⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Qual o papel do professor na era digital?

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

11 de maio de 2022

O avanço da tecnologia trouxe diversas mudanças para as instituições de ensino. Saiba mais sobre o papel do professor na era digital.

A nova dinâmica de vida imposta pela pandemia de coronavírus fez com que cada vez mais as pessoas utilizassem a internet para resolver a maioria dos desafios do dia a dia. Com a educação não foi diferente e hoje os jovens e crianças estão expostos a um volume enorme de informações através da WEB, inclusive para estudar. Todo este movimento causou uma mudança importante, inclusive, nas estruturas das salas de aulas e no papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que a tecnologia é uma aliada importante da educação, pois pode facilitar a produção de conhecimento, em uma linguagem muito bem aceita pelos estudantes. Nessa era digital, o papel do professor deve ser orientar os jovens a filtrarem as informações recebidas e saber usá-las para adquirir conhecimento.

A educação na era digital

Ao longo dos anos, o papel do professor na escola era ser o transmissor de conhecimento e responsável por tudo o que acontecia dentro da sala de aula, fazendo com que as regras fossem cumpridas.

O docente deveria fazer o aluno memorizar e assimilar o conteúdo e, depois, avaliar suas habilidades atribuindo notas ou conceitos de acordo com os parâmetros da escola.

Porém, a era digital e a tecnologia na educação trouxeram uma nova dinâmica para as escolas, pois as novas gerações já nasceram conectadas e têm acesso a todo tipo de informações e dados sobre diversos assuntos.

Esse novo cenário redefiniu o papel do professor, transformando-o em um orientador e facilitador no processo de ensino e aprendizado, de modo a estimular o pensamento crítico e o uso adequado da tecnologia.

A transformação digital e as mudanças na educação foram aceleradas, fazendo com que o ensino híbrido e novas metodologias de ensino fossem implementadas em grande parte das instituições.

Qual o papel do professor na era cibernética?

Na educação, o impacto da mudança de paradigma para o digital foi significativo, de forma que instituições de ensino de todas as etapas e portes passaram a utilizar soluções inovadoras para superar os desafios e facilitar o processo de ensino e aprendizado.

Cabe à escola, mais do que somente oferecer equipamentos tecnológicos para alunos e professores, realizar treinamentos adequados para que os profissionais aprendam a manusear as novas ferramentas e utilizá-las da melhor maneira possível.

Ao professor cabe buscar a própria instrução e atualização quanto às novas metodologias de ensino que surgem como resultado do avanço tecnológico.

Além disso, com o acesso ilimitado à informação, cabe aos docentes também instruir os alunos para a formação de um pensamento crítico e estimular a curiosidade das crianças e adolescentes para que busquem fontes confiáveis na construção do próprio conhecimento.

Com o aumento da autonomia, é preciso orientar os estudantes para filtrar a quantidade de informações recebidas e saber aplicá-las de acordo com sua vivência.

O tema da cultura digital nas escolas é uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece sua aplicação em diversas práticas sociais, incluindo as escolares.

A cultura digital nas escolas passa por novas alternativas de ensino, mudanças no currículo para contemplar as novas tecnologias e a utilização de ferramentas que facilitam e simplificam a gestão escolar, como o UR NIA.

Para isso, leva em consideração diversas variáveis como a disponibilidade dos professores, a grade curricular das turmas e outros fatores que contribuem para a elaboração de grades com alta qualidade pedagógica.

O URÂNIA facilita a rotina de todos os envolvidos na rotina escolar, com benefícios para os professores como:

Conhecimento do horário antes do início das aulas, para que possam se planejar antecipadamente;

  • Respeito à disponibilidade informada aos gestores;
  • Otimização dos dias com aulas, para que os professores tenham mais tempo livre;
  • Possibilidade de escolher como prefere dar suas aulas (geminadas, separadas, em conjunto com outras disciplinas etc.);
  • Maior motivação por lidar com alunos descansados e engajados;
  • Programação de horário livre para investir em capacitação continuada por disciplina.

Com o URÂNIA, o gestor soluciona o horário escolar de turmas presenciais, remotas ou híbridas com alta qualidade pedagógica e benefícios para alunos, professores e gestores. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens.