⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 dicas para montar um horário escolar efetivo

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

A tecnologia facilita o trabalho de todos os envolvidos na gestão escolar. Confira 5 dicas para montar um horário escolar efetivo.

No início do ano letivo, os alunos e professores recebem as tabelas com os horários das aulas. No entanto, muitos não entendem que montar um horário escolar efetivo é um trabalho complexo e demorado – muitas vezes, o gestor escolar deixa, inclusive, de aproveitar suas férias para elaborar a grade.

O horário é essencial para a organização da escola, pois contém os períodos em que cada professor terá aula e em qual turma. Para montar um horário escolar efetivo também é preciso considerar a utilização de espaços coletivos, atividades extracurriculares e pedagógicas, entre muitos outros detalhes.

Assim, para ajudar você a entender como montar um horário escolar efetivo, reunimos 5 dicas para facilitar esse processo.

1. Entenda a importância do horário escolar

É fundamental que o gestor tenha consciência de que todo o funcionamento da escola depende da organização adequada dos horários, que impactam o dia a dia de alunos, professores e da gestão escolar como um todo.

  • Entre os benefícios de um horário de qualidade, estão:
  • Escola organizada desde o primeiro dia de aula;
  • Redução de conflitos entre professores e gestores por insatisfação com os horários;
  • Aumento da qualidade de vida dos profissionais;
  • Tempo para se dedicar a outras atividades da escola;
  • Respeito à disponibilidade dos professores;
  • Aumento da motivação de professores e alunos dentro e fora de sala de aula;
  • Melhora da performance dos estudantes;
  • Controle sobre a utilização de ambientes coletivos, como quadra de esportes, laboratórios, auditórios etc.;
  • Redução de gastos com janelas na grade dos professores.

Ao distribuir as disciplinas pensando no desempenho dos estudantes, também é possível reduzir a evasão escolar por insatisfação com a instituição.

Se você quer saber por onde começar, confira nosso post com o passo a passo para elaborar um bom horário escolar.

2. Não deixe para a última hora

Para montar um horário escolar efetivo é preciso levar em conta diversos fatores, como a disponibilidade dos professores, a utilização de espaços coletivos da instituição e a distribuição adequada das disciplinas.

Por isso, encontrar a solução ideal demanda muito tempo, que em geral é distribuído ao longo de meses de trabalho.

Se a grade for elaborada manualmente, o tempo gasto para organizar e reorganizar as disciplinas é ainda maior.

Assim, muitos gestores começam a montar o horário ainda no ano anterior ou perdem tempo das férias para garantir que tudo esteja pronto antes do início das aulas – o que nem sempre é possível e muitas escolas começam o ano com uma grade provisória.

Para evitar essa situação é importante começar a organizar o horário o mais cedo possível, já que é comum ter professores que trabalham em várias instituições de ensino e podem dar aulas apenas em dias predeterminados.

Iniciar a montagem da grade a partir dessas limitações é uma forma de evitar ajustes futuros.

Além disso, ao apresentar o horário dos professores com antecedência, é possível que o docente utilize essa grade como base para definir seu cronograma nas outras escolas que leciona.

Dessa forma, reduz a necessidade de alterações e não prejudica a disposição das aulas da sua instituição.

Confira outros motivos para antecipar a montagem do horário escolar no nosso artigo.

3. Otimize o processo

Como você já viu, a elaboração do horário escolar é bastante complexa e demanda tempo para ser realizada da melhor forma possível.

Por isso, antigamente os gestores e professores demoravam meses para criar manualmente a grade usando papel e caneta. Quando algum docente se aposentava, ou tirava licença médica, o processo precisava ser refeito, o que demandava ainda mais tempo.

Mas isso já é coisa do passado!

Com a tecnologia, montar um horário escolar efetivo pode ser rápido e fácil. Ao utilizar um software, é possível levar em consideração todos os fatores que influenciam na rotina da instituição.

Confira algumas dicas para facilitar a elaboração da grade horária e mantenha sua escola organizada a partir do primeiro dia de aula.

4. Considere todas as variáveis ao montar um horário escolar

Para garantir a qualidade do horário escolar é preciso levar em conta todas as variáveis envolvidas, como disponibilidade dos professores, disposição das disciplinas na grade e desempenho dos alunos.

Sabendo disso, você pode começar a levantar as informações que serão utilizadas para criar a grade:

  • Turnos em que a escola estará em atividade;
  • Número total de turmas divididas por nível de ensino e período;
  • Carga horária semanal e grade curricular das turmas;
  • Professores e suas respectivas disciplinas;
  • Disponibilidades e preferências de cada educador;
  • Quantidade de salas ambientes ou quadra de esportes.

Esses são apenas os dados básicos para começar a elaborar a grade horária. Dependendo da prioridade da sua instituição, podem ser necessárias outras informações mais específicas.

Além disso, com a volta às aulas presenciais, muitas escolas adotaram o ensino híbrido, que alterna aulas presenciais e online, e exige um maior planejamento prévio dos gestores para criar horários otimizados.

Isso acontece pois, para gerar uma grade funcional nesse modelo, pode ser necessário realizar alterações na disponibilidade ou na carga horária semanal dos professores, assim como mudanças na matriz curricular e na distribuição das turmas.

Se você quer saber como criar uma grade funcional, baixe o e-book gratuito “Volta às aulas presenciais: como montar um horário híbrido otimizado”.

5. Utilize um programa para fazer o horário escolar

O horário escolar é um dos elementos mais importantes da gestão, pois impacta diretamente no dia a dia de professores e alunos de todas as turmas da instituição.

Para reduzir os erros e evitar alterações na grade, é preciso levar em conta diversas variáveis ao elaborar o horário escolar e combiná-las de forma a satisfazer os professores e priorizar o aprendizado dos alunos.

No entanto, dependendo do tamanho da escola, é quase impossível fazer essa tarefa manualmente.

Uma das grandes vantagens de um sistema para elaborar os horários é a utilização de uma inteligência artificial com capacidade de processamento de informações muito maior e mais rápida do que o cérebro humano.

Assim, utilizar um software é a forma mais inteligente e prática de montar um horário escolar efetivo em pouco tempo.

O URÂNIA é um software com mais de 35 anos de experiência em elaboração de horários escolares para instituições de ensino com os mais variados tamanhos e tipos de ensino.

O algoritmo analisa todas as variáveis necessárias para garantir o desempenho pedagógico e a qualidade de vida dos profissionais envolvidos na rotina escolar.

Com o URÂNIA, você:

  • Monta um horário escolar efetivo e de qualidade;
  • Determina os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elabora o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores entre elas;
  • Indica a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia etc.);
  • Limita o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalha com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Define turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controla a utilização de ambientes coletivos (quadra de esportes, salas ambientes, laboratórios, auditórios etc.);
  • E muito mais!

O URÂNIA é o mais completo software de elaboração de horário escolar e está presente em mais de 6 mil instituições de ensino em todo o Brasil.

Dica extra: conte com o URÂNIA para elaborar os horários do Novo Ensino Médio!

Uma das principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio é o aumento da carga horária anual de 800 horas para 1.000 horas, sendo distribuídas em pelo menos 200 dias letivos.

Na prática, há um aumento gradual na carga horária dos três anos de Ensino Médio e uma flexibilização do currículo, de modo que os alunos possam escolher parte do que vão estudar – de acordo com as possibilidades oferecidas pela escola.

Para se adequar às novas regras, muitas instituições precisarão ampliar a jornada diária dos alunos em sala de aula e, consequentemente, elaborar uma nova grade de horários de acordo com essas mudanças.

Em muitas escolas, a ampliação do número de aulas diárias pode resultar em horários diferentes de início e término dos turnos para cada ano de ensino.

Por isso, os gestores precisarão otimizar seu tempo para poderem se dedicar à organização das escolas.

O URÂNIA será o principal aliado da gestão escolar nesse período de adaptação, pois tem recursos que facilitam a redistribuição dos horários, a inclusão de disciplinas e o planejamento do ano letivo, seja para turmas presenciais, remotas ou híbridas.

Nossa missão é contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação e, para isso, usamos a melhor tecnologia para você montar um horário escolar efetivo.

Com o software, você começa o ano letivo com a escola organizada e tem mais tempo para se dedicar ao processo de ensino e aprendizado.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de gerar o horário escolar com o UR NIA.