⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Entenda como valorizar e reconhecer um bom professor

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

9 de dezembro de 2020

bom professor

Uma instituição de ensino é formada por diversos agentes com funções diferentes, mas que devem agir em conjunto para oferecer uma educação de qualidade. Nesse contexto, é importante que a gestão desenvolva uma maneira de reconhecer um bom professor, já que esses profissionais lidam diretamente com os alunos e são a peça-chave no processo educacional.

A valorização e o reconhecimento de um bom professor vão além do aspecto financeiro e envolve a qualidade do ambiente de trabalho, o diálogo com os gestores e a construção de um relacionamento próximo aos alunos.

No mundo atual, a transformação digital e a utilização da tecnologia nas escolas trouxe grandes mudanças para o processo de ensino e aprendizado. 

Neste novo cenário, o professor deixou de ser apenas um transmissor de conteúdo e assumiu o papel de mediador e facilitador do conhecimento.

Como reconhecer um bom professor

A formação de um profissional de qualidade vem desde o início de sua carreira, quando o professor passa por estágios, cursos e mentorias com profissionais experientes que irão contribuir para diversos aspectos do seu trabalho em sala de aula. 

Assim, um bom docente é aquele que possui amplo conhecimento da área que leciona e também sobre métodos de ensino, práticas pedagógicas e formas eficientes de transmitir o conteúdo para os alunos.

Além disso, os melhores professores nunca deixam de ser alunos. A formação continuada deve ser vista como um processo constante, em que os docentes estão sempre estudando e aprimorando sua formação em diversas áreas, de modo que possam contribuir para diversos aspectos do desenvolvimento dos estudantes.

Dessa forma, também é fundamental ressaltar a importância de uma comunicação eficiente entre os educadores e seus alunos. 

As crianças e adolescentes de hoje em dia são expostos à tecnologia cada vez mais cedo, o que tem impacto direto no modo como consomem e assimilam o conteúdo das aulas.

Assim, um bom professor deve saber como falar a língua dos alunos e utilizar essas mudanças a favor do aprendizado, utilizando equipamentos e recursos tecnológicos que fazem parte do seu dia a dia.

A utilização da tecnologia, a busca pela inovação e a empatia com os alunos são algumas soft skills essenciais para os educadores contemporâneos e devem ser valorizadas pela gestão, já que agregam valor ao serviço oferecido pela instituição e ajudam a fidelizar os alunos.

Para observar essas e outras características dos profissionais que influenciam em grande parte do processo educacional, é importante que o gestor esteja presente na rotina escolar e saiba dialogar com o corpo docente e discente.

Outro ponto importante para valorizar os bons profissionais é oferecer uma estrutura adequada com os recursos necessários para que realizem seu trabalho da melhor maneira possível. 

Uma forma de fazer isso é utilizar o URÂNIA para elaborar o horário escolar com alta qualidade pedagógica e respeito à disponibilidade dos professores.

O software foi desenvolvido para ser uma solução completa na geração de quadros de horários, contribuindo com o bem-estar de professores, alunos e equipe gestora.

Com o URÂNIA, os docentes têm suas disponibilidades respeitadas ao máximo. Assim, o gestor mostra que a instituição sabe reconhecer um bom professor e valorizá-lo de maneira adequada, aumentando a satisfação de pais e alunos.

Conte com o URÂNIA para elaborar as grades com máxima qualidade e melhorar a qualidade do ensino.

Entre em contato conosco e saiba como otimizar a elaboração do horário escolar da sua instituição.