⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Jornada acadêmica: tudo o que você precisa saber

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

16 de dezembro de 2020

jornada acadêmica

Motivar e engajar professores e alunos é fundamental para uma instituição de ensino de qualidade. Uma forma de fazer isso é oferecer experiências extracurriculares para incentivar o compartilhamento do conhecimento e envolver a comunidade escolar, como a jornada acadêmica.

Organizar uma jornada acadêmica é um trabalho bastante complexo que demanda tempo e esforço de todos os envolvidos. 

Cada detalhe deve ser pensado e programado para atender às necessidades dos participantes e dos convidados, de modo a oferecer uma experiência enriquecedora.

O que é a jornada acadêmica?

A jornada acadêmica é um evento realizado na instituição de ensino que tem o objetivo de aproximar os alunos do mercado de trabalho e do ambiente acadêmico de pesquisa. 

Para isso, a organização convida professores universitários e profissionais de empresas para dar palestras e conversar com os alunos sobre suas áreas de atuação.

O evento pode ser realizado em um ou vários dias, dependendo dos objetivos propostos e da quantidade de participantes. 

Ao longo da jornada, os alunos poderão tirar dúvidas e participar de atividades práticas que irão guiar suas decisões profissionais e contribuir para a sua formação de maneira geral.

Além disso, ao realizar este e outros eventos extracurriculares, a instituição de ensino coloca em prática seus valores e demonstra sua importância para a comunidade escolar, o que contribui para a captação de futuros alunos.

As principais vantagens de organizar uma jornada acadêmica são:

  • Aumento no engajamento de professores, coordenadores e diretores, que precisarão trabalhar em equipe para organizar o evento;
  • Incentivo à participação dos alunos, seja apresentando trabalhos ou ajudando nos bastidores do evento, sob supervisão dos docentes;
  • Envolvimento da comunidade escolar, que deve ser convidada e incentivada a participar;
  • Visibilidade para a instituição de ensino, que será o ponto de encontro para profissionais qualificados do mercado e pesquisadores respeitados na área acadêmica.

Como organizar a jornada acadêmica

Organizar eventos extracurriculares exige muita dedicação dos envolvidos e atenção a cada detalhe do planejamento.

Confira o passo a passo para realizar um evento bem-sucedido:

Escolha a data com antecedência

O planejamento deve começar meses antes do evento, principalmente para conciliar com o calendário escolar da instituição e a agenda dos convidados. 

Por isso, defina com antecedência a data e o local em que a jornada será realizada e pense se estas são as melhores opções de acordo com o público que está sendo esperado.

Defina o tema do evento

A escolha do tema também é uma decisão importante que irá influenciar todas as etapas seguintes. 

Você pode escolher um assunto específico ou uma área do conhecimento, dependendo dos objetivos do evento e da viabilidade. 

Uma forma de atrair a atenção dos participantes é analisar temas que estão sendo discutidos na sociedade e explorar diferentes pontos de vista.

Monte uma equipe para a organização

A partir do tema, você pode definir quais professores e coordenadores serão responsáveis pela organização do evento. 

Além disso, é importante incentivar a participação dos alunos, tanto no planejamento quanto na submissão e apresentação de trabalhos.

Convide os palestrantes

Contar com os palestrantes certos é fundamental para o sucesso do seu evento acadêmico. Assim, faça uma lista das pessoas que trabalham na área e têm algo a contribuir sobre o tema. 

Depois, entre em contato com cada um para verificar sua disponibilidade de acordo com a data e o local. Com essas informações em mãos, a equipe poderá organizar a programação do evento.

Divulgue o evento para a comunidade

Com tudo planejado, é o momento de divulgar a jornada para o público e convidar a comunidade para participar do evento. 

Para isso, utilize todos os recursos disponíveis, como o site da instituição, mídias digitais e materiais impressos. 

Também é importante incentivar os alunos e professores a ajudarem na divulgação para alcançar um público ainda maior.

Como você viu, eventos acadêmicos demandam muito planejamento e dedicação de gestores e professores, que, além da organização da jornada, precisam continuar sua rotina em sala de aula.

A melhor maneira de manter sua instituição organizada e otimizar o tempo dos docentes é utilizar o URÂNIA para elaborar o horário escolar. 

Com o software, você controla o deslocamento dos professores, gera a grade de várias sedes, reduz a quantidade de janelas entre as aulas e muito mais.

Conte com o URÂNIA para elaborar seu horário escolar e permita que os professores tenham tempo para dedicar-se a atividades extracurriculares como a jornada acadêmica. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do software.