⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

4 mudanças que ocorreram na educação em 2019

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

25 de dezembro de 2019

A educação foi um tema bastante discutido no Brasil em 2019. Os motivos foram variados, principalmente devido ao início do novo governo e da implantação das políticas públicas. Assim, a educação no Brasil tem muitos desafios internos e externos a serem enfrentados em 2020 e nos próximos anos em busca de um ensino de qualidade. 

Em resumo, a educação brasileira passou por diversas mudanças em 2019 que irão trazer resultados nos próximos anos. Confira algumas delas:

1.Ensino básico como prioridade

Uma mudança que atraiu a atenção de grande parte das pessoas foi a decisão do novo governo de colocar a Educação Básica como uma área prioritária na destinação de recursos. Para isso, os repasses que antes eram aplicados no Ensino Superior foram transferidos para os anos que vão da creche ao terceiro ano do Ensino Médio.

O objetivo desta mudança na educação em 2019 foi investir na formação de base dos estudantes de todo o país.

2.Professora brasileira foi finalista do maior prêmio de educação do mundo

Em fevereiro, a professora Débora Garofalo, da rede pública municipal de São Paulo, foi uma das finalistas do prêmio Global Teacher Prize, o maior prêmio de educação do mundo. A professora foi a primeira mulher brasileira a chegar ao top 10 de finalistas do prêmio, considerado o Nobel da Educação.

Débora foi reconhecida pelo seu projeto de robótica com sucata e, além dela, o professor Jayse Antonio da Ferreira, de Pernambuco, também figurou entre os 50 finalistas. O prêmio reconhece os educadores que realizaram as maiores contribuições à profissão e realiza um evento anual para promover a troca de ideias entre professores do mundo todo.

3.Impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A BNCC é um documento normativo que deve servir como guia para a criação dos currículos escolares de escolas de todo o Brasil. Sua aplicação tem como principal objetivo balizar a qualidade da educação no país e estabelecer o mesmo nível de desenvolvimento e aprendizagem para todos os alunos.

A partir de 2019, se tornou obrigatória para todas as escolas a implantação da BNCC e a revisão curricular com base neste documento. Para a Educação Infantil, as principais mudanças neste ano foram:

  1. A alfabetização deve ser concluída até o segundo ano do ensino fundamental, não mais até o terceiro;
  2. A disciplina de História deve ser estudada de acordo com a ordem cronológica;
  3. O Ensino Religioso pode ser uma área do conhecimento no Ensino Fundamental;
  4. O material didático utilizado nas escolas deve ser produzido a partir das novas diretrizes da BNCC.

4.Integração do URÂNIA com o Registro de Classe Online

Além das mudanças na educação brasileira, o ano de 2019 trouxe diversas melhorias para o URÂNIA. A integração com outros sistemas e softwares educacionais é uma das funcionalidades mais importantes para facilitar a gestão escolar. Por isso, estamos sempre em busca de parceiros que desejem colaborar conosco.

Uma das novidades deste ano foi a integração com o Registro de Classe Online (RCO), um sistema de gestão desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná que possibilita o lançamento de notas, registro de frequências, cadastro de conteúdos e muito mais. 

Ao integrar o RCO com o URÂNIA, é possível simplificar ainda mais a rotina escolar, já que as informações podem ser importadas com poucos cliques, reduzindo a chance de erros e acelerando o processo.

Outra mudança importante para nós foi a ampliação do Geha Solidária, a nossa área voltada a projetos sociais. Em 2019, realizamos diversas ações de parceria e arrecadação de doações para instituições parceiras. Também estamos buscando novos #ProjetosInspiradores na área da educação para realizar nossa missão de contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas ao ensino.

Em 2020, vamos expandir ainda mais o setor de projetos sociais e incentivar o voluntariado entre os nossos colaboradores e parceiros. Se você conhece algum projeto inspirador e quer fazer parte das próximas mudanças na educação, entre em contato conosco!