⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Descubra por que montar horários escolares com o URÂNIA é muito mais fácil

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

29 de abril de 2021

A gestão escolar é a base do funcionamento de uma instituição de ensino, pois, entre suas funções, estão a adequação do conteúdo pedagógico e a organização das disciplinas, o gerenciamento de professores, turmas e espaços de forma a otimizar a qualidade das aulas. Para isso, o horário escolar é um dos elementos mais importantes no dia a dia de qualquer escola.

O horário escolar é essencial para manter qualquer instituição  organizada e harmônica, pois é o que define a elaboração do currículo, as atividades pedagógicas e extracurriculares. Ou seja, tem um grande impacto na qualidade do ensino ofertado pela escola e no aprendizado dos alunos.

Devido à sua importância, a elaboração da grade é uma tarefa complexa e, muitas vezes, os gestores que fazem essa tarefa manualmente passam meses tentando conciliar as necessidades de alunos, professores e da própria instituição. 

Uma grade mal estruturada pode causar diversos problemas, desde o frequente atraso dos docentes para as aulas, devido à dificuldade de deslocamento, até alunos sobrecarregados pela má distribuição das disciplinas.

A elaboração do horário, portanto, é um dos maiores desafios da gestão escolar, pois exige planejamento e organização para atender aos desejos e necessidades de todos os envolvidos no dia a dia da escola.

A melhor maneira de simplificar essa tarefa é contar com ferramentas tecnológicas, como o URÂNIA, que facilitam todas as etapas do processo, desde a coleta das informações sobre a disponibilidade dos professores até a otimização do horário.

O programa URÂNIA é um sistema completo para quem deseja elaborar grades escolares de forma fácil e rápida. 

Ao considerar diversos fatores pedagógicos, o sistema possibilita a criação de um horário compatível com a grade definida da escola e permite que sejam testadas diversas combinações até o gestor encontrar a ideal.

Os principais benefícios para a gestão escolar são:

  • Facilita a organização da instituição para que o ano letivo comece com o horário pronto e a escola organizada;
  • Pode ser integrado a outros sistemas, economizando o tempo de cadastramento dos dados;
  • Reduz os atritos entre diretores e professores por insatisfação com o horário, melhorando o ambiente corporativo;
  • Gera um horário escolar de qualidade em pouco tempo, para que os gestores não percam as férias ou trabalhem além do horário;
  • Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola, melhorando a gestão escolar como um todo;
  • Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC, o que gera benefícios para escolas públicas e privadas.

Os professores geralmente têm rotinas bastante atribuladas e dão aulas em mais de uma instituição de ensino, o que aumenta a quantidade de variáveis a serem consideradas e dificulta ainda mais a elaboração da grade.

Com o URÂNIA, é possível otimizar o tempo dos educadores de modo que passem menos tempo em deslocamento entre escolas e possam dedicar-se ao seu aprimoramento profissional ou outras atividades na instituição.

Alguns benefícios do URÂNIA para os professores são:

  • Conhecimento do horário antes do início das aulas, para que possam planejar-se antecipadamente;
  • Respeito à disponibilidade informada aos gestores;
  • Diminuição de dias com aulas por escola e turno, para que os educadores tenham mais tempo livre;
  • Possibilidade de escolher como prefere dar as aulas (geminadas, separadas, em conjunto com outras disciplinas etc.);
  • Maior motivação por lidar com alunos descansados e engajados;
  • Remuneração total de acordo com a hora-atividade e o planejamento;
  • Programação de horário livre para investir em capacitação continuada por disciplina.

Entre suas principais vantagens, o URÂNIA pode ser adaptado a escolas de todos os portes e etapas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, mantendo a qualidade pedagógica das grades.

Assim, ao otimizar o tempo de todos os envolvidos na instituição de ensino, o sistema tem um impacto direto no dia a dia dos alunos.

Dentre os benefícios do URÂNIA para os alunos, destacam-se:

  • Aproveitamento da carga horária desde o primeiro dia de aula;
  • Horários equilibrados com distribuição das disciplinas por peso para evitar alunos sobrecarregados;
  • Prevenção ao baixo rendimento dos estudantes por atrasos ou cansaço, pois evita alocar as mesmas disciplinas nas primeiras e últimas aulas do turno;
  • Aulas equilibradas e professores motivados, reduzindo a evasão escolar;
  • Aumento da motivação e dos índices de aproveitamento dos alunos;
  • Integração da escola com a comunidade escolar a partir da boa performance dos alunos.

Recursos do programa URÂNIA para facilitar a elaboração do horário escolar

Todas essas vantagens são possíveis porque o URÂNIA tem diversos recursos que foram pensados e desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos na escola.

A ferramenta está no mercado há 35 anos e é continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos próprios usuários para atender às necessidades de acordo com diferentes contextos.

Atualmente, o URÂNIA está presente em mais de 6,2 mil escolas, influenciando positivamente a rotina de mais de 517 mil professores e 7 milhões de alunos em todo o Brasil.

Conheça alguns recursos disponíveis para os assinantes:

  • Redução de janelas no horário dos professores

O Sindicato dos Professores de São Paulo considera janela como a aula vaga existente no horário do professor entre duas outras aulas ministradas no mesmo turno. 

Em alguns estados, mesmo o professor não estando em sala de aula, este tempo ocioso é remunerado, levando os gestores a diminuírem o número de janelas para não prejudicar a escola financeiramente.

Com o URÂNIA, fica fácil resolver este problema, pois o software conta com uma funcionalidade exclusiva de redução de janelas. 

Além disso, a inteligência artificial possui alta capacidade de processamento de informações, o que contribui para a otimização do tempo da equipe pedagógica e dos recursos financeiros da instituição.

  • Horário escolar com alta qualidade pedagógica

A distribuição das disciplinas na grade tem um grande impacto sobre o aprendizado dos alunos em sala de aula, pois um horário mal organizado pode deixá-los sobrecarregados e reduzir o aproveitamento das disciplinas.

Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre as disciplinas de diferentes áreas do conhecimento e evitar que uma mesma aula seja colocada sempre no primeiro ou último horário, por exemplo.

  • Otimização de horários híbridos

O Ensino Híbrido tornou-se a realidade de diversas escolas públicas e privadas em todo o país. No entanto, o modelo gerou novos desafios para os gestores, pois os horários híbridos precisam levar em consideração outras variáveis para manter sua qualidade pedagógica.

Para ajudar as escolas nesse momento delicado, o URÂNIA lançou uma atualização com funções exclusivas que facilitam a elaboração de grades para turmas presenciais, remotas e híbridas.

Além disso, ao utilizar o programa, o gestor pode elaborar horários experimentais para testar diversas possibilidades até encontrar a combinação adequada.

  • Organização da escola a partir do primeiro dia de aula

Manter a escola organizada facilita o trabalho de gestores e professores, com impacto direto no aprendizado e na experiência dos estudantes com a instituição.

Um horário mal estruturado, além de prejudicar o processo de ensino e aprendizado, também dificulta a organização de espaços como quadra de esportes, laboratório, auditório, entre outros.

A falta de organização também dificulta a criação de atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares e outras iniciativas que ajudam a aproximar a escola dos alunos e familiares.

Por isso, o URÂNIA é a melhor solução para manter a escola organizada a partir do primeiro dia de aula, já que facilita a redução da quantidade de janelas, elaboração de horários híbridos, respeito à disponibilidade dos professores e muito mais.
Entre em contato conosco e conheça todos os recursos do programa URÂNIA que irão facilitar a gestão da sua instituição de ensino.