conhecimento (como Matemática e Física, por exemplo) no mesmo dia deixa os alunos muito cansados e sem conseguir assimilar todo o conteúdo.

  • Professores sobrecarregados e com baixa produtividade em sala

A maioria dos professores precisa dar aulas em mais de uma escola ou sedes diferentes da mesma instituição. Por isso, muitas vezes são impossibilitados de lecionar em determinados dias ou horários. Esses fatores devem ser levados em consideração ao elaborar o horário escolar para evitar que o docente se atrase e possa organizar sua rotina da melhor forma possível.

Desrespeitar a disponibilidade dos professores também pode gerar atritos entre eles e os gestores, aumentando a insatisfação com a escola e reduzindo a produtividade em sala de aula.

  • Escola desorganizada

A organização da escola é um dos fatores mais importantes para uma boa gestão escolar, pois influencia em todos os aspectos do dia a dia da instituição. Um horário mal estruturado prejudica o processo de ensino e aprendizado, além de dificultar as tarefas de gestão e distribuição de espaços como quadra de esportes, laboratório, auditório e outros.

Além disso, a falta de organização da escola pode prejudicar  o cumprimento da carga horária das disciplinas e dificultar a criação de atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares e outras iniciativas.

  • Aumento dos gastos com janelas e horários ociosos

É considerada janela uma aula vaga no horário do professor entre duas outras aulas ministradas no mesmo turno e, em alguns lugares, a escola precisa remunerar os docentes por este tempo fora da sala de aula. Por isso, ao elaborar o horário escolar, os gestores buscam reduzir a quantidade de janelas para evitar gastos desnecessários.

Como nós já dissemos, criar a grade horária é uma tarefa bastante complexa pois precisa levar em conta diversos fatores que impactam diretamente no dia a dia da escola. Dessa maneira, é preciso diminuir as janelas e distribuí-las de forma estratégica para equilibrar os interesses dos professores e da escola.

Benefícios de utilizar um software de horário escolar

Elaborar o horário escolar é uma tarefa muito importante e que tem impacto direto sobre o trabalho de professores, gestores e alunos. Por isso, é importante que seja feito com cuidado para garantir que as disponibilidades dos professores serão respeitadas sem afetar outros fatores envolvidos na gestão escolar.

Nesse sentido, um software de horário escolar é a solução ideal para garantir que todas as variáveis serão levadas em consideração para privilegiar o processo de ensino e aprendizagem na instituição. 

O algoritmo utilizado pelo sistema pode ser personalizado de acordo com as necessidades da escola e permite ainda que o horário seja alterado sempre que necessário, de forma rápida e fácil.

Confira alguns benefícios de utilizar um software de horário escolar:

  • Auxilia os professores, pois leva em consideração as demandas de cada um e aumenta sua satisfação com a instituição de ensino;
  • Influencia o desempenho dos alunos, evitando que conteúdos maçantes sejam lecionados de forma consecutiva, favorecendo o foco e o aprendizado;
  • Melhora a gestão escolar como um todo, permitindo que os funcionários responsáveis pela elaboração do horário possam se dedicar a outras atividades;
  • Elimina as janelas entre as aulas dos professores, reduzindo os custos com tempo fora de sala de aula;
  • Aumenta a eficiência da organização, permitindo a elaboração de várias opções até encontrar a solução ideal;
  • Permite que o horário seja alterado sempre que necessário em casos de troca de professores, desligamentos e outras situações;
  • Possibilita a integração com outros sistemas de gestão escolar, facilitando a troca de informações.

A realização de atividades cotidianas, como resolução de janelas dos horários, gerenciamento de ambientes, entre outros problemas comuns do dia a dia, ocupam grande parte do tempo dos profissionais. Com a tecnologia, é possível automatizar tarefas burocráticas com garantia de qualidade e sem sobrecarregar os profissionais.

Assim, docentes e gestores têm mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: educar.

Conheça o URÂNIA

O URÂNIA é um software de horário escolar que elabora a grade de forma rápida e eficiente, garantindo os melhores resultados. Com mais de 30 anos de experiência, o sistema é utilizado por milhares de escolas em todo o Brasil e é atualizado constantemente para atender às necessidades das instituições.

Além de reduzir drasticamente o tempo e o esforço gastos com a elaboração do horário escolar, o software leva em consideração mais de 40 elementos pedagógicos que impactam diretamente na qualidade final dos horários.

Confira o que URÂNIA pode fazer pelos horários da sua instituição:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Controlar o deslocamento dos professores entre sedes;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios etc.);
  • E muito mais!

Para saber mais sobre o URÂNIA e como a utilização de um software de horário escolar pode ajudar sua instituição, entre em contato com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.