⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Diretor, como está o clima organizacional em sua escola?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

24 de fevereiro de 2021

diretor

O clima organizacional na escola influencia desde a socialização dos estudantes até a qualidade do ensino, pois é composto pelas práticas, valores e concepções da instituição. Por isso, é importante que o diretor fique atento a esse fator para manter um ambiente agradável e estimulante para todos.

Muito mais do que alunos e professores, o ambiente escolar é formado pelo conjunto de profissionais e membros da comunidade que buscam um único objetivo: garantir a melhor educação possível às crianças e jovens matriculados. 

Nesse sentido, o clima organizacional na escola deve ser monitorado constantemente, já que é capaz de melhorar as relações sociais com as famílias e a comunidade, melhorar o rendimento acadêmico, reduzir a evasão escolar, prevenir situações de bullying, auxiliar no processo de inclusão e contribuir para uma menor rotatividade dos professores.

Alguns indicadores importantes são o nível da inclusão do diretor nos espaços de descontração dos professores e demais funcionários, o acesso sem burocracia ao diretor e a liberdade dos colaboradores para reportar-se ao grupo sempre que necessário, por exemplo.

Assim, entre os desafios da gestão escolar, estão a organização de uma escola que seja, ao mesmo tempo, de qualidade e democrática.

O papel do diretor no clima organizacional da escola

Uma educação de qualidade não depende apenas de um professor qualificado que compartilhe conhecimento com os alunos. Ainda que isso seja de suma importância, existem diversos outros fatores que influenciam no processo de aprendizagem.

Um deles é a qualidade da gestão escolar que, entre outras funções, dedica-se a manter todas as áreas da instituição funcionando. 

Na escola, essa função geralmente é desempenhada pelo diretor, cujo trabalho vai muito além de conferir se os professores estão ensinando e os alunos aprendendo.

Cabe a ele acompanhar e direcionar, da melhor forma possível, todos os setores que fazem parte da instituição, desde a alimentação até a limpeza dos ambientes.

Nas escolas, a orientação de cada um trabalhar por si e fazer a sua parte não funciona. É necessário que professores, alunos, funcionários e equipe gestora estejam em perfeita sintonia, de modo a garantir o bom funcionamento da instituição.

Assim a escola precisa manter um clima organizacional positivo para que os objetivos sejam atingidos com sucesso. 

E, para isso, o trabalho em equipe é fundamental, especialmente em épocas de crise, como a que estamos vivendo devido à pandemia de Covid-19, que exigiu diversas adaptações e mudanças na rotina das instituições e no trabalho dos profissionais.

O diretor, portanto, deve garantir que todos trabalhem em união e perfeita harmonia, estando sempre de olhos abertos para identificar aquilo que está dando certo e o que precisa ser mudado. 

A vigilância, nesse sentido, deve começar nas suas próprias atitudes, identificando o que pode ser melhorado, e em seguida, nas ações dos professores, funcionários e alunos.

Cabe também ao diretor procurar saber a visão que a comunidade na qual a escola está inserida tem sobre a instituição. 

Uma boa unidade escolar faz parte e atua dentro da realidade na qual se encontra, por isso, o diretor precisa saber se a escola é bem vista pela vizinhança, e se esse não for o caso, deve procurar alternativas para melhorar.

Assim como destacar os pontos que precisam ser melhorados, é de grande importância que o diretor aponte as qualidades de cada pessoa envolvida no cotidiano escolar. 

Afinal, qualquer pessoa que tem o seu trabalho reconhecido passa a exercer sua função com mais motivação e se propõe a melhorar cada dia mais. 

Por isso, o diretor deve destacar o que cada um de seus colaboradores tem de bom, demonstrando satisfação e incentivando-os a continuar.

O bom gestor precisa ter sempre um pensamento positivo diante das situações, mas, principalmente, das dificuldades. 

Por mais difícil que pareça, ele é o principal responsável por garantir que tudo saia como o planejado. 

Se ele desanimar, as chances de isso se cumprir são relativamente pequenas, comparada com a possibilidade de ele conseguir reverter qualquer imprevisto se encará-lo com otimismo e perseverança.

Por fim, para que a escola seja um ambiente agradável, vale a pena investir em dinâmicas que envolvam todos, promovendo o convívio e desmistificando o equívoco de que o diretor precisa estar afastado, em uma posição superior de todos os demais indivíduos que formam o ambiente escolar.

Como melhorar o clima organizacional na escola

Um dos fatores que influenciam no clima organizacional da instituição e também no aprendizado dos alunos é a relação entre o diretor e os professores. 

É notório que um dos maiores motivos para atritos internos é o horário escolar, que, se for mal organizado, podem deixar os docentes insatisfeitos e sobrecarregados, reduzindo sua produtividade em sala de aula.

O diretor que não leva em consideração as necessidades e preferências dos professores pode fazer com que estes se sintam desrespeitados no ambiente de trabalho, prejudicando o clima escolar como um todo.

A melhor maneira de prevenir esses problemas e gerar horários com alta qualidade pedagógica, que respeitem os educadores e facilitem a gestão, é utilizar o URÂNIA para elaborar as grades.

Com o URÂNIA é possível observar a disponibilidade dos docentes, controlar seu tempo de deslocamento entre sedes ou outras escolas, atender suas preferências quanto à forma de distribuição das aulas, elaborar horários híbridos otimizados e muito mais.

Assim, o diretor mantém os professores motivados e melhora o ambiente corporativo, o que reflete-se na melhora do processo de ensino e aprendizagem, deixando os alunos mais satisfeitos e engajados com as aulas.

Outra vantagem do URÂNIA para a gestão escolar é que, com o software, o diretor não precisa trabalhar durante as férias nem perder semanas de trabalho elaborando manualmente os quadros de horários.

O URÂNIA contribui para a qualidade de vida dos profissionais, por gerar horários de forma rápida, fácil e com garantia de qualidade.

O sistema é utilizado por mais de 6 mil escolas em todo o Brasil, com impacto positivo na rotina de mais de 500 mil professores e 200 mil turmas em todas as etapas, da educação infanti, ensino médio e superior.

Se você quer saber mais sobre como o URÂNIA pode ajudar a melhorar o clima organizacional da sua escola, entre em contato conosco e conheça todos os recursos do software.