⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como valorizar o espaço escolar?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

22 de junho de 2022

Valorizar o espaço escolar é importante para melhorar a relação entre as pessoas e contribuir para o aprendizado dos alunos. Saiba mais.

Mais do que lidar com a administração da instituição de ensino e o atendimento à comunidade escolar, o papel do diretor também inclui promover a valorização do espaço escolar. Para isso, o profissional precisa pensar e planejar os detalhes para desenvolver todos os aspectos de modo que a educação seja de qualidade.

A valorização da escola é uma das maiores preocupações do diretor e envolve a capacitação dos professores, o desempenho dos alunos e a promoção de ambiente agradável para todos. Uma instituição de ensino saudável é um ambiente que valoriza as pessoas, mantém uma comunicação efetiva e promove bons relacionamentos que favorecem o desenvolvimento dos estudantes.

Ao promover a troca de conhecimento e valorizar todos os envolvidos no espaço escolar – sejam alunos, pais, professores ou outros funcionários , é possível melhorar cada vez mais a qualidade do ensino e fazer a diferença na comunidade em que a escola está inserida.

Nesse cenário, o papel do diretor é manter-se atento a tudo o que acontece na escola, analisando o que está dando certo e o que não está funcionando e pode ser reavaliado.

Da mesma forma, é importante ter um olhar crítico sobre os aspectos que podem ser melhorados em si mesmo, nos professores, nos objetivos da escola, no planejamento a longo prazo, nas atitudes e habilidades dos profissionais que se refletem no relacionamento com os alunos.

Além disso, é fundamental valorizar as conquistas do dia a dia e manter os docentes e a equipe pedagógica motivados e com autonomia para encontrarem os melhores caminhos para trabalharem em sala de aula.

Alguns fatores importantes para valorizar o ambiente escolar são:

  • Integrar a escola e a comunidade

O ambiente escolar também inclui a comunidade em que a escola está inserida e é importante que exista uma integração para fortalecer esses laços e trazer as pessoas para dentro da instituição.

Uma maneira de fazer isso é implementar uma gestão participativa e democrática, favorecendo ações que demonstrem práticas de cidadania e que sejam usadas como referência para os alunos e a comunidade.

Para isso, o gestor pode criar cursos livres, oficinas, gincanas e outras atividades abertas aos pais dos alunos e moradores do entorno, ajudando a promover o respeito e o diálogo entre os membros da comunidade e a instituição.

  • Acompanhar o desempenho escolar

Mais do que implementar ações de valorização do espaço, é importante estar sempre acompanhando o desempenho escolar para detectar eventuais falhas e continuar aprimorando o aprendizado.

Portanto, o diretor deve conduzir periodicamente a realização de diagnósticos precisos sobre a taxa de absenteísmo, evasão escolar, índices de aprovação, notas em exames internos e externos, entre outras ações.

Junto a esses dados obtidos bimestral, semestral ou anualmente, também é importante buscar a contribuição de todos por meio de opiniões, sugestões e informações que possam ajudar a melhorar a performance da instituição como um todo e tornar o ambiente escolar mais saudável e agradável.

  • Investir em tecnologia para a gestão escolar

Atualmente, a transformação digital na educação é realidade em grande parte das instituições de ensino, já que os estudantes estão cada vez mais habituados a usar essas ferramentas no dia a dia.

As escolas, portanto, precisam buscar novas alternativas para manter a atenção dos alunos e estimular o aprendizado.

Adotar games educativos em sala de aula, usar redes sociais e aplicativos de mensagem para estimular trabalhos em grupo e compartilhar textos e informações relacionados ao conteúdo da aula são apenas alguns exemplos de como usar esses recursos para o desenvolvimento dos estudantes.

Além disso, também é importante contar com a tecnologia no dia a dia da gestão escolar, otimizando processos internos e contribuindo para manter a escola organizada o ano inteiro.

O URÂNIA é uma solução desenvolvida para facilitar o trabalho dos profissionais da educação na elaboração do horário escolar e está preparado para dar todo o suporte à equipe de gestão.

Com o sistema, é possível automatizar processos, economizar tempo, gerar economia e aumentar a qualidade pedagógica das grades horárias, contribuindo para valorizar o espaço escolar.

Entre em contato conosco e conheça as vantagens do URÂNIA para a gestão da sua instituição de ensino.