⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como melhorar a qualidade do horário escolar?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

10 de março de 2021

horário escolar
O processo de gerar horários escolares manualmente é um verdadeiro jogo de lógica que envolve a combinação de diversos elementos, como a disponibilidade e atribuição dos professores, os componentes curriculares e suas cargas horárias, etc. O resultado desse arranjo impacta diretamente a qualidade do horário escolar e, consequentemente, o aprendizado dos alunos e a satisfação dos professores. Um erro muito comum na gestão escolar é realizar essa distribuição pensando apenas no fechamento da grade, sem se preocupar com as consequências no ambiente escolar e no desempenho dos estudantes. Tendo em mente apenas este objetivo, a qualidade dos horários pode gerar, tanto insatisfação por parte dos professores por não terem suas disponibilidades respeitadas, gerando atrito com diretores, quanto baixo rendimento dos alunos por não terem detalhes pedagógicos importantes levados em consideração. As mudanças recentes na educação, como o Novo Ensino Médio, por exemplo, acrescentam uma camada de complexidade a este processo. Confira nossas dicas para ajudar na elaboração de grades que contribuem para a excelência do ensino na sua escola.

1. Calcule o deslocamento do professor

Em escolas com mais de uma sede ou em unidades muito grandes, por exemplo, o professor precisa de mais tempo para se deslocar entre as salas de aula. Esse tempo de deslocamento geralmente é ignorado durante a criação dos horários, o que pode causar atrasos e frequentes atritos entre os professores e a direção. Nesses casos, quem realiza os horários manualmente têm duas soluções: aceitar os frequentes atrasos do professor ou remanejar as aulas de modo a otimizar as distâncias a serem percorridas entre uma sala e outra. Além disso, a rotina movimentada costuma deixar os profissionais com pouco tempo livre para se dedicar à vida pessoal e às tarefas extraclasse, como correção de avaliações e planejamento de aulas. Assim, o gestor que deseja manter um clima organizacional positivo deve levar esses fatores em consideração e encontrar formas de otimizar o tempo dos docentes, reduzindo também as janelas nas grades, para evitar tempo ocioso, e distribuir suas aulas no mínimo de dias possíveis. No entanto, sabemos que é difícil conciliar os interesses dos professores e os da instituição; por isso, é preciso ter um planejamento para definir as prioridades e não prejudicar os docentes nem a equipe pedagógica.

2. Verifique a grade das turmas

Um horário escolar bem planejado não leva em conta só as necessidades dos professores, mas também as dos alunos. Muitas vezes esses detalhes passam despercebidos por gestores e responsáveis pela montagem da grade. Um fator determinante para a obtenção de um horário escolar de qualidade é manter o equilíbrio entre as matérias para não sobrecarregar os alunos. Outro exemplo é evitar alocar as aulas de uma mesma disciplina sempre no primeiro ou último horário da turma. Os alunos com maior probabilidade de chegarem atrasados, por problemas com o transporte, por exemplo, irão perder o conteúdo com frequência, além de prejudicar sua concentração e desempenho devido ao cansaço nos finais de período de aulas. Da mesma forma, se uma disciplina for colocada sempre após o intervalo ou após as aulas de Educação Física, o professor perderá muito tempo de aula para acalmar a turma e evitar a dispersão. Por isso, antes de considerar o horário finalizado, revise a grade das turmas e verifique se não há um padrão na distribuição das disciplinas que possa gerar problemas durante o ano letivo.

3. Otimize seu horário híbrido

O ensino híbrido já é a realidade de grande parte das escolas e traz diversas vantagens para professores e alunos, assim como novos desafios para a equipe pedagógica. Este método requer um maior planejamento prévio do gestor, pois uma grade funcional pode demandar alterações na disponibilidade ou na carga horária semanal dos professores, assim como mudanças na matriz curricular e na distribuição de turmas. Outras informações que devem ser levadas em consideração antes de elaborar o horário para o modelo híbrido de ensino são a quantidade de espaços de que a escola dispõe, quantidade de alunos que poderão assistir às aulas presenciais, quantidade de alunos que participarão apenas das aulas remotas, matriz curricular etc. A partir dessas informações, o gestor poderá começar a elaborar a grade de turmas totalmente presenciais, totalmente remotas e/ou híbridas. Porém, realizar esse processo manualmente ocupa muito tempo dos gestores e deixa a grade sujeita a erros, sem a garantia do equilíbrio que contribui para a melhora da qualidade do ensino da instituição.

4. Organize os horários escolares para o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio trouxe uma série de mudanças, como o aumento da carga horária, a inclusão de novas disciplinas e o Projeto de Vida, que demandam alterações na organização das escolas e na elaboração das grades. Neste modelo, uma parte da carga horária é comum a todos os estudantes, com as matérias tradicionais, e ao menos 40% das horas são dedicadas aos Itinerários Formativos, nos quais os alunos podem escolher de acordo com seus interesses e a oferta da instituição. Com o aumento da carga horária, muitas escolas optaram por adicionar aulas, fazendo com que os alunos permaneçam mais tempo na instituição e resultando em diferentes horários de início e término das aulas em relação aos demais anos de ensino. Isso dificulta em muito a gestão da grade horária para instituições que têm ensino fundamental e médio.

5. Conte com o URÂNIA para facilitar esse processo

A grade horária costuma ser elaborada antes do início das aulas e, quando esse processo é feito manualmente, ocupa muito tempo do gestor, inclusive durante o período de férias. A melhor maneira de facilitar a geração do horário escolar é contar com ferramentas tecnológicas, como o URÂNIA, uma solução desenvolvida para facilitar o trabalho dos profissionais da educação. O URÂNIA facilita todas as etapas do processo, desde a coleta de informações sobre a disponibilidade dos professores até resolução completa e otimização do horário. Com isso, a equipe de gestão tem todo o suporte necessário para gerar grades com alta qualidade pedagógica e benefícios como:
  • Facilitar a organização da instituição para que o ano letivo comece com o horário pronto e a escola organizada;
  • Integração a outros sistemas, economizando o tempo de cadastramento dos dados;
  • Redução dos atritos entre diretores e professores por insatisfação com o horário, melhorando o ambiente corporativo;
  • Geração de um horário escolar de qualidade em pouco tempo, para que os gestores não percam as férias ou trabalhem além do horário;
  • Aumentar o tempo livre para realizar outras tarefas na escola, melhorando a gestão escolar como um todo;
  • Contribuir para aumentar o índice nas avaliações do MEC, o que gera benefícios para escolas públicas e privadas.
  • E muito mais!
O URÂNIA oferece funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular e gerar horários otimizados para turmas presenciais, remotas ou híbridas, inclusive com início e término de aulas completamente diferentes. O programa tem mais de 35 anos de experiência na elaboração de grades horárias, sempre buscando atender às novas tendências e regras da educação brasileira. Com o URÂNIA, sua escola tem a solução para melhorar o horário escolar e organizar a grade de acordo com o Novo Ensino Médio. Entre em contato conosco e saiba mais.