Diretor, como está o clima organizacional em sua escola?

Tempo estimado de leitura: minutos

clima-organizacional-ambiente-escolar

Um ambiente escolar é composto por muito mais que alunos e professores. Esse espaço é um conjunto de profissionais que buscam por um único objetivo: garantir a melhor educação possível às crianças e jovens matriculados.

Diferente do que se pensa, uma educação de qualidade não depende apenas de um professor qualificado que compartilhe conhecimento. Obviamente, isso é de suma importância, no entanto, há diversos outros fatores que influenciam esse processo de aprendizagem.

Diante de tantos setores, a instituição escolar precisa de uma pessoa responsável por manter o bom funcionamento de todas as áreas. Na escola, essa função é desempenhada pelo diretor.

O papel do diretor no clima organizacional da escola

A figura do diretor escolar vai muito além de conferir se os alunos estão aprendendo. Cabe a ele acompanhar e direcionar, da melhor forma possível, todos os setores que fazem parte desse espaço, desde a alimentação até a limpeza do ambiente.

Nas escolas, a orientação de cada um trabalhar por si e fazer a sua parte não funciona. É necessário que professores, alunos, funcionários e equipe gestora estejam em perfeita sintonia, de modo a garantir o bom funcionamento da instituição.

Assim como em outros espaços, a escola precisa manter um clima organizacional perfeito para que os objetivos sejam atingidos com sucesso. Neste ambiente, ninguém trabalha sozinho, o trabalho em equipe é fundamental e primordial.

O diretor deve garantir que todos trabalhem em união e perfeita harmonia, estando sempre de olhos abertos para identificar aquilo que está dando certo e tudo o que precisa ser mudado. A vigilância, nesse sentido, deve começar nas suas próprias atitudes, identificando o que pode ser melhorado, e em seguida, nas ações dos professores, funcionários e alunos.

Cabe também ao diretor procurar saber a visão que a comunidade na qual a escola está inserida tem sobre a instituição. Uma boa unidade escolar faz parte e atua dentro da realidade na qual se encontra, por isso, o diretor precisa saber se a escola é bem vista pela vizinhança, e se esse não for o caso, deve procurar alternativas para melhorar.

Assim como destacar os pontos que precisam ser melhorados, é de grande importância que o diretor aponte as qualidades de cada pessoa envolvida no cotidiano escolar. Afinal, qualquer pessoa que tem o seu trabalho reconhecido, passa a exercer sua função com mais motivação e se propõe a melhorar cada dia mais. Por isso, o diretor deve destacar o que cada um de seus colaboradores tem de bom, demonstrando satisfação e incentivando-os a continuar.

O bom gestor precisa ter sempre um pensamento positivo diante de todas as situações, mas principalmente, das dificuldades. Por mais difícil que pareça, ele é o principal responsável para garantir que tudo saia como esperado. Se ele desanimar, as chances de isso se cumprir são relativamente pequenas, comparada com a possibilidade de ele conseguir reverter qualquer imprevisto se encará-lo com otimismo e perseverança.

Por fim, para que a escola seja um ambiente agradável, vale a pena investir em dinâmicas que envolvam todos, promovendo o convívio e desmistificando o equívoco de que o diretor precisa estar afastado de todos os demais indivíduos que formam o ambiente escolar.

E você diretor, como avalia o clima organizacional da sua escola? Deixe seu comentário e ajude outros gestores a proporcionar um espaço agradável no ambiente educacional.