⏰ CONFIRA NOSSO HORÁRIO DE ATENDIMENTO! SEG. A SEX. DAS 09H ÀS 18H | ENTRE EM CONTATO CONOSCO! ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como melhorar a qualidade do horário escolar?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

horário escolar

O processo de gerar horários manualmente é um verdadeiro jogo de lógica que envolve milhares de combinações de todos os elementos do dia a dia, como a disponibilidade dos professores, a carga horária das disciplinas etc. Isso pode impactar na qualidade do horário escolar e, consequentemente, no aprendizado dos alunos.

Um erro muito comum na gestão escolar é realizar essa distribuição pensando apenas no fechamento da grade, sem se preocupar com o resultado final. Com isso, a qualidade do horário escolar pode gerar atritos entre professores e gestores, prejudicando o ambiente da instituição.

Confira nossas dicas para ajudar na elaboração de grades que contribuam para a excelência do ensino na escola.

1. Calcule o deslocamento do professor

Quando um professor leciona na educação básica, por exemplo, é comum que ele tenha mais dois ou três empregos, em escolas diferentes, dependendo da disciplina lecionada. 

Esses locais podem ficar distantes uns dos outros, o que leva o docente a passar muito tempo em deslocamento, o que na maioria das vezes é ignorado durante a criação dos horários.

Nesses casos, quem realiza os horários manualmente tem duas soluções: aceitar os frequentes atrasos e faltas do professor ou remanejar as aulas de modo a encaixar o máximo de variáveis possíveis.

Além disso, essa rotina movimentada costuma deixar os profissionais com pouco tempo livre para se dedicar à sua vida pessoal e às tarefas extraclasse, como correção de avaliações e planejamento de aulas.

Assim, o gestor que deseja manter um clima organizacional positivo deve levar esses fatores em consideração e encontrar formas de otimizar o tempo dos docentes, reduzindo também as janelas nas grades para evitar tempo ocioso.

No entanto, sabemos que é difícil conciliar os interesses dos professores e os da instituição, por isso é preciso ter um planejamento para definir as prioridades e não prejudicar os docentes nem a equipe pedagógica.

2. Verifique a grade das turmas

Um horário escolar bem planejado não leva em conta só as necessidades dos professores, mas também as dos alunos.

Muitas vezes esses detalhes passam despercebidos, como por exemplo, aulas de uma mesma disciplina alocadas sempre no primeiro ou último horário da turma.

Com isso, os alunos com maior probabilidade de chegarem atrasados, por problemas com o transporte, por exemplo, irão perder o conteúdo com frequência, além de prejudicar sua concentração e desempenho devido ao cansaço nos finais de período de aulas.

Da mesma forma, se uma disciplina for colocada sempre após o intervalo ou após as aulas de Educação Física, o professor perderá muito tempo de aula para acalmar a turma e evitar a dispersão.

Um horário escolar de qualidade deve manter o equilíbrio entre as matérias e levar esses fatores em consideração para não sobrecarregar os alunos.

Por isso, antes de considerar o horário finalizado, revise a grade das turmas e verifique se não há um padrão na distribuição das disciplinas que possa gerar problemas durante o ano letivo.

3. Otimize seu horário híbrido

O ensino híbrido já é a realidade de grande parte das escolas e traz diversas vantagens para professores e alunos, assim como novos desafios para a equipe pedagógica.

Este método requer um maior planejamento prévio do gestor, pois uma grade funcional pode demandar alterações na disponibilidade ou na carga horária semanal dos professores, assim como mudanças na matriz curricular e na distribuição de turmas.

Outras informações que devem ser levadas em consideração antes de elaborar o horário para o modelo híbrido de ensino são a quantidade de espaços de que a escola dispõe, quantidade de alunos que poderão assistir às aulas presenciais, quantidade de alunos que participarão apenas das aulas remotas, matriz curricular etc.

A partir dessas informações, o gestor poderá começar a elaborar a grade de turmas totalmente presenciais, totalmente remotas e/ou híbridas.

Porém, realizar esse processo manualmente ocupa muito tempo dos gestores e deixa a grade sujeita a erros, sem a garantia do equilíbrio que contribui para a melhora da qualidade do ensino da instituição.

4. Utilize o URÂNIA para facilitar esse processo

Existem no mercado diversas opções de softwares ligados à tecnologia da educação, também conhecida como EdTech. Esses programas foram criados exclusivamente para solucionar problemas ligados à gestão escolar.

Se a sua equipe deseja resolver horários presenciais e/ou híbridos de forma eficaz, conte com o URÂNIA!

O software foi desenvolvido para ajudar você a manter sua escola organizada a partir do primeiro dia de aula e solucionar os problemas relacionados à grade horária de professores.

Com o URÂNIA, você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios etc.);
  • E muito mais!

Com o URÂNIA, sua escola tem grades com alta qualidade pedagógica, seja para turmas presenciais, remotas e/ou híbridas.

Entre em contato conosco e saiba como o URÂNIA melhora a qualidade do horário escolar da sua instituição e facilita a rotina de professores, gestores e alunos. Acesse o site e conheça todas as vantagens do sistema.