⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Infraestrutura escolar: sua maior vantagem no retorno às aulas presenciais

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

15 de julho de 2020

Saiba a importância de organizar o seu ambiente para garantir um retorno seguro e ainda criar diferencial no pós pandemia.

A qualidade do ensino de uma escola não depende apenas de professores qualificados, alunos interessados e uma gestão eficiente. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem está a infraestrutura da escola, que deve ser pensada para impactar positivamente a compreensão dos conteúdos, o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e o bem-estar de toda a comunidade escolar.

Para garantir que a infraestrutura escolar esteja adequada aos professores e alunos, também é preciso levar em consideração a manutenção e organização de espaços essenciais na rotina escolar, como a sala dos professores, coordenadores e diretores, almoxarifados e secretarias, por exemplo.

Ao criar um ambiente agradável e funcional, os alunos ficam mais confortáveis na escola e sentem-se estimulados a aprender e socializar com os colegas, fator essencial para a sua formação.

Um estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), analisou a qualidade da infraestrutura de escolas públicas brasileiras e mostrou que as instituições com prédios precários, falta de acessibilidade e pouco acesso a serviços públicos tiveram as piores avaliações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O índice é calculado a partir do desempenho médio dos alunos na Prova Brasil e da média das taxas de aprovação em cada instituição, demonstrando na prática a importância da infraestrutura escolar para o aprendizado dos alunos.

Além disso, alunos sem acesso a boas condições de estudo também podem acabar perdendo o interesse e abandonando a escola.

Assim, a infraestrutura escolar será um atrativo para os pais que buscam uma instituição de qualidade para matricular seus filhos.

Fatores como acessibilidade para estudantes com deficiências, biblioteca bem equipada, espaços coletivos limpos e materiais de qualidade, junto a métodos de ensino inovadores, podem ser decisivos na captação de novos alunos.

Prepare a escola para receber seus alunos e colaboradores após a pandemia

A infraestrutura da escola terá um papel ainda mais importante no retorno às aulas presenciais, suspensas para evitar a disseminação do coronavírus. Antes do primeiro dia de aula, os professores e gestores deverão planejar adequações e preparar a escola para garantir a saúde de todos.

Neste cenário, o “novo normal” deverá seguir medidas rígidas de higiene, como:

  • Desinfecção dos ambientes;
  • Controle de temperatura corporal;
  • Uso de máscaras;
  • Criação de estações com álcool em gel;
  • Interdição de bebedouros coletivos;
  • Sabão próximo a todas as torneiras;
  • Separação das carteiras para manter o distanciamento dos alunos;
  • E outras adaptações.

Com estas pequenas adequações, você garantirá a segurança dos alunos e tranquilizará os pais, que estarão ainda mais preocupados com o bem-estar e a saúde dos filhos, além de demonstrar respeito e preocupação com sua equipe de professores e colaboradores.

Assim como os  itens básicos, como o fornecimento de água e energia elétrica, manutenção dos ambientes, mobiliários adequados e confortáveis nas salas de aulas, a infraestrutura escolar também envolve a tecnologia e outras ferramentas utilizadas para o ensino e a gestão.

Enfrente o desafio dos horários híbridos ou semipresenciais e demonstre a eficiência da sua organização desde o primeiro dia do retorno às aulas presenciais

Mesmo que não seja necessária a reposição de aulas e conteúdos, para manter o distanciamento entre os alunos será necessário dividir turmas e implementar os temidos horários híbridos ou semipresenciais.

Isto será um grande desafio, pois você sabe que o horário escolar é a principal ferramenta para manter a instituição funcionando desde o primeiro dia de aula e garantir que o planejamento seja cumprido.

Nesta hora, saiba que o URÂNIA continua sendo seu grande aliado.

Além de ser a solução ideal para elaborar o horário escolar de instituições de ensino de diversos tamanhos, respeitando todas as disponibilidades dos professores, o software é totalmente capaz de resolver os enigmas da elaboração de horários híbridos ou semipresenciais com a mesma qualidade pedagógica dos tradicionais horários que sua escola mantinha até há poucos meses.

Com o URÂNIA o gestor pode criar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, definir turmas com horários diferentes, organizar a reposição de aulas e muito mais.

As grades elaboradas pelo URÂNIA têm alta qualidade pedagógica e equilibram as disciplinas para garantir o desempenho de alunos e professores. Além disso, o gestor pode controlar a utilização dos espaços coletivos que fazem parte da infraestrutura da escola, como quadra de esportes, laboratório e biblioteca, por exemplo.

Dessa forma, é possível planejar o retorno às aulas presenciais, gerir os rodízios de horários e evitar a aglomeração de alunos para manter as medidas de higiene necessárias.

Com o URÂNIA, a escola se mantém organizada desde o primeiro dia de aula e aprimora o processo de ensino e aprendizado na instituição, que pode crescer cada vez mais.

Conte com o URÂNIA para criar as grades horárias, gerenciar a infraestrutura escolar e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos na rotina da escola. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de utilizar o software no dia a dia.