⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

6 benefícios do URÂNIA para os alunos

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

18 de dezembro de 2019

Muito além de ministrar apenas as disciplinas obrigatórias, a escola é um lugar que ensina valores e contribui para a formação dos alunos como cidadãos. Por isso, é importante que os professores, gestores e a comunidade escolar trabalhem em conjunto para dar o suporte necessário e ajudar a melhorar o desempenho dos alunos.

Ter uma escola organizada é parte fundamental deste processo e, para isso, a tecnologia pode facilitar diversas tarefas burocráticas e otimizar o processo de ensino e aprendizagem para garantir o melhor aproveitamento de todos os envolvidos. Nesse sentido, utilizar um software de elaboração do horário escolar como o URÂNIA ajuda a ter um horário bem estruturado e melhora o dia a dia de alunos, professores e gestores da instituição.

Confira 6 fatores em que o URÂNIA atua para melhorar o aprendizado dos alunos:

1.Aproveitamento da carga horária desde o primeiro dia de aula

Em geral, as disciplinas têm uma carga horária obrigatória que deve ser cumprida durante o período letivo. Por isso, é importante manter a escola organizada e o horário bem estruturado para evitar que os professores deixem de ensinar certos conteúdos por falta de tempo, prejudicando o aproveitamento dos estudantes nos próximos anos.

Com o URÂNIA você elabora o horário escolar de forma rápida e fácil a partir da carga horária obrigatória de cada disciplina. Assim, a grade final fica pronta antes do início do ano letivo, garantindo que o planejamento será cumprido em tempo hábil.

2.Horários equilibrados e alunos descansados

Para que os alunos consigam entender todo o conteúdo ministrado em sala, é importante que estejam descansados e dispostos a aprender. Por isso, a distribuição das disciplinas no horário é essencial para aumentar a motivação e melhorar o desempenho dos estudantes.

Uma grade com muitas aulas consecutivas da mesma área de conhecimento (Matemática e Física, por exemplo) pode afetar o aprendizado do conteúdo. Com o URÂNIA, é possível distribuir as disciplinas por peso para equilibrar o horário e manter os alunos focados.

3.Prevenção ao baixo rendimento dos estudantes por atrasos ou cansaço

A distribuição das aulas no horário escolar é um dos fatores essenciais para o aprendizado dos alunos. Uma disciplina que foi alocada sempre no último horário, por exemplo, prejudica a concentração e o desempenho dos estudantes, que podem estar cansados ao final do turno. 

Da mesma forma, se outra disciplina for disposta sempre no primeiro horário ou após o intervalo, os alunos podem chegar atrasados ou ter dificuldades de entender o conteúdo devido à dispersão. Porém, essas questões podem ser facilmente resolvidas com um horário escolar bem estruturado que leve esses fatores em consideração.

Por isso, utilizar um software é a melhor forma de colocar o aprendizado dos alunos em primeiro lugar, já que o algoritmo utilizado faz esse trabalho de forma rápida e fácil de acordo com as necessidades da instituição. 

4.Diminuição da evasão escolar

Uma das causas para a evasão escolar é a falta de motivação dos alunos, que pode ser gerada por diversos fatores, entre eles a disposição das disciplinas e o engajamento dos professores em sala de aula. Assim, alocar as disciplinas de forma equilibrada traz benefícios para alunos e docentes, que têm mais tempo para se dedicar ao ensino.

O horário escolar elaborado pelo URÂNIA considera mais de 40 elementos pedagógicos para combinar a disposição das disciplinas. Dessa forma é possível aumentar a satisfação dos alunos com a instituição e contribuir na redução da evasão escolar.

5.Aumento da motivação e dos índices de aproveitamento dos alunos

O aprendizado dos alunos depende de vários fatores e um dos mais importantes é a motivação. Por isso, muitas escolas se esforçam para oferecer as ferramentas adequadas e um ambiente favorável ao ensino.

Entre essas medidas deve estar um horário escolar equilibrado, já que a disposição das aulas tem impacto direto no dia a dia de uma instituição de ensino. 

Em algumas escolas, principalmente da rede pública, é comum a falta de professores, seja por licença médica, aposentadoria ou outros fatores. Por isso, contar com uma solução rápida, que permita que as substituições sejam feitas em tempo real, sem prejudicar aos alunos, é um elemento importante na motivação.

Nos casos de greve, também é necessário rever os horários, para garantir que a carga horária anual seja cumprida e evitar maiores atrasos, assim, elaborar uma nova grade de forma ágil evita mais perdas de dias letivos.

6.Integração da escola com a comunidade escolar

Uma escola é formada por dezenas de pessoas, por isso é importante que a instituição crie medidas de integração para garantir a satisfação de todos e a construção de um relacionamento saudável.

Com uma grade de qualidade, é possível melhorar a performance dos alunos, o que atrai a família para a instituição e cria uma oportunidade de diálogo. 

Além disso, com o software, o horário escolar é elaborado de forma rápida e fácil, deixando os gestores e professores com mais tempo para realizar atividades extracurriculares ou mesmo para se dedicar ao atendimento das famílias e comunidade escolar.

Como você já viu, o URÂNIA oferece uma solução completa para instituições de ensino de diversos tamanhos e ainda possibilita que o horário escolar seja alterado sempre que necessário para garantir sua qualidade. Para saber mais sobre o software e como sua utilização contribui para o aprendizado dos alunos, entre em contato com nossos consultores.