⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

ODS: você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

25 de março de 2020

A redução da desigualdade, a promoção da educação e extinção da  pobreza e da fome são alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada objetivo tem suas próprias metas que, juntas, formam um plano de ação para as pessoas e o planeta.

Os ODS são inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançados em 2000. O plano teve diversas conquistas, como a diminuição da pobreza extrema, a redução da mortalidade infantil e o acesso de crianças à escola.

Esse sucesso deu origem aos ODS e às metas que devem servir de inspiração não apenas para os governos, líderes mundiais e instituições, mas todos que valorizam a prosperidade do planeta para as futuras gerações.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?

A ONU criou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável, a econômica, a ambiental e a social. Confira cada ODS:

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
  7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
  14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A Geha, empresa desenvolvedora do URÂNIA, tem a sustentabilidade como um de seus valores e nossa missão é contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação. Por isso, atuamos de acordo com os ODS para oferecer educação de qualidade a todos.

ODS 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”

Entre as metas relacionadas à educação, o ODS 4 fala sobre o acesso amplo à educação de qualidade e capacitação profissional para pessoas de todas as idades. Até 2030, a meta é que todos os alunos tenham os conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento sustentável.

Assim, a promoção de um estilo de vida sustentável, com direitos humanos e igualdade de gênero para todos, também devem ser incentivados e ensinados. Nós acreditamos que, para que as metas e o objetivo sejam atingidos, todos os envolvidos no dia a dia da escola devem atuar de maneira alinhada.

Por isso, o URÂNIA foi desenvolvido há mais de 30 anos para ser uma solução completa que atende a todos os envolvidos na gestão escolar.

Ao utilizar um software para elaborar o horário escolar, os gestores não precisam perder tempo em uma tarefa que pode ser facilmente automatizada. Assim, podem se dedicar a outras atividades relacionadas à instituição de ensino.

Ao elaborar um horário bem estruturado, que respeita os professores, é possível diminuir os atritos entre os docentes e gestores, melhorando o ambiente corporativo.

Otimizar o tempo de todos os envolvidos na gestão escolar também melhora a relação da escola com a comunidade, já que os professores e gestores podem se dedicar a projetos de integração e atendimento aos pais e responsáveis.

ODS 12: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”

O objetivo de garantir padrões sustentáveis de produção e de consumo tem metas relativas à redução do desperdício, diminuição da geração de resíduos e correto manejo de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Para isso, é preciso investir na prevenção, redução, reciclagem, reuso e outras formas de gerenciar adequadamente esses materiais.

Nossa forma de contribuir para esse ODS é reduzindo a utilização de embalagens e outros produtos descartáveis. Por isso, o URÂNIA não utiliza mídias físicas que podem ser descartadas de forma prejudicial ao meio ambiente. 

No dia a dia da empresa, não utilizamos copos descartáveis e incentivamos que nossos colaboradores diminuam a produção de lixo e façam a destinação correta dos materiais. Internamente, nosso descarte tecnológico é consciente e certificado por uma organização especializada.

Acreditamos que todos são responsáveis por ações que respeitem o meio ambiente e, por isso, buscamos fazer nossa parte e incentivar nossos parceiros a adotarem medidas sustentáveis. 

ODS 17: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”

Mais do que um discurso, a sustentabilidade é um dos pilares da GEHA e do URÂNIA. Por isso, acreditamos no fortalecimento de parcerias em prol das metas para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, mantemos o protocolo de integração do URÂNIA com outros sistemas de gestão, aberto e disponível a todas as empresas que desejem ser nossas aliadas nessa missão.

Além disso, temos a GEHA Solidária, nossa área voltada a projetos sociais que realiza diversas ações de arrecadação de doações e parcerias com escolas públicas para inserir jovens estudantes no mercado de trabalho. 

Em 2019, colocamos em prática várias ações com parceiros e disponibilizamos 5% do nosso quadro de colaboradores para estudantes de escolas públicas usuárias do URÂNIA.
Nosso compromisso com os ODS e a educação está presente em todas as nossas ações e todos os dias buscamos colocar em prática nossa missão e nossos valores. Para saber mais sobre nossa atuação com #ProjetosInspiradores, acompanhe nosso blog e as redes sociais do URÂNIA.