Acessibilidade na escola: a importância da integração dos alunos
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24 de agosto de 2021
A acessibilidade é o conjunto de condições e possibilidades para que todas as pessoas possam utilizar espaços públicos ou privados com autonomia e segurança. Nas escolas, é importante pensar em como o espaço e as práticas podem ser adaptadas para atender alunos com diversos tipos de necessidades especiais.
A acessibilidade nas escolas, felizmente, é um assunto cada vez mais debatido dentro e fora dos portões. Porém, mais do que adaptar a infraestrutura escolar, é preciso que as instituições de ensino proporcionem uma experiência segura e integrada para todos os alunos.
Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010 havia cerca de 46,5 milhões de brasileiros com ao menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou intelectual, o equivalente a cerca de 24% da população brasileira.
De acordo com o Censo Escolar 2020, o número de matrículas da educação especial chegou a 1,3 milhão, um aumento de 34,7% em relação a 2016.
Considerando apenas os alunos de 4 a 17 anos da educação especial, o levantamento mostra que também houve um aumento no percentual de matrículas de alunos com necessidades especiais em classe comum, passando de 89,5% em 2016 para 93,3% em 2020.
Nesse caso, o Censo Escolar se refere a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação em classes comuns ou em classes especiais exclusivas.
A importância da acessibilidade nas escolas
Segundo a lei e o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deve incluir todos os estudantes de 4 a 17 anos na escola e as pessoas com deficiência e necessidades especiais devem ser matriculadas preferencialmente em classes comuns.
Porém, esta questão vai além de somente cumprir as obrigações da lei e demanda que as escolas passem por um processo de adaptação que envolve desde o modo como as aulas são conduzidas até o relacionamento com os outros alunos e as famílias.
Essa mudança deve partir do gestor escolar e dos professores, que poderão preparar o ambiente para receber os alunos com deficiência de uma forma empática e natural.
Existem várias formas de acessibilidade que devem estar presentes nas instituições de ensino, como:
- Arquitetônica
Está relacionada ao espaço escolar e aos equipamentos que devem ser implementados para atender alunos com deficiência.
Rampas, corrimões, banheiros adaptados são alguns exemplos de mudanças feitas para garantir a segurança das pessoas durante a sua locomoção no ambiente escolar.
- Comportamental
A acessibilidade comportamental consiste na criação de uma cultura inclusiva dentro da instituição de ensino.
Para implementá-la, é necessário realizar uma série de ações sobre a conscientização da importância da inclusão e do respeito às diferenças, envolvendo alunos, professores, familiares e demais colaboradores.
- Comunicação
A comunicação é um dos principais elementos que devem ser adaptados para a criação de uma cultura inclusiva e um ambiente integrador.
Entre as medidas aplicadas, estão a alteração da acústica das salas para atender às necessidades dos alunos surdos, a adaptação dos materiais didáticos para o Sistema Braille, a adoção de sinalizações e figuras que ajudam na comunicação e interação dos alunos entre si e com os professores, entre outras.
- Técnica
A adaptação técnica consiste na inclusão de equipamentos e produtos que possam facilitar o dia a dia de uma pessoa com deficiência.
Essas medidas incluem texturas nos pisos, barras de apoio no banheiro, corrimãos e outras mudanças físicas que dão maior autonomia e segurança aos alunos com deficiência.
- Pedagógica
A acessibilidade pedagógica envolve elementos e equipamentos que possibilitam uma experiência e vivência mais saudáveis no ambiente escolar.
Softwares para pessoas com deficiência visual, materiais pedagógicos modificados, adaptadores para materiais escolares são alguns exemplos de itens que facilitam o processo de ensino e aprendizado.
Setembro verde e a campanha de inclusão da pessoa com deficiência
O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, por isso, foi criada a campanha do Setembro Verde, visando dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência.
Por isso, o mês de setembro é uma oportunidade para as escolas abordarem o assunto e criarem atividades promovendo a inclusão e a integração entre os alunos.
A melhor maneira de organizar essas atividades e criar projetos interdisciplinares é contar com o URÂNIA para resolver o horário escolar.
Com o URÂNIA, é possível juntar e separar turmas para o desenvolvimento de projetos em comum e ainda manter a escola organizada desde o primeiro dia de aula e otimizar o tempo de gestores e professores para que possam se dedicar às atividades de acessibilidade na escola. Entre em contato conosco e saiba mais.