⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como formar leitores na era digital?

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

A formação de leitores na era digital é um dos principais desafios das escolas. Confira como a tecnologia pode facilitar o processo.

A leitura é uma prática essencial para a formação social e cognitiva de crianças e adolescentes, influenciando a construção do conhecimento em todas as áreas. Em um mundo cada vez mais tecnológico, os professores e a escola têm um grande desafio pela frente: como formar leitores na era digital?

O ato de ler é um dos pilares mais importantes para a formação do conhecimento e do desenvolvimento intelectual humano, sendo também a base para formar alunos curiosos sobre o mundo, questionadores e com pensamento crítico. Porém, para continuar formando leitores na era digital, é preciso levar em consideração o contexto em que as crianças e adolescentes estão inseridos.

Como a tecnologia pode ajudar na formação de leitores?

O fato é que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das escolas, com soluções que ajudam a enriquecer a prática pedagógica.

Os livros digitais, que têm formatos e características diferentes das obras impressas, estão transformando o modo de ler, fazer anotações e interagir com o texto.

Em geral, essas ferramentas possibilitam uma leitura mais dinâmica, não linear, com links externos, bem como a inclusão de mídias que podem complementar a leitura e enriquecer a experiência do leitor.

A partir dessa imersão, os alunos têm acesso a um novo canal de comunicação e aprendizado, tornando o conteúdo mais fluido e rico.

Segundo a pesquisa Leitores Digitais, que aborda o comportamento de leitura digital nas escolas brasileiras, publicado em 2020, a leitura por meio de telas (seja celular, computador ou tablet) pode promover um avanço no número de livros lidos pelos jovens, mostrando que a tecnologia tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem.

Os números apontam que os estudantes leem mais quando há a indicação do professor, pois a mediação gera mais engajamento e aumenta o impacto da leitura e do aprendizado.

A pesquisa também demonstrou que os livros indicados por educadores têm maior taxa de leitura até o final da obra e a motivação que os alunos recebem dos professores contribui para esse resultado.

Desafios para o aprendizado na era digital

Se, por um lado, as ferramentas tecnológicas e livros digitais contribuem para a formação de leitores, é preciso tomar alguns cuidados com o tempo de exposição às telas e hiperestimulação visual, por exemplo, especialmente nos leitores mais jovens.

Atualmente, os alunos estão constantemente expostos a um grande volume de informações e, como consequência, a dificuldade de atenção e concentração é uma realidade cada vez mais comum que pode ser notada pelos professores e pedagogos na prática diária.

Outro desafio importante é o prejuízo aos processos cognitivos e ao aprofundamento da leitura, que podem acontecer se não houver a mediação adequada tanto dentro quanto fora de sala de aula.

Para superar esses desafios, as crianças e adolescentes devem ser preparados para lidar com a quantidade e diversidade de conteúdo acessado na internet.

Os pais e educadores devem estar envolvidos nessas práticas e estimular hábitos de leitura saudáveis, de modo a construir futuros leitores com capacidade de pesquisar, selecionar, comparar e analisar as informações recebidas, tirando suas próprias conclusões.

Além disso, o momento da leitura com o acompanhamento de pais e professores também é importante para fortalecer os vínculos afetivos e estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando os jovens para saberem lidar com o mundo digital.

Para isso, é importante também contar com a tecnologia para organizar a gestão escolar e conseguir que os educadores tenham mais tempo livre para formar leitores na era digital.

O URÂNIA é a melhor solução na gestão de horários escolares e permite que o gestor monte grades horárias de uma forma rápida e com alta qualidade pedagógica.

Além de automatizar processos e reduzir a burocracia, o URÂNIA ajuda a promover a liberação de um valioso tempo para os gestores e professores.

O horário tem um grande impacto no dia a dia de alunos, professores e da gestão escolar. Por isso, o URÂNIA tem diversos recursos que melhoram a produtividade dos educadores e o desempenho dos estudantes.

Entre em contato conosco para conhecer todas as vantagens do UR NIA e mantenha a sua escola organizada o ano inteiro.