⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como o horário escolar contribui para a qualidade do ensino?

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Uma das principais funções da gestão escolar é manter a escola organizada, de modo que os professores possam ensinar, os alunos possam aprender e a comunidade esteja incluída nesse processo.

Para que isso aconteça, o quadro de horário escolar deve ser elaborado pensando em atender a esses requisitos e ainda contribuir na melhoria da educação.

Qual a importância do horário escolar?

Em uma escola, a rotina é composta de informações sobre as horas que os professores de cada matéria terão aula, os cursos de formação continuada, as atividades pedagógicas, os feriados, as férias, as avaliações, as atividades extracurriculares e outras ações que ajudam na rotina da instituição de ensino como um todo.

Essas atividades só podem ser bem executadas com um quadro eficiente de horários, pois é preciso conciliar a participação de diretores, coordenadores e professores, cujo tempo é precioso.

Por isso, a elaboração do horário escolar costuma ser um grande desafio para as instituições, pois é uma tarefa complexa que exige planejamento e tempo para organizar o processo considerando todas as variáveis.

Entre os fatores que influenciam a distribuição das aulas estão a disponibilidade dos professores, carga horária das disciplinas, grade curricular das turmas, utilização de salas de aula e espaços coletivos, entre outros.

Além disso, o ensino híbrido, que foi adotado em diversas escolas no último ano, também exige um horário otimizado e a reorganização da rotina educacional.

Dessa forma, elaborar o quadro de horários de forma manual demora muito e ocupa o tempo de diversos profissionais que poderiam estar realizando outras atividades para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Um horário eficiente e de alta qualidade pedagógica tem impacto direto sobre a gestão escolar e na qualidade do ensino oferecido pela instituição, facilitando para que os professores, alunos e gestores se organizem melhor no dia a dia.

A grade horária também facilita a administração da escola, pois os gestores podem atuar em contato direto com os docentes e alunos, verificando na prática o desempenho da instituição como um todo.

Como melhorar a qualidade do ensino com um horário escolar eficiente?

Um dos principais problemas de um horário mal elaborado é deixar os alunos sobrecarregados e com dificuldade de se concentrar durante as aulas.

Para evitar essa situação, é preciso manter um equilíbrio entre as disciplinas para não afetar a capacidade de aprendizado e a produtividade dos professores.

Por exemplo, ministrar diversas disciplinas de exatas no mesmo dia da semana pode prejudicar a concentração dos alunos e dificultar a absorção dos conteúdos, pois eles sairão exaustos da escola.

Da mesma maneira, deixar a mesma disciplina sempre depois do intervalo ou após as aulas de educação física pode atrapalhar o entendimento dos assuntos, já que os alunos estarão cansados ou dispersos por causa dos exercícios físicos.

Outro ponto importante de um horário bem elaborado é a utilização dos ambientes coletivos da escola.

Quadra de esportes, laboratório, sala de informática, auditório e biblioteca são alguns exemplos de locais que podem ser utilizados para aprimorar o aprendizado ou promover atividades extracurriculares, mas que podem ser subutilizados.

Com um horário eficiente e bem elaborado, é possível planejar e controlar o uso desses ambientes para promover a integração entre as turmas e facilitar as aulas.

Como o URÂNIA melhora a qualidade do horário escolar?

A grade horária costuma ser elaborada antes do início das aulas e, quando o processo é feito manualmente, ocupa muito tempo do gestor, inclusive durante o período de férias.

Para simplificar esse processo é possível contar com ferramentas tecnológicas, como o UR NIA, que facilita todas as etapas do processo, desde a coleta de informações sobre a disponibilidade dos professores e tempo de deslocamento até a otimização do horário.

Ao considerar diversos fatores pedagógicos, o sistema possibilita a criação de um horário compatível com a grade definida da escola e permite que sejam testadas diversas combinações até o gestor encontrar a ideal.

Os principais benefícios para a gestão escolar são:

  • Facilita a organização da instituição para que o ano letivo comece com o horário pronto e a escola organizada;
  • Pode ser integrado a outros sistemas, economizando o tempo de cadastramento dos dados;
  • Reduz os atritos entre diretores e professores por insatisfação com o horário, melhorando o ambiente corporativo;
  • Gera um horário escolar de qualidade em pouco tempo, para que os gestores não percam as férias ou trabalhem além do horário;
  • Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola, melhorando a gestão escolar como um todo;
  • Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC, o que gera benefícios para escolas públicas e privadas.

E muito mais!

O URÂNIA é uma solução desenvolvida para facilitar o trabalho dos profissionais da educação na elaboração do horário escolar e está preparado para dar todo o suporte à equipe de gestão.

Com o sistema, é possível automatizar processos, poupar tempo, gerar economia e aumentar a qualidade pedagógica das grades horárias, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino presencial, remoto ou híbrido.

Entre em contato e conheça todas as vantagens do UR NIA para a sua instituição de ensino.