⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como elaborar um bom horário escolar? – Parte 2

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

22 de fevereiro de 2021

como-elaborar-um-bom-horario-escolar

Conflitos entre as agendas dos professores, atritos com os gestores e danos ao aprendizado dos alunos são apenas algumas das situações vividas em uma escola com a grade horária de professores mal estruturada Assim, elaborar um bom horário escolar é fundamental para o funcionamento da instituição e a melhor maneira de fazer isso é contar com a tecnologia.

A elaboração do horário escolar é uma tarefa bastante complexa, já que depende de diversas variáveis e existem milhões de combinações possíveis. Com um horário equilibrado, os professores e gestores têm mais tempo para dedicar-se aos alunos e melhorar o processo de ensino e aprendizado.

Benefícios do quadro de horário escolar

A garantia do funcionamento harmônico da escola depende, em grande parte, da organização correta dos horários.

Na perspectiva do professor, o importante é conseguir ministrar as aulas de acordo com suas disponibilidades e preferências de distribuição.

Além disso, para as disciplinas que usam ambientes coletivos da escola, como quadras de esportes e laboratórios, é necessário organizar a utilização dos espaços para garantir que todos possam usufruir deles em segurança e com conforto.

Com isso, os alunos também são beneficiados, já que professores satisfeitos e com maior qualidade de vida sentem-se mais valorizados e motivados a dar excelentes aulas.

Ao distribuir as disciplinas pensando no rendimento dos estudantes, é possível potencializar o aprendizado e evitar que fiquem sobrecarregados.

Da mesma forma, a gestão escolar é beneficiada por manter a instituição organizada a partir do primeiro dia de aula, além de reduzir gastos desnecessários com o tempo ocioso do professor, já que um horário otimizado reduz a quantidade de janelas na grade dos docentes.

Como fazer o horário escolar

O primeiro passo para elaborar um bom horário é considerar o número máximo de variáveis possíveis para minimizar os transtornos com a grade.

Se você não sabe por onde iniciar, comece determinando quais valores são essenciais e quais são desejáveis para sua escola: pessoal, mercadológico, financeiro ou pedagógico. Determine pelo menos um essencial e dois ou mais desejáveis, considerando que:

  • Pessoal: seu principal objetivo é a boa relação com os professores. Escolas que seguem esse valor buscam criar uma harmonia entre a grade escolar e os mestres. O mais importante é não desgastar seus colaboradores, buscando sempre otimizar o tempo deles, seja distribuindo as aulas de forma a reduzir os dias que devem lecionar na instituição ou calculando seu deslocamento entre uma escola e outra.
  • Mercadológico: busca concorrer com outras escolas, focando em oferecer vantagens, por exemplo, disponibilizando o máximo possível de ambientes extraclasse. O objetivo é manter o horário o mais competitivo possível para que o aluno ou responsável crie interesse pela escola e por seus diferenciais, como esportes, línguas, tecnologia ou intercâmbios, por exemplo.
  • Financeiro: se a sua escola considera fundamental manter o menor custo possível, é importante se preocupar com elementos invisíveis que trazem gastos a mais para as instituições, como janelas nos horários dos professores, que em muitos locais são remuneradas, ou o custo com transporte e alimentação quando o professor comparece todos os dias à escola, mesmo que para dar apenas uma aula.
  • Pedagógico: focado na metodologia e aprendizagem do aluno, você deve sempre optar por encaixar os alunos em grades que variam entre matérias exatas e humanas, tornando o aprendizado o mais efetivo possível. As aulas de educação física, por exemplo, nunca serão dadas em horários antecedentes às matérias de exatas, para evitar que o cansaço físico dos alunos atrapalhe o desempenho mental.

Após determinar as prioridades, separe as informações que serão úteis na criação da sua grade:

  • Turnos em que a escola estará em atividade;
  • Número total de turmas divididas por nível de ensino e período;
  • Carga horária semanal e grade curricular das turmas;
  • Professores e suas respectivas disciplinas;
  • Disponibilidades e preferências de cada professor;
  • Quantidade de salas ambientes ou quadra de esportes.

Como elaborar horários híbridos otimizados

Esses são apenas os dados básicos para iniciar sua grade. Dependendo da prioridade de sua instituição, a lista pode ficar ainda mais extensa e complexa.

Da mesma forma, se a sua instituição aderiu ao sistema de ensino híbrido, esse modelo exige um maior planejamento prévio, já que uma grade funcional pode demandar alterações na disponibilidade, na carga horária semanal dos professores, na matriz curricular ou na distribuição das turmas.

Para isso, o URÂNIA é a ferramenta ideal para você elaborar horários com alta qualidade pedagógica para turmas presenciais, remotas e/ou híbridas.

As novas funções do sistema foram desenvolvidas especialmente para facilitar o processo de elaboração de grades com essas características e incluem:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Conheça o URÂNIA

O URÂNIA é um software que resolve o horário escolar da sua instituição de uma maneira simples e estruturada intuitiva. 

O sistema é capaz de realizar milhões de combinações de disciplinas de uma forma muito mais rápida do que o cérebro humano e ainda tem configurações específicas para otimizar ao máximo a montagem das grades.

Após 35 anos conhecendo as dificuldades em conciliar interesses, características e disponibilidades dos professores e instituições de ensino, o URÂNIA oferece mais comodidade e facilidade na elaboração de horários escolares.

Confira as vantagens do programa:

  • Economize tempo: gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia da aula;
  • Organize sua escola: gerencie várias sedes, tempo de deslocamento de professores e a utilização de salas ambientes;
  • Priorize o desempenho pedagógico: elabore grades com alta qualidade pedagógica, determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e rendimento dos alunos;
  • Solução completa: desfrute de uma ferramenta com mais de 30 anos de experiência que é continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos próprios usuários, contemplando as mais variadas necessidades na elaboração de horários;
  • Minimize as janelas: reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos professores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: a qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano, de forma prática e com a segurança do melhor resultado;
  • Elabore horários híbridos otimizados: com a volta às aulas presenciais, você elabora grades para turmas presenciais, remotas e/ou híbridas, reduzindo a necessidade de professores extras.

Conte com o URÂNIA para elaborar um bom horário escolar e manter sua escola organizada a partir do primeiro dia de aula. Entre em contato conosco e faça já a sua assinatura.