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Tudo o que você precisa saber para organizar um conselho de classe

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

11 de março de 2020

O conselho de classe faz parte da rotina de todas as escolas e é importante para alinhar a atuação de todos os envolvidos na gestão escolar. Dessa forma, mais do que fechar as notas e definir as aprovações e reprovações, é o momento para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Em muitos casos, a pressa ou a falta de organização fazem com que este momento não seja utilizado para repensar as estratégias educacionais da instituição. Assim, mais do que apontar erros e penalizar os responsáveis, o conselho de classe deve refletir sobre o desenvolvimento e o aprimoramento do processo pedagógico da escola como um todo.

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O que é o conselho de classe?

O conselho de classe é uma reunião realizada periodicamente entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores da escola para analisar o desempenho dos alunos e discutir formas de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Essa reunião pode ser feita a cada bimestre, trimestre ou semestre, de acordo com o calendário escolar. Nesse sentido, as principais questões discutidas no conselho de classe são:

  • Aprendizagem dos alunos;
  • Atuação dos docentes;
  • Alterações do currículo escolar;
  • Avaliação das estratégias de ensino utilizadas;
  • Adequação de cada turma e disciplina à grade curricular.

Assim, a principal competência do conselho de classe é avaliar constantemente o processo de ensino e aprendizagem em todos os seus níveis. 

Em vez de apontar culpados e penalizar a dificuldade dos educadores, o conselho de classe tem como objetivo entender as razões do mau desempenho de um aluno de uma turma e apontar soluções considerando o contexto psicológico e familiar dos discentes.

Para isso, é importante criar um ambiente que estimule o trabalho em equipe, o compartilhamento de ideias e o bom relacionamento entre todos os profissionais. Com isso, é possível elaborar novas estratégias ou aperfeiçoar as práticas existentes em busca de melhores resultados.

Como fazer um conselho de classe eficiente?

O conselho de classe é importante pois reúne todos os profissionais envolvidos na gestão escolar para debater os temas que interferem no desempenho da instituição.

Outra vantagem de reunir todos os profissionais para esse encontro é permitir a troca de ideias e experiências entre os membros da equipe. Dessa forma, todos compreendem melhor os alunos e podem buscar novas formas de lidar com os problemas do dia a dia. Confira algumas dicas sobre o que fazer antes, durante e depois da reunião para um conselho de classe eficiente.

Antes:

  • Converse com os professores sobre a avaliação: o primeiro passo para uma reunião produtiva é construir entre os professores a ideia da importância de uma avaliação formativa. Ou seja, o momento de avaliação deve ser usado para que os docentes entendam as dificuldades do aluno e encontrem formas de ajudá-lo, e não puni-lo.
  • Reúna todos os dados necessários: o ideal é que todos os professores terminem de registrar as notas de provas, trabalhos, frequências e observações e entreguem essas informações aos gestores antes da reunião do conselho de classe. 
  • Organize as pautas antecipadamente: além do acesso antecipado aos dados e informações de cada turma, o gestor deve solicitar que os professores enviem com antecedência os assuntos que desejam abordar e os casos mais delicados que precisam ser discutidos. A partir disso, será possível definir as prioridades, o tempo de fala de cada professor e o formato da reunião.
  • Ouça pais e alunos: a presença de alunos e professores pode enriquecer a discussão durante o conselho de classe. Se não houver a possibilidade de participação direta, o gestor pode solicitar o envio de dúvidas, sugestões e opiniões para ter uma perspectiva mais completa da instituição.

Durante:

  • Evite desabafos: a reunião deve ser coletiva, então cada professor deve evitar utilizar seu tempo de fala para lamentar sobre os desafios das turmas e alunos específicos. É importante que todos se atenham aos temas e sejam objetivos para encontrar soluções em conjunto.
  • Aponte a situação de turmas e alunos específicos: os professores devem analisar o desempenho das turmas de maneira geral e individualmente dos alunos com maiores dificuldades. Para isso, devem debater as causas dos problemas, as ações que já foram tomadas e o que ainda precisa ser feito.
  • Proponha uma autoavaliação: o conselho de classe também deve ser o momento de analisar as atitudes dos professores e como contribuíram para os resultados alcançados. No entanto, é preciso criar um ambiente adequado para evitar acusações e discussões.

Depois:

  • Elabore a ata da reunião: levantar os dados da reunião e organizá-los por turma e ano escolar ajuda os professores a terem uma visão mais ampla do desempenho da instituição para encontrar maneiras de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Também é importante organizar as informações de forma a facilitar a visualização e salvar os arquivos para que todos tenham fácil acesso.
  • Ofereça uma oportunidade de recuperação: após o conselho de classe, é importante analisar o que a escola pode fazer para ajudar os alunos que não tiveram um bom desempenho. Assim, é possível sugerir formas de se desenvolverem e alcançarem resultados melhores.
  • Converse com os pais e responsáveis: para garantir a eficácia do conselho de classe, é fundamental realizar uma reunião com os pais e responsáveis para entregar os boletins e explicar a situação de cada aluno. Em situações mais delicadas, pode ser necessário agendar reuniões individuais, com a presença de um gestor, o professor da turma ou da disciplina e uma pessoa responsável pelo estudante. 

O conselho de classe é fundamental para o aprimoramento constante da instituição e, se bem planejado e executado, também se torna uma ferramenta importante para a organização da escola como um todo. Assim, ao utilizar um software de horário escolar como o URÂNIA é possível gerir o tempo de todos os envolvidos na gestão escolar para priorizar o desempenho pedagógico.