⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Antecipando a montagem da sua grade escolar

Tempo estimado de leitura: minutos

3 de outubro de 2018

por-que-voce-precisa-antecipar-montagem-da-sua-grade-escolar

Ao montar a grade escolar com antecedência, a escola pode se beneficiar muito. Confira algumas dicas de como montar a grade escolar e a importância em realizar o processo de forma antecipada.

Como montar a grade escolar com antecedência?

Para montar a grade escolar com preparação suficiente, é necessário considerar os aspectos que podem influenciar na escolha dos horários. O primeiro deles é checar a disponibilidade dos professores de acordo com o período em que as aulas precisam ser ministradas.

Afinal, é muito comum ter professores que trabalham em mais de uma instituição de ensino e que, por esse motivo, precisam estar presentes na escola em apenas um período ou em dias pré-estabelecidos. Levar em consideração esses horários é uma forma de evitar possíveis reajustes na grade futuramente.

Outro fator que deve ser considerado são os espaços disponíveis na escola. Se o ambiente só possui um laboratório de química, por exemplo, é necessário escalar apenas uma turma para ter aulas no espaço por vez. O mesmo planejamento deve ocorrer com quadras, salas de multimídia e outros laboratórios.

Após listar estes aspectos, a montagem da grade escolar começa a tomar forma e, fazendo isso com antecedência, os reajustes necessários podem ser realizados sem prejudicar as aulas, o que frequentemente acontece quando o quadro escolar é montado sem planejamento prévio.

Trabalhar com o planejamento antecipado da grade de horários, também é uma forma de oferecer segurança ao docente e sair na frente na hora de apresentar condições para esses profissionais.

Se a sua instituição apresenta a grade escolar com antecedência para aqueles professores que atuam em outras escolas, é possível que o docente utilize essa grade como base para definir as outras. Caso contrário, o professor utilizaria o horário de outra escola como parâmetro, o que poderia prejudicar a disponibilidade de trabalho na sua instituição.

Precisa de ajuda?

Trouxemos algumas orientações grátis de como planejar o seu horário escolar.

Para que a montagem da grade escolar ocorra de uma maneira organizada e efetiva, é necessário que se planeje os mínimos detalhes. Por esse motivo, criamos o E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu.

Nesse material você encontrará dicas importantes de como elaborar horários e os cuidados que você deve tomar para garantir um bom resultado. Boa leitura!

Realizar a montagem do horário escolar é uma tarefa realmente trabalhosa, que exige muita experiência e habilidade. Contudo, é através dela que é definido todo o planejamento do ano letivo dos alunos e professores. Para que a montagem da grade escolar ocorra de uma maneira mais organizada e efetiva, é necessário que se planeje os mínimos detalhes.

Se você preferir, também pode contar com auxílio de softwares eficazes, como o URÂNIA. Quando o URÂNIA gera um horário escolar, mais de 40 elementos pedagógicos diferentes são levados em consideração, resultando em uma grade que potencializa o aprendizado dos alunos. Estes elementos são fruto do conhecimento acumulado desde o início de seu desenvolvimento e de sugestões dadas pelos usuários do software.

O URÂNIA é um programa completo para quem deseja elaborar a grade dos professores sem dificuldades e, principalmente, sem investir muito tempo dos responsáveis por esta tarefa, liberando-os para outras atividades dentro da instituição.

Gostou do texto? Contribua para enriquecer a discussão sobre esse assunto! Te convidamos para compartilhar a sua experiência, opiniões e dúvidas sobre o tema nos comentários abaixo. Ele poderá ser o próximo assunto no blog. 😉