⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como o conselho de classe ajuda no aprendizado dos alunos?

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Entenda o objetivo do conselho de classe e como a reunião de avaliação contribui para o aprendizado dos alunos.

Ao final de cada bimestre, o conselho de classe é o momento em que gestores e professores se reúnem para discutir o desempenho dos alunos no período e definir estratégias para os próximos meses. Mais do que um momento de apresentar as avaliações, é importante que seja uma reunião participativa e democrática.

O conselho de classe também é o momento de avaliação das ações educacionais, além das individuais, e quando a equipe pedagógica indica soluções para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Qual é o objetivo do conselho de classe?

O conselho de classe é um órgão fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar que tem como objetivo promover o diálogo entre coordenadores, diretores e professores de forma a contribuir para a formação dos alunos.

A reunião é presidida pelo diretor e formada pelos professores da mesma série e pode ter a participação dos estudantes no papel de representantes dos colegas.

O conselho é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a integração e a continuidade dos conteúdos curriculares de cada série.

Essas discussões precisam ser construtivas e baseadas nos indicativos de desempenho dos estudantes, ou seja, os educadores devem sustentar suas observações em relação aos resultados das avaliações.

Cada escola tem autonomia para definir a condução da reunião, mas, em geral, este é o momento de corrigir rotas e propor alternativas para superar os desafios do dia a dia.

Como o conselho de classe contribui para o aprendizado dos alunos?

Embora a principal função do conselho de classe seja avaliar os estudantes de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula, é importante que esta etapa sirva de base para continuar aprimorando as práticas de ensino.

Ao investir em uma avaliação formativa, a escola consegue identificar quais são as dificuldades do aluno e investigar os motivos para isso, que pode ser uma metodologia inadequada, dificuldade cognitiva ou mesmo problemas pessoais, por exemplo.

Nessa reunião, além de discutir situações específicas de cada estudante, os professores também propõem planos de ação para a restauração do aprendizado, como planos de estudo, monitorias, aulas de reforço e recuperação, atividades em sala, entre outras medidas.

Assim, para que o conselho de classe cumpra seu objetivo e tenha uma função importante no desenvolvimento dos alunos, o acompanhamento deve ser constante e os educadores devem manter a comunicação para encontrar soluções em conjunto ao longo do bimestre.

Como organizar as reuniões do conselho?

Outro ponto importante é a organização dos dados das avaliações, de modo que todos os professores possam acessar rapidamente os registros das notas, atas das reuniões e outros documentos escolares importantes para analisar o desempenho do aluno nos anos anteriores.

Em muitas escolas, essas reuniões são participativas e contam com a presença dos alunos para que os professores possam ouvi-los e entender o que aconteceu naquele bimestre, suas principais dificuldades e sugestões.

Para isso, é preciso organizar uma reunião com toda a escola e orientá-los sobre o objetivo da ação, que é encontrar maneiras de promover melhorias na aprendizagem.

A partir desse encontro inicial, são escolhidos representantes de classe que podem fornecer relatos, sugestões e transmitir a opinião das turmas em colaboração com a gestão escolar.

Para que o diálogo seja produtivo, os professores devem estar dispostos a ouvir e oferecer seus registros para criar uma avaliação transparente e justa.

Os diretores e coordenadores também devem se envolver diretamente nas ações, tanto na mediação do diálogo na reunião quanto na conversa com os pais e alunos que estão apresentando dificuldades específicas.

Dessa forma, o conselho de classe é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos alunos, já que as avaliações podem ser usadas como ponto de partida para continuar aprimorando o processo de ensino e aprendizagem.

Conheça o URÂNIA e facilite o dia a dia de professores e gestores

A falta de tempo e de organização são alguns dos principais desafios do dia a dia da escola e a melhor maneira de resolvê-los é contar com o URÂNIA para elaborar o horário escolar.

Com a solução, é possível criar grades equilibradas e com alta qualidade pedagógica para turmas presenciais, remotas e híbridas, liberando tempo para a preparação de reuniões e conselhos de classe.

Conte com o URÂNIA para elaborar grades otimizadas e contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizado. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de utilizar a tecnologia para simplificar a gestão escolar.