⏰ CONFIRA NOSSO HORÁRIO DE ATENDIMENTO! SEG. A SEX. DAS 09H ÀS 18H | ENTRE EM CONTATO CONOSCO! ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Os desafios para os professores em tempos de isolamento social

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

desafios para os professores

A pandemia de coronavírus causou a suspensão das aulas presenciais em meados de março e, com isso, professores, gestores, alunos e pais precisaram lidar com inúmeros desafios para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizado.

Esse novo cenário exigiu a adaptação de todos os envolvidos, especialmente os professores, que precisaram adequar sua rotina doméstica ao novo modelo de trabalho remoto e superar os desafios para continuar lecionando.

Para evitar que os alunos fossem prejudicados pela suspensão das aulas presenciais, muitas escolas adotaram plataformas digitais e implementaram o ensino à distância (EAD). 

No entanto, a maioria dos professores tinha pouca ou nenhuma experiência com esse modelo de ensino e precisaram modificar o planejamento pedagógico e o plano de aulas para se adaptar à nova realidade. 

Outra mudança importante foi na relação entre os professores e alunos e entre os próprios estudantes.

No ensino presencial, todos compartilhavam o mesmo espaço e os estudantes estavam sempre ao alcance dos olhos do docente, que podia acompanhar de perto seu desenvolvimento e analisar se o conteúdo está sendo compreendido.

Com a migração repentina para o digital, o contato direto e próximo entre professores e alunos é uma das maiores perdas, assim como o distanciamento entre os colegas.

A mudança na rotina dos professores devido ao isolamento social

Assim como outros profissionais que passaram a trabalhar em home office, os professores precisaram descobrir como conciliar sua rotina doméstica com o trabalho, agora que ambas as áreas compartilham o mesmo espaço.

Muitos educadores têm filhos e uma vida familiar que, muitas vezes, acaba entrando em conflito com a rotina profissional. 

Além disso, é preciso alinhar os horários de trabalho com os alunos, que também precisam reconhecer essa divisão e entender os limites dos docentes.

A disciplina necessária para trabalhar em casa também pode representar um desafio para muitos professores. 

Barulhos externos, familiares que precisam de atenção e notificações em redes sociais, por exemplo, podem ser alguns fatores que atrapalham a concentração e prejudicam a produtividade no trabalho.

Os professores que estavam acostumados ao ambiente da sala de aula podem ter uma dificuldade ainda maior em aprender a gravar vídeos, tirar dúvidas por mensagens e perder a interação com os alunos, fator fundamental para o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse ponto, o apoio da gestão escolar é essencial para evitar que os docentes façam uma jornada de trabalho ainda maior do que o normal e fiquem sobrecarregados.

Falta de infraestrutura e acesso à tecnologia estão entre os principais desafios dos professores na pandemia

Outro desafio que surgiu logo no início da suspensão das aulas presenciais foi a falta de infraestrutura necessária para o EAD, especialmente em escolas públicas.

Muitas instituições de ensino que adotavam o modelo presencial usavam poucos recursos tecnológicos em sala de aula e, com a chegada da pandemia, precisaram criar um modelo de ensino online e padronizar a utilização de ferramentas para não prejudicar o aprendizado.

Os educadores, acostumados ao modelo de ensino tradicional, encontraram dificuldades para lidar com as novas tecnologias, equipamentos de filmagem e formatos diferentes.

Uma reclamação comum neste período foi o fato de que os estudantes não ligam as câmeras durante as aulas, fazendo com que os educadores sintam que estão falando sozinhos.

A dificuldade de conexão à internet e as diferentes realidades de cada aluno precisam ser levadas em consideração, mas essa distância também prejudica o trabalho dos educadores e interfere na qualidade do aprendizado.

Com a suspensão das aulas presenciais, a tecnologia assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia das pessoas e, com a implementação do ensino híbrido e o retorno seguro ao espaço físico da escola, novos desafios irão surgir.

O URÂNIA é um software de horário escolar feito para facilitar o trabalho dos profissionais da educação e está preparado para ajudar nesse momento delicado.

Durante a pandemia, implementamos novas funções e realizamos várias ações para ajudar gestores e professores a enfrentarem  os desafios do ensino remoto. Conte conosco para superar as dificuldades e manter sua escola organizada o ano inteiro!