Como elaborar um bom horário escolar?

Tempo estimado de leitura: minutos

como-elaborar-um-bom-horario-escolar

O problema é que, dentre essas combinações, ainda faz-se necessário pontuar os interesses dos seus professores e a disponibilidade de lecionar nos dias da semana escolhidos. E, é claro que você pode tentar forçá-los a se encaixar na grade que julgar ideal, porém, isso gera insatisfação, o que certamente não será saudável para sua instituição a longo prazo.

Benefícios do quadro de horário escolar

A garantia do funcionamento harmônico da escola depende da organização correta dos horários.

Na perspectiva do professor, o importante é conseguir ministrar suas aulas de acordo com as suas disponibilidades de horário e preferências na forma de distribuir as aulas. Além disso, para disciplinas que usam ambientes únicos da escola, como quadra de esportes e laboratórios, é necessário garantir que esses espaços estarão livres quando o docente for usá-lo.

Isso tudo faz com que os alunos também sejam beneficiados. Afinal, professores satisfeitos tem mais ânimo para dar aulas. Além disso, distribuir as disciplinas pensando no melhor rendimento dos alunos pode trazer vários benefícios ao aprendizado.

Já para a gestão da escola, o quadro de horário representa a organização da Instituição e quando sua elaboração leva em consideração a redução  de horários vagos — ou janelas — previne gastos desnecessários com o tempo ocioso do professor.

Como fazer horário escolar

O primeiro passo para elaborar um bom horário é considerar o número máximo de variáveis possíveis para minimizar os transtornos com a grade.

Se você não sabe por onde iniciar, comece determinando quais valores são essenciais e quais são desejáveis para sua escola: pessoal, mercadológico, financeiro ou pedagógico? Determine pelo menos um essencial e dois ou mais desejáveis. Considere que:

Pessoal: seu principal objetivo é a boa relação com os professores. Escolas que seguem esse valor buscam criar uma harmonia entre a grade escolar e os mestres. O mais importante é não desgastar seus colaboradores, buscando sempre otimizar o tempo deles, seja distribuindo as aulas de forma a reduzir os dias que devem lecionar na Instituição ou calcular seu deslocamento entre uma escola e outra.

Mercadológicobusca concorrer com outras escolas, focando em oferecer vantagens, por exemplo, disponibilizando o máximo possível de ambientes extraclasse. O objetivo é manter o horário mais competitivo possível para que o aluno ou responsável crie interesse pela escola e por seus diferenciais, tais como: esportes, línguas, tecnologia ou intercâmbios.

Financeirose a sua escola considera fundamental manter o menor custo possível, é importante se preocupar com elementos invisíveis que trazem gastos a mais para as instituições, como janelas nos horários dos professores, que em muitos locais são remuneradas, ou o custo com transporte e alimentação quando o professor comparece todos os dias à escola, mesmo que para dar apenas uma aula.

Pedagógico: focado na metodologia e aprendizagem do aluno, você deve sempre optar por encaixar os alunos em grades que variam entre matérias exatas e humanas, tornando o aprendizado o mais efetivo o possível. As aulas de educação física, por exemplo, devem ser evitadas em horários antecedentes às matérias de exatas, para evitar que o cansaço físico dos alunos atrapalhe o desempenho mental.

Após determinar as prioridades, separe as informações que serão úteis na criação de sua tabela:

  • Turnos em que a escola estará em atividade;
  • Número total de turmas divididas por nível de ensino e período;
  • Carga horária semanal e grade curricular das turmas;
  • Professores e suas respectivas disciplinas;
  • Disponibilidades e preferências de cada professor;
  • Quantidade de salas ambientes ou quadra de esportes.

Esses são apenas os dados básicos para iniciar sua grade. Dependendo da prioridade de sua instituição, a lista pode ficar ainda mais extensa e complexa. Se você achou complicado até aqui, e já desistiu da ideia de fazer manualmente todas essas etapas sozinho, saiba que existe uma solução eficaz, desenvolvida apenas para sanar seus problemas relacionados à criação de horários.

Dicas grátis de como planejar o seu horário escolar

Para que a montagem da grade escolar ocorra de uma maneira mais organizada e efetiva, é necessário que se planeje os mínimos detalhes. Por esse motivo, criamos o E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu. Composto de um passo a passo e diversas dicas para facilitar o planejamento da sua grade escolar.

Leia Também: Precisando de ajuda com o Plano de Aula? Confira dicas do URÂNIA e baixe grátis nosso modelo

Use um programa para fazer horário escolar

Se você já baixou nosso E-book e notou que terá muita dificuldade para montar uma grade que atenda a todas as questões apontadas acima, chegou a hora de conhecer uma forma moderna de gerar horários.

Um computador é capaz de realizar combinações de forma muito mais rápida que o cérebro o humano, assim, transferir para uma máquina, todo o raciocínio necessário para elaborar um horário escolar, torna a tarefa, no mínimo, mais rápida. Junte isso à uma configuração específica para montagem de grades de forma otimizada e pronto! Seus horários terão qualidade insuperável!

Justamente por conhecer as dificuldades em conciliar interesses, características e disponibilidades dos professores e Instituições de Ensino, o URÂNIA oferece mais comodidade e facilidade na elaboração de horários escolares.

Com o URÂNIA você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais!

Além disso, veja as vantagens do URÂNIA:

  • Economize tempo: gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia da aula;
  • Organize sua escola: gerencie várias sedes, tempo de deslocamento de professores e a utilização de salas ambientes;
  • Priorize o desempenho pedagógico: elabore grades com alta qualidade pedagógica, determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e rendimento dos alunos;
  • Solução completa: desfrute de uma ferramenta com mais de 30 anos de experiência e continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos próprios usuários, contemplando as mais variadas necessidades na elaboração de horários;
  • Minimize as janelas: reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos professores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: a qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano, de forma prática e com a segurança do melhor resultado.

Conheça o URÂNIA

Um programa desenvolvido para poupar seu tempo organizando horários escolares. Elabore e organize-os com facilidade e, principalmente, tenha a liberdade de modificá-los quando quiser, conforme as necessidades de sua instituição.

Independentemente de quais valores você determinou como essenciais para sua instituição, o URÂNIA pode te ajudar. Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários e, por esse motivo, somos especialistas e oferecemos a melhor ferramenta, aprimorada ao longo de 30 anos e atualizada continuamente através das sugestões dos próprios usuários.

Confira os depoimentos de quem acredita em nossos serviços aqui e para mais informações acesse o nosso website.